8 Dicas de como aumentar a sua empregabilidade

Dicas de Como aumentar a sua empregabilidade

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e inovador e por isso saber como aumentar a sua empregabilidade se torna cada vez mais essencial. Se ainda não recebeu dicas de como aumentar a sua empregabilidade ou não parou para pensar nesse assunto, está na hora de começar a refletir e se interessar nesse tema.

Com o maior entendimento e controle da pandemia, mudança gradativa ao novo normal e movimento de mercado da grande resignação no Brasil, ocasionada em grande parte pelo trabalho remoto, as empresas também estão se transformando com novas estratégias de crescimento nesse cenário de mundo VUCA e BANI, e com isso buscam profissionais qualificados para suprir as novas demandas.

Para apoiar os profissionais a conseguirem o emprego desejado nesse mundo de mudanças, neste conteúdo, vamos falar sobre o que é empregabilidade, dicas de como aumentar a sua empregabilidade, sua importância e as vantagens de um cuidado para conseguir novas oportunidades, seja na empresa onde está ou em outros lugares. Não perca a leitura!

 

O que é empregabilidade

Empregabilidade é a capacidade de conseguir recolocação no mercado e também a aptidão para manter-se nele. Em resumo, a empregabilidade é a mensuração do quanto o talento é atraente para o mercado de trabalho e capaz de se movimentar entre as oportunidades de emprego, com maior ou menor facilidade.

Por isso, quanto maior a capacidade do profissional em corresponder às demandas, necessidades e expectativas do mercado e de sua área de atuação, maior será a sua empregabilidade.

Porém, o mercado de trabalho está em constante mudança e com ela as exigências, tanto técnicas quanto comportamentais. Por isso, é tão importante que o profissional tenha flexibilidade para adquirir novos conhecimentos e manter-se em constante evolução.

Inteligência emocional e a saúde mental são cada vez mais indispensáveis para a empregabilidade dos talentos que precisam saber se relacionar com pessoas e lidar com uma atuação constante em um mundo rápido e incerto.

As soft skills e as hard skills são analisadas constantemente em etapas de um processo seletivo para ingressar em uma empresa, ou em avaliações de desempenho para medir a aptidão, entregas e potencial do profissional para assumir novas funções em sua empresa.

A empregabilidade não tem a ver somente com o que a pessoa sabe, no que diz respeito ao conhecimento, mas também, com o quanto ela vale para o mercado de trabalho.

Assim, é essencial a pessoa entender como aumentar a sua empregabilidade no mercado, pois ao conseguir suprir demandas do mercado de trabalho, terá sua empregabilidade aumentada.

 

A importância da empregabilidade

As constantes mudanças ocorridas no mercado de trabalho nos últimos tempos influenciaram e influenciam muito na trilha de carreira dos profissionais.

Por esse motivo, o que antes era denominado status, como o tempo de casa de profissionais em uma única empresa, hoje em dia não é mais cobiçado pela geração Z e nem dado tanta ênfase por recrutadores nos processos seletivos.

Além disso, essas mudanças causaram a extinção de algumas funções e o aparecimento de outras, exigindo uma constante evolução dos profissionais que desejam se manter no mercado. Para ler mais sobre esse assunto, confira o artigo “upskilling e reskilling de suas competências

Quando o talento está com a empregabilidade em alta, mesmo que fique desempregado, não ficará sem uma ocupação e encontrará uma forma de ser remunerado ou mais rapidamente recontratado no mercado.

Esse é um dos motivos para conhecer e aprimorar sua empregabilidade, para que as mudanças no mercado não impactem tanto a sua trajetória e você continue sendo o protagonista da própria carreira, adquirindo as competências necessárias, de acordo com as exigências das funções.

Para manter a sua empregabilidade em alta, ter empresas realizando o headhunting pelo seu perfil no mercado e se movimentar entre oportunidades internas e externas com maior facilidade, confira as 8 dicas de como aumentar a sua empregabilidade.

 

8 Dicas de como aumentar a sua empregabilidade

O mundo corporativo está cada vez mais exigente, mas não somente no que diz respeito às competências técnicas, mas também, às habilidades comportamentais e às real skills.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que o profissional saiba que passos seguir para evoluir em seu plano de carreira. Veja a seguir 8 dicas de como aumentar a sua empregabilidade.

  1. Autoconhecimento
  2. Lifelong learning
  3. Adaptabilidade
  4. Protagonismo
  5. Qualificação
  6. Planejamento e Gestão
  7. Relacionamento Interpessoal
  8. Visibilidade

Para um maior contexto sobre essas 8 dicas de como aumentar a sua empregabilidade, vamos elaborar um pouco mais sobre cada uma dessas dicas. Não deixe de colocá-las em prática!

Dicas de como aumentar a sua empregabilidade

Autoconhecimento

Saber quem você é não é tão fácil quanto parece e isso envolve identificar seus pontos fortes e a desenvolver, tanto na área pessoal quanto na profissional.

Esse é o primeiro passo para melhorar o seu posicionamento, pois o autoconhecimento aumenta a autoconfiança e o deixa mais seguro e ciente das suas fortalezas e lacunas que pode suprir no mercado para conquistar um novo espaço ou manter o que já tem.

Lifelong learning

A empregabilidade exige que o profissional tenha flexibilidade suficiente para adquirir novas habilidades, estejam elas direta ou indiretamente ligadas à sua profissão.

O lifelong learning é o nome dado ao aprendizado contínuo e é uma forma da pessoa manter-se em constante desenvolvimento. É por meio do lifelong learning que o profissional se mantém atualizado e desenvolve as competências conforme a evolução da profissão e demanda do mercado de trabalho.

Adaptabilidade

Para que o profissional tenha uma trajetória promissora é necessário expandir os horizontes, sair da zona de conforto e se adaptar às mudanças. Essa dica de como aumentar a sua empregabilidade é relevante pois sempre haverá mudanças. Os processos, formas de se relacionar, e forma de fazer negócios está em constante mudança e evolução e ao se adaptar aos novos meios, o profissional se manterá atualizado e relevante no mercado de trabalho.

Protagonismo

Acabou o tempo em que as pessoas se dedicavam durante anos a uma mesma empresa e acabavam sendo promovidas apenas por tempo de casa.

Atualmente, o profissional deve ser dono da própria história, trabalhando em lugares onde a cultura organizacional seja compatível com o que acredita, com qualidade de vida, saúde mental e com o poder de decidir o tempo de duração.

O protagonismo na carreira é a capacidade do profissional ter iniciativa e proatividade, demonstrando o seu potencial através de resultado aonde é reconhecido e recompensado, seja com uma salário emocional ou um pacote de remuneração e benefícios atrativo.

Como empresas buscam profissionais que tragam resultados, a capacidade se ser protagonista e trazer soluções amplia a empregabilidade do indivíduo.

Qualificação

A sociedade 5.0 precisou se adaptar às mudanças tecnológicas e ainda estamos aprendendo, todos os dias. Por isso, o profissional precisa ter o domínio dos processos e ferramentas necessárias para cumprir os seus objetivos com excelência.

Existem muitas formas do profissional buscar sua qualificação, seja de forma estruturada e forma, como de forma informal. Existem cursos pagos e cursos gratuitos. No final das contas, toda experiência conta e agrega.

Planejamento e gestão

Preparação é tudo. Não tem como um profissional aumentar a sua empregabilidade da noite para o dia. É um processo contínuo de planejamento, gestão e execução.

Quando o indivíduo se prepara, ao longo da vida, aumenta consideravelmente a sua capacidade de enxergar oportunidades em adversidades e soluções onde outros enxergam problemas.

É necessária uma correta administração do tempo, estabelecimento de prioridades, um plano de carreira eficiente e a otimização dos recursos, para que o profissional seja requisitado e valorizado no mercado.

Relacionamento interpessoal

Quando um profissional, com o passar do tempo, aprimora a sua capacidade comunicativa, seu poder de persuasão, de liderança e é capaz de construir relações produtivas, tanto na área pessoal, quanto na profissional.

Com um bom relacionamento interpessoal, é possível aumentar o networking e com a capacidade comunicativa é possível sair na frente nas entrevistas de emprego. Além de estar tecnicamente preparado para o desafio, o seu relacionamento interpessoal potencializa a sua empregabilidade.

Visibilidade

Ainda que o profissional siga todas as dicas de como aumentar a sua empregabilidade, precisa ser visto e encontrado pelo mercado. Todas as outras dicas são relevantes e importantes, mas nada adianta se o profissional não souber se posicionar de forma efetiva no mercado de trabalho.

É fundamental que o profissional domine as ferramentas digitais, as redes sociais, principalmente o LinkedIn, para que aumente a sua empregabilidade. Inclusive, é importante que o profissional entenda o funcionamento dos bastidores do mercado de trabalho para conseguir se movimentar com facilidade e conseguir emprego sem segredo.

 

Conclusão

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e isso exige que os profissionais estejam atentos e motivados, para que a sua empregabilidade permaneça em alta, e isso demanda uma atenção especial às qualificações técnicas e comportamentais do indivíduo.

Além disso, é fundamental acompanhar as tendências mercadológicas para que o profissional esteja sempre atento às necessidades das empresas. Ao colocar em prática as 8 dicas de como aumentar a sua empregabilidade, o profissional terá uma melhor capacidade de se manter atualizado e relevante no mercado de trabalho, conseguindo assim, realizar movimentações de carreira de uma forma mais ágil e efetiva.

E para auxiliar nessa jornada, conte com os conteúdos da Sim Carreira seguindo-nos nas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube) e investindo no seu sucesso.

Dicas de como aumentar a sua empregabilidade

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.