Como contratar os melhores profissionais

Como contratar os melhores profissionais

Entender como contratar os melhores profissionais do mercado é o primeiro passo para ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Afinal, encontrar as pessoas certas para trabalhar no negócio é fundamental os resultados. Ajuda a empresa a produzir mais e melhor, reduzir a rotatividade de funcionários e diminuir os custos de contratação.

Essas vantagens são alcançadas apenas por empresas que conhecem e sabem executar as estratégias corretas para atrair e reter talentos.

Neste artigo, explicaremos o passo a passo para encontrar e contratar esses profissionais talentosos. Isso inclui práticas e estratégias para aumentar suas chances de contratar com sucesso.

 

Como contratar um bom profissional?

Existem várias etapas que precisam ser executadas para atrair e contratar os melhores profissionais no mercado.

Confira abaixo o passo a passo básico para acertar nessa contratação.

    1. Entenda as necessidades da empresa;
    2. Elabore uma descrição de cargo inteligente;
    3. Planeje o processo de recrutamento;
    4. Invista na divulgação da vaga nos canais certos;
    5. Saiba analisar o currículo dos candidatos;
    6. Conduza a entrevista com cuidado;
    7. Tome uma decisão baseada em dados.

Etapas para contratar os melhores profissionais

1. Entenda as necessidades da empresa

O primeiro passo para contratar os melhores profissionais é entender as necessidades da empresa. Afinal, o processo de contratação envolve muito mais do que simplesmente preencher uma vaga em aberto.

É necessário encontrar um profissional capaz de atender às exigências imediatas e futuras do negócio, sempre trabalhando de forma harmoniosa com o restante da equipe.

A definição dessas exigências deve ser feita com base na avaliação do panorama atual da empresa e nas suas perspectivas a longo prazo.

Para isso, é preciso avaliar o volume de trabalho do cargo em questão. Considere as projeções de trabalho para o futuro, o papel da posição no setor, as competências técnicas necessárias para a função, entre outras características.

Conversar com gestores, líderes e outros setores pode ser necessário para entender esse cenário.

Assim, fica mais fácil definir quais posições devem ser preenchidas e os perfis profissionais que os candidatos devem apresentar para serem admitidos na empresa.

2. Elabore uma descrição de cargo inteligente

O próximo passo é elaborar uma descrição de cargo eficiente, baseado nas necessidades da empresa. Essa descrição funciona como o anúncio da vaga e será utilizada para atrair talentos para o processo seletivo.

Por esse motivo, é importante escrever uma descrição envolvente e transparente. Destaque não apenas os pré-requisitos e responsabilidades do cargo, mas também as oportunidades de crescimento e os valores da empresa.

Ou seja, é importante fornecer aos candidatos uma visão clara sobre a cultura organizacional e o perfil profissional que eles procuram para a posição. Isso ajuda a atrair e selecionar candidatos alinhados com as perspectivas da empresa.

3. Planeje o processo de recrutamento

Após entender as necessidades da empresa e o perfil dos profissionais adequados para a vaga, o próximo passo é estruturar o processo de recrutamento e seleção.

Assim como nas etapas anteriores, esse planejamento deve ser realizado pelo setor de Recursos Humanos (RH). Mais especificamente, pelo subsistema de RH conhecido como R&S ou Talent Acquisition.

Afinal, esse setor é responsável pelo processo de recrutamento e seleção de novos funcionários.

Por isso, eles devem definir quais as melhores estratégias para encontrar o profissional que a empresa precisa.

Essas estratégias incluem desde um alinhamento interno, até o controle do processo seletivo e o aceite da proposta de emprego.

4. Invista na divulgação da vaga com nos canais certos

O próximo passo é divulgar a vaga nos canais de comunicação. Considere os canais mais utilizados pelos profissionais que a empresa deseja contratar para aquela função.

Isso pode envolver a divulgação em canais de comunicação interna, redes sociais, plataformas de recrutamento, entre outras estratégias.

5. Saiba analisar o currículo dos candidatos

Se a descrição do cargo for bem elaborada e a vaga for divulgada nos canais certos, o setor de RH poderá receber muitos currículos.

Esses documentos devem ser analisados para que os candidatos aparentemente mais compatíveis com o cargo sejam convidados para a entrevista.

Ou seja, é preciso fazer a triagem dos currículos. Para tornar essa triagem mais eficiente, o ideal é avaliar o currículo com atenção, incluindo leitura do resumo das qualificações, as experiências e informações adicionais.

contratar os melhores profissionais

6. Conduza a entrevista com cuidado

A entrevista é o momento ideal para confirmar as informações do currículo, tirar dúvidas e avaliar se o candidato é realmente compatível com a vaga. Ou seja, essa é uma etapa estratégica para definir quem será contratado.

Por esse motivo, o entrevistador deve se preparar com antecedência e compreender as exigências do cargo.

Assim, ele poderá definir quais perguntas deve fazer aos candidatos para analisar suas competências técnicas e comportamentais.

Vale lembrar que dependendo do porte da empresa e das responsabilidades do cargo, o candidato pode ser submetido a mais de uma entrevista. Assim, ele poderá ser avaliado por diferentes gestores e com estratégias distintas.

No entanto, é importante não exagerar ao definir o número de entrevistas, já que isso pode desestimular a participação de talentos.

7. Tome uma decisão baseada em dados

Ouvir sua intuição e prestar atenção nas impressões gerais dos candidatos é importante. No entanto, esses não devem ser os únicos fatores considerados na hora de decidir qual o melhor candidato para a vaga.

Uma avaliação mais imparcial, baseada em dados, é mais eficiente para contratar os melhores profissionais para a empresa.

Para fazer esse tipo de avaliação, é importante dar preferência a candidatos que atendam os critérios de contratação e que apresentem as habilidades e competências mais importantes para o cargo.

Também é necessário verificar as referências dos candidatos e evitar favorecer algum profissional por se identificar com características como hobbies, interesses, entre outras.

Se possível, organize essas informações em um documento. Essa sistematização facilita a avaliação dos pontos fortes e pontos fracos em contratar cada candidato, e ajuda a definir qual deles pode ser a escolha certa.

 

3 dicas extras para contratar os melhores profissionais para a sua empresa

Algumas práticas podem potencializar as chances de a empresa encontrar e contratar os melhores profissionais para seu time. Confira abaixo três dicas de práticas que podem facilitar esse processo de contratação.

    1. Construa uma marca empregadora forte;
    2. Crie um bom plano de cargos e salários;
    3. Utilize uma empresa de recrutamento especializada.

Construa uma marca empregadora forte

A marca empregadora se refere a reputação da empresa entre os trabalhadores. Ou seja, ela reflete a percepção das pessoas em relação à imagem do negócio.

Empresas com uma boa marca empregadora tendem a atrair mais talentos. Afinal, todos querem atuar em uma organização que seja um excelente lugar para trabalhar.

Por isso, é importante divulgar de forma estratégica. Comunique a cultura da empres e os benefícios de trabalhar na organização nas redes sociais e outros canais de comunicação.

Vale lembrar que é importante ser transparente nessa divulgação. Por exemplo, uma empresa com uma cultura tóxica dificilmente conseguirá criar uma boa marca empregadora e provavelmente terá dificuldades na retenção de talentos.

Afinal, os próprios funcionários e ex-colaboradores podem contestar as informações divulgadas, prejudicando a imagem do negócio.

Por esse motivo, antes de investir na melhora da reputação da empresa, é essencial pensar em estratégias para criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, que realmente valorize e acolha seus colaboradores.

Crie um bom plano de cargos e salários

O plano de cargos e salários é a ferramenta que orienta a empresa em relação a abertura e preenchimento de postos de trabalho, bem como o pacote de remuneração dos funcionários.

Esse plano envolve a política salarial da empresa, o pacote de benefícios oferecidos aos funcionários e as práticas de promoção e progressão de carreira.

O ideal é que esse plano seja elaborado de modo que acompanhe as tendências do mercado, já que isso ajuda a tornar a empresa mais competitiva e atrair talentos para o negócio.

Utilize uma empresa de recrutamento especializada

Contratar os melhores profissionais é um processo complexo, que exige tempo, estratégia, investimento e ainda envolve a análise de diversos fatores.

Por isso, encontrar as pessoas certas para as vagas disponíveis na empresa pode ser um desafio, especialmente para vagas estratégicas ou confidenciais.

A solução mais eficiente para acertar na contratação e atrair talentos para o negócio é contar com o apoio de uma empresa especializada em recrutamento.

Esse tipo de empresa conta com um time de especialistas, como recrutadores e headhunters, com a expertise e o networking necessários para encontrar as pessoas certas para a organização.

Procurando uma empresa de recrutamento para te ajudar nesse processo de contratação? Entre em contato com a Sim Carreira e conheça nossas soluções para contratar os melhores profissionais no mercado!

contratar os melhores profissionais

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.