8 Dicas de como contratar para programa de trainee

Dicas de como contratar para o programa de trainee

Muitas empresas se preocuparem e planejam estratégias para atrair novos talentos e investir no futuro, e para isso, conhecer dicas de como contratar para programa de trainee é essencial. Para que tudo saia conforme o esperado é fundamental que a empresa saiba como contratar para programa de trainee de forma efetiva. Além dos trainees serem os futuros líderes da organização, trazem de imediato a oportunidade de inovação.

O programa de trainee também é uma oportunidade que a empresa tem de auxiliar no crescimento da carreira de um profissional em formação e ser bem-vista no mercado.

É por isso que, neste artigo, vamos mostrar a importância e dicas de como contratar para o programa de trainee para o sucesso da empresa e da carreira do indivíduo. Confira!

 

O que é um trainee

O trainee ou “em treinamento” em tradução livre, é um cargo específico, focado em candidatos recém-formados ou que estão cursando o ensino superior, sendo uma função essencial tanto para a carreira profissional quanto para preparar futuros líderes das empresas.

É durante o programa de trainee que o jovem talento recebe um treinamento diferenciado, com programas de rotação ou com foco mais específico em sua área de formação, para no futuro, ocupar cargos estratégicos e de liderança na empresa.

O programa de trainee é uma excelente oportunidade para a pessoa alavancar sua carreira nas melhores empresas e ser reconhecida, pois as companhias buscam candidatos com competências técnicas e comportamentais diferenciadas. Assim, desenvolvem e potencializam o profissional para que ele represente o futuro da organização.

 

A importância de um programa de trainee

O programa de trainee tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de futuras lideranças na empresa, oferecendo a oportunidade de crescimento aos profissionais nos últimos anos da faculdade, ou em geral, até dois anos de formado.

Por isso, quando a empresa investe em um trainee também está investindo na formação de novos líderes, gerente e diretores, com o benefício de acompanhar a evolução desses talentos com base na cultura organizacional e necessidades da empresa.

Ademais, o programa de trainee é um importante meio para que haja promoção à diversidade e inclusão, aumento da produtividade e do engajamento, atração e retenção dos melhores talentos e o fortalecimento da marca empregadora.

 

Processo seletivo do programa de Trainee

Para que as empresas saibam como contratar para programa de trainee, é fundamental que o processo seletivo seja muito bem planejado e organizado, com os objetivos do programa de trainee bem estabelecidos.

É por isso que a seguir, vamos compartilhar dicas de como contratar para programa trainee que são essenciais para que tudo dê certo, tanto para as empresas (para que encontrem o perfil mais compatível com o negócio), quanto para os candidatos (já que experiências positivas em processos seletivos fortalecem a marca da companhia e demonstram a cultura organizacional para o indivíduo desde o início de seu contato com a empresa). Vamos lá?

 

8 Dicas de como contratar para programa de trainee

  1. Saber o que diz a lei
  2. Estar ciente dos direitos e deveres do trainee
  3. Realizar um planejamento financeiro
  4. Alinhar as equipes com a proposta do programa
  5. Definir o mentor de carreira
  6. Planejar o processo seletivo
  7. Estruturar o programa de desenvolvimento
  8. Contar com o apoio de especialistas

A seguir, entraremos em maiores detalhes sobre as 8 dicas de como contratar para programa de trainee, assim você saberá melhor o que é preciso para contratar um trainee de forma eficaz.

 

1. Saber o que diz a lei 

O programa de trainee é regido pelo modelo de contratação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por isso, o profissional tem direito ao salário compatível com a categoria, benefícios, férias, FGTS, 13º salário, aviso prévio, horas extras e quaisquer benefícios flexíveis que a empresa ofereça aos demais colaboradores. Sua carga horária deve ser de 8 horas por dia, ou 44 horas semanais.

É importante ressaltar que o programa pode ter a duração máxima de 4 anos e, ao fim desse período, o profissional poderá ser aproveitado com um novo tipo de contratação, ou desligado.

2. Estar ciente dos direitos e deveres do trainee

Como se trata de um profissional em fase de desenvolvimento, todas as etapas do processo seletivo, as etapas do processo de admissão e da estrutura do programa de trainee devem ser explicadas para assegurar uma boa comunicação e entendimento.

Tanto a empresa, quanto o trainee devem cumprir com seus deveres e saberem seus direitos e obrigações. Assim, não haverá ruídos de comunicação e todos poderão trabalhar seguros e motivados, cientes do que é esperado e pode ser entregue por cada parte.

como contratar para programa de trainee

3. Realizar um planejamento financeiro

O trainee é um jovem talento que será desenvolvido para assumir cargos de liderança na empresa no futuro, mas ainda é um profissional com pouca ou nenhuma experiência profissional.

Por isso, é essencial que a empresa realize um planejamento financeiro para conseguir atrair, treinar e desenvolver os seus trainees. Seja através de um aprendizado teórico, na prática, ou acompanhamento por mentores.

Investimento na educação continuada desse profissional é importante para a evolução da carreira do indivíduo e para sua maior contribuição na empresa.

Além disso, o processo seletivo desse para identificar esse perfil pode ser maior, pois além de um processo seletivo mais rigoroso, pode ser uma oportunidade de construção da marca empregadora, acarretando maiores investimentos financeiros no programa de trainee.

4. Alinhar as equipes com a proposta do programa

A comunicação eficiente é a chave para que novos projetos não naufraguem antes mesmo de começarem. Portanto, conversar com os gestores e as equipes, esclarecendo todas as dúvidas referente ao programa de trainee é necessário para que a experiência seja positiva para todos.

O programa de Trainee pode ser uma ótima forma de inserir o profissional em determinada área com um olhar fresco e trazer novas propostas de projetos de melhoria.

Orientar e treinar os líderes para que eles entendam o papel do trainee, contribuam para o seu crescimento e apoiem na realização de seus projetos é imprescindível para que o programa de trainee tenha sucesso.

Dessa forma, essa nova cultura de inclusão e melhoria continua vai sendo implementada e melhores resultados vão surgindo.

5. Definir o mentor de carreira

Não basta somente contratar os melhores, é preciso incentivar e acompanhar o desenvolvimento para colher os frutos desse potencial.

Por isso, o RH precisa definir quem será o mentor da carreira do trainee, ou seja, o profissional experiente que irá apoiá-lo em seu desenvolvimento e esclarecer eventuais dúvidas e preocupações profissionais.

Essa pessoa vai ser responsável por guiar o aprendizado e contribuir para sua formação de líder. O mentor será capaz de ajudar o indivíduo ao longo do processo de crescimento do indivíduo.

Lembrando que caso a empresa tenha um programa de coaching ou mentoria interna, o mentor não deve ser um gestor direto ou da mesma estrutura hierárquica que o trainee assessorado, pois isso pode prejudicar as conversas abertas e francas.

6. Planejar o processo seletivo

Como dito anteriormente, o programa de trainee é diferenciado, pois o foco é na contratação de jovens potenciais para formação de líderes ou especialistas que se tornarão estratégicos na empresa. Portanto, o processo seletivo precisa de uma atenção especial na formulação das etapas, para que o perfil mais alinhado à cultura interna seja contratado.

Então, vale investir em gamificação, desafios, avaliações comportamentais, business case, testes técnicos, entre outros.

Estruturar o onboarding para que ele passe pelo processo de imersão na cultura da empresa e esteja alinhado o quanto antes.

7. Estruturar o programa de desenvolvimento

Entre as dicas de como contratar para programa de trainee é ter cada etapa do programa estruturado para que o objetivo da empresa seja alcançado.

É importante se atentar a algumas etapas essenciais que devem existir nesse programa:

          • trilha de aprendizagem personalizada;
          • foco na formação do líder ou do especialista;
          • job rotation: para que o talento possa adquirir experiência em diferentes áreas do negócio;
          • aprimoramento das soft skills e hard skills;
          • possibilidade de ascensão profissional.

Quando o programa de desenvolvimento está estruturado, o acompanhamento da evolução fica mais ágil e eficiente, o trainee conhece melhor os gestores da empresa, as diversas áreas do negócio e a cultura da organização.

8. Contar com o apoio de especialistas

Se você percebeu que sua empresa pode ou deve implementar um programa de trainee, mas não dispõe de profissionais para realizar a atração e a seleção desses talentos apesar das dicas de como contratar para programa de trainee, saiba que existem alternativas.

Uma forma de contratar para programa de trainee é através do apoio de consultorias especializadas, com headhunters capazes de encontrar os melhores trainees onde a sua empresa estiver e facilitar muito esse processo de atração, que é tão importante para a evolução de profissionais e das empresas.

Agora que você leu todas as nossas dicas de como contratar para programa de trainee, complemente a sua leitura com nosso artigo: “Jovens talentos e o mercado de trabalho” e mantenha-se atualizado.

como contratar para programa de trainee

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.