8 benefícios em contratar profissionais temporários

Benefícios em contratar profissionais temporários

Será que vale a pena investir na contratação de mão de obra temporária? Para responder essa pergunta, você precisa entender como funciona esse modelo de trabalho e quais são 8 benefícios em contratar profissionais temporários.

Assim, você terá mais clareza para decidir qual a melhor estratégia para atender as demandas da sua empresa. Pensando nisso, neste artigo, te explicaremos o que você precisa saber antes de contratar mão de obra temporária para o seu negócio.

 

O que é trabalho temporário?

O trabalho temporário é um modelo de contratação que, ao contrário do contrato normal de trabalho, tem duração definida para terminar. Ele é regulamentado pela Lei n° 6.019/1974, que foi atualizada pela Reforma Trabalhista de 2017.

De acordo com essa legislação, esse tipo de trabalho só pode ser utilizado nas seguintes situações:

  • Para substituir funcionários afastados, de férias ou de licença;
  • Para atender demandas extraordinárias de tarefas.

A lei também determina diversas regras e obrigações para as empresas interessadas em contratar esse tipo de mão de obra, como a exigência de intermediação de uma agência especializada na contratação de profissionais temporários.

Além de conhecer a legislação, é importante ter em mente que o trabalho temporário não pode ser confundido com um trabalho terceirizado, celetista, informal ou apenas para experiência.

Afinal, ele tem uma regulamentação própria que a diferencia das demais. Por isso, não pode ser utilizada como uma alternativa às outras modalidades.

 

Conheça os 8 benefícios em contratar profissionais temporários

Além de regras específicas, esse modelo de trabalho também oferece diversos benefícios. Para entender por que as empresas continuam adotando esse modelo, confira abaixo os 8 benefícios em contratar profissionais temporários:

    1. Permite que a empresa se ajuste rapidamente às demandas;
    2. Evita o acúmulo de funções dos funcionários efetivos;
    3. Facilita a substituição de funcionários afastados ou de licença;
    4. Agiliza a contratação de funcionários;
    5. Facilita o teste e a descoberta de novos talentos;
    6. É uma opção segura para a empresa;
    7. Reduz os gastos com folha de pagamento;
    8. Ajuda a empresa a ser mais ágil e flexível.

A seguir, oferecemos maiores detalhes sobre esses 8 benefícios em contratar profissionais temporários.

1- Permite que a empresa se ajuste rapidamente às demandas

Dia das Mães, Natal e Black Friday são alguns exemplos de datas que se tornaram essenciais para o faturamento de diversos segmentos da indústria e do comércio brasileiro.

Afinal, esses períodos costumam gerar um aumento significativo de demandas por produtos e serviços, exigindo que as empresas se adaptem para atender esse crescimento sazonal.

Nesse contexto, a contratação de mão de obra temporária é considerada uma solução eficiente por muitas empresas que querem se adaptar rapidamente ao aumento de demanda.

Além de contar com um processo de contratação mais ágil e evitar a sobrecarga de trabalho dos funcionários fixos da empresa, os temporários podem ser mantidos apenas durante a época de pico de trabalho.

Assim, a empresa também dispensa os gastos com rescisões de contrato, entre outras questões trabalhistas que dificultariam a manutenção de empregados fixos durante um curto período.

2- Evita o acúmulo de funções dos funcionários efetivos

Caso a empresa não contrate funcionários temporários para atender eventuais aumentos de demanda ou qualquer outro evento pontual que impacta o negócio, ela assume o risco de sobrecarregar seus colaboradores efetivos.

Isso porque eles serão obrigados a assumir mais funções ou se desviar das responsabilidades do seu cargo para atender as necessidades extras do negócio.

Como resultado dessa escolha, a empresa pode registrar a redução da produtividade e do engajamento dos funcionários, o comprometimento do clima organizacional e até gerar passivos trabalhistas.

Afinal, o acúmulo e o desvio de função são práticas consideradas ilegais pela jurisprudência brasileira. Felizmente, todos esses problemas podem ser evitados se a empresa investir na contratação de funcionários temporários de forma estratégica, evitando a sobrecarga dos colaboradores efetivos.

3- Facilita a substituição de funcionários afastados ou de licença

É comum que os funcionários efetivos da empresa se afastem temporariamente do seu cargo por motivos como férias, licença-maternidade, auxílio-doença, entre outros direitos trabalhistas previstos em lei.

Porém, mesmo que esse funcionário deixe suas funções por apenas um período, a empresa ainda deve continuar funcionando.

E para que seus projetos ou resultados não sejam prejudicados em função desse afastamento, muitos empresários adotam a estratégia de contratação de profissionais temporários.

benefícios em contratar profissionais temporários

Assim, além de evitar problemas como o acúmulo/desvio de função e o comprometimento da qualidade do trabalho, esses funcionários podem ser contratados e dispensados com mais facilidade e ainda contribuem para a continuidade dos projetos do negócio.

4- Agiliza a contratação de funcionários

Contratar profissionais temporários é uma tarefa mais rápida e menos burocrática em comparação à contratação de colaboradores celetistas.

Afinal, a lei determina que o processo de contratação de mão de obra temporária deve ser feito por uma empresa de recrutamento especializada na área.

Assim, ela não precisa se preocupar com a execução de todas as etapas normalmente realizadas para a admissão de um novo colaborador na empresa.

5- Facilita o teste e a descoberta de novos talentos

O período de contrato do funcionário temporário pode ser usado para testar e avaliar o trabalho desse profissional na empresa.

Isso porque a empresa pode aproveitar esse tempo para analisar a produtividade e o engajamento desse colaborador, por exemplo, bem como identificar se ele se adequa à cultura da empresa e ao clima organizacional.

Caso esse período de experiência e avaliação sejam positivos, a empresa pode até mesmo encontrar um novo talento e passar a investir mais nesse profissional. Assim, se for do seu interesse, ela pode efetivar esse funcionário após o término do seu contrato temporário.

6- É uma opção segura para a empresa

A reforma trabalhista implementou mudanças que garantem a segurança jurídica da empresa que opta pela contratação de profissionais temporários.

Afinal, além da intermediação de outra empresa, as responsabilidades de cada um dos envolvidos no contrato são bem definidas, assim como a duração de vigência desse contrato.

Como resultado, ela evita processos trabalhistas que poderiam estar associados a essa decisão e as burocracias relacionadas à admissão ou demissão de funcionários.

Na prática, essas e outras mudanças tornam o contrato temporário uma opção viável, segura e eficiente para as empresas nas situações previstas em lei.

7- Reduz os gastos com folha de pagamento

Mesmo tendo acesso a quase todos os direitos trabalhistas concedidos aos funcionários efetivos, o trabalhador temporário ainda é uma opção mais em conta para muitas empresas.

Isso porque a organização não precisa acaba reduzindo gastos com horas extras para os funcionários efetivos devido a contratação do profissional temporário para assumir parte da sobrecarga pontual no trabalho.

Além disso, ela reduz os gastos relacionados a admissão e demissão de colaboradores celetistas, que geralmente são processos burocráticos.

8- Ajuda a empresa a ser mais ágil e flexível

Se adaptar com rapidez e eficiência aos novos cenários é uma das habilidades mais importantes para a sobrevivência de qualquer negócio.

Afinal, as necessidades e as oscilações do mercado, combinadas com as exigências dos consumidores por respostas rápidas, pressionam as empresas para serem cada vez mais rápidas para se adaptar às demandas.

Caso contrário, elas correm o risco de perder clientes para a concorrência e reduzir sua importância no mercado. Nesse contexto, o trabalho temporário é uma estratégia eficaz para tornar a empresa mais flexível e ágil para atender às necessidades e oscilações do mundo corporativo.

Isso porque, conforme explicado, esse modelo de contratação é mais rápido, menos burocrático e mais eficiente em diversas situações.

Por esse motivo, ele é considerado uma ótima forma de assegurar que o negócio se mantenha competitivo e consiga aumentar sua produtividade e rendimento em qualquer época do ano.

 

Conclusão

Economia, agilidade, flexibilidade e praticidade são apenas alguns dos benefícios associados à contratação de profissionais temporários.

Por isso, se sua empresa atende aos requisitos exigidos pela legislação, esse modelo de trabalho pode ser uma ótima estratégia para atender ao aumento de demandas e substituir funcionários efetivos temporariamente.

Agora, você só precisa avaliar essas informações e conferir se esse modelo de contratação realmente é o mais adequado para o seu negócio.

Entendeu os benefícios em contratar profissionais temporários e considera contratá-los? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e converse com nossos especialistas!

benefícios em contratar profissionais temporários

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.