A captação de talentos é um processo que influencia na capacidade da empresa contratar os melhores profissionais do mercado e formar equipes mais produtivas, coesas e eficientes.
Além de impactar no recrutamento da organização, essa captação também afeta a retenção de talentos e a taxa de rotatividade dos funcionários. Em outras palavras, o processo de atração de profissionais qualificados é decisivo para a construção de uma empresa bem-sucedida.
Apesar da sua importância, atrair e reter esses talentos ainda é um desafio para as organizações. Segundo a Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas (PTGP), 84% das empresas têm algum tipo de dificuldade para encontrar e contratar profissionais qualificados.
Por isso, neste artigo, explicaremos a importância de investir na captação de talentos e quais estratégias a empresa pode adotar para superar essas dificuldades.
O que é captação de talentos?
A captação de talentos se refere ao processo de identificar, atrair e selecionar candidatos qualificados para preencherem as vagas disponíveis na empresa.
Também chamado de atração ou recrutamento de talentos, esse processo envolve várias etapas e estratégias que devem facilitar a contratação dos melhores profissionais para a organização.
Isso garante que a empresa tenha as pessoas certas nos lugares certos. É um fator essencial para empresa consguir alcançar seus objetivos e se manter competitiva no mercado.
Por conta dessas características, a atração de talentos é uma das atividades mais importantes da gestão de recursos humanos. Pode ser uma atividade decisiva no sucesso da empresa.
O que acontece quando a captação de talentos é ineficiente?
O ativo mais importante da empresa são os funcionários. Afinal, são eles que fazem “o trabalho acontecer” e auxiliam a organização a alcançar seus objetivos empresariais.
Por esse motivo, empresas que não sabem como captar talentos de forma eficiente e assertiva, podem sofrer problemas operacionais e financeiros.
Em relação ao aspecto operacional, a dificuldade em atrair os talentos pode gerar queda de produtividade e desmotivação.
Isso porque essa atração inadequada leva a contratação de profissionais que não estão alinhados com a cultura organizacional ou não têm as competências necessárias para desempenhar as funções que o cargo exige.
Essa queda no rendimento e satisfação do funcionário atrapalha o fluxo de trabalho e afeta o clima organizacional.
Além disso, a contratação inadequada também pode causar o aumento da rotatividade de funcionários. Profissionais podem se demitir ou ser demitidos em função do seu baixo desempenho e incompatibilidade com a empresa.
Todos esses pontos levam a outro resultado importante de um processo ineficiente de atração de talentos: os prejuízos financeiros.
Para se ter uma ideia, uma contratação errada pode custar de 3 até 15 vezes o salário do funcionário demitido.
Esse número é preocupante considerando que quase 75% das empresas afirmaram que já contrataram pessoas erradas para seu quadro de funcionários, conforme indica uma pesquisa da CareerBuilder.
Nesse cenário, fica claro que investir em estratégias eficientes para captar talentos é mais barato e vantajoso para as empresas.
Como captar talentos?
Conforme explicado, a captação de talentos exige a adoção de diferentes estratégias. Confira abaixo 5 práticas que podem ajudar sua empresa a atrair os melhores profissionais do mercado.
5 Estratégias para melhorar a captação de talentos
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- Desenvolva a marca empregadora da empresa;
- Ofereça benefícios competitivos;
- Desenvolva um plano de cargos e salários atraente;
- Simplifique o processo seletivo;
- Busque o apoio de uma empresa de recrutamento especializada.
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1. Desenvolva a marca empregadora da empresa
O primeiro passo para atrair candidatos qualificados e captar talentos é investir na marca empregadora da empresa. Também chamado de employer branding, essa marca reflete a reputação da organização perante os funcionários.
Ou seja, ela indica como os trabalhadores enxergam a empresa. Essa percepção pode ser criada e aperfeiçoada com o auxílio de diversas estratégias de marketing.
Afinal, é preciso divulgar as vantagens de trabalhar na empresa para atrair pessoas interessadas em seus processos seletivos. Essa divulgação deve ser feita de forma estratégica, por meio das redes sociais, sites institucionais, entre outros meios de comunicação.
Para isso, a empresa pode utilizar essas ferramentas para desenvolver conteúdos ricos, divulgar algumas ações da empresa, entre outras estratégias. Dessa forma, ela mostra seus valores, apresenta sua rotina, se conecta com o público e desperta o desejo de trabalhar na organização.
Vale lembrar que é fundamental ser transparente nesse processo. Se a empresa ainda não definiu missão e valores sólidos, nem desenvolveu outras estratégias de gestão de talentos, é importante trabalhar esses pontos primeiro.
Isso é essencial parar criar uma imagem de negócio condizente com a realidade.
2. Ofereça benefícios competitivos
Oferecer um salário competitivo e os benefícios previstos em lei não é o bastante para atrair talentos. Estudos desenvolvidos pela Indeed e Wonderkind, demonstram que a captação de profissionais talentosos exige que a empresa invista em benefícios interessantes.
As pesquisas demonstram que benefícios ligados a bem-estar e saúde são os mais valorizados pelos candidatos, especialmente pelos profissionais da Geração Z.
Oferecer benefícios mais atraentes também é importante para ajudar a conquistar esses talentos. Esses benefícios incluem jornada de trabalho flexível, auxilio-academia, auxilio-terapia, plano de saúde e odontológico, entre outros.
Em outras palavras, a empresa precisa investir em um plano de benefícios competitivo, que realmente desperte o interesse dos candidatos e demonstre que a organização também se preocupa com sua saúde e bem-estar.
3. Desenvolva um plano de cargos e salários atraente
Apesar de não ser um fator decisivo para a atração de talentos, o salário ainda é considerado importante para os candidatos. Por isso, a empresa também pode utilizar esse fator para atrair talentos.
No entanto, mais do que o simples valor da remuneração, o ideal é que ela desenvolva um bom plano de cargos e salários.
Esse plano é uma ferramenta que detalha a política salarial, as regras de promoção e o plano de carreira adotada na empresa. Ele também pode incluir o pacote de benefícios flexíveis oferecidos pela organização.
Então, estabeleça a remuneração para os diversos cargos na empresa. Esse plano demonstra quais as perspectivas de crescimento do funcionário dentro da organização.
Para que esse plano seja eficiente e alcance esses objetivos, a empresa deve pesquisar e acompanhar as tendências de mercado. Isso vai ajudá-la a construir um plano mais competitivo e atraente para os talentos.
4. Simplifique o processo seletivo
A organização de um processo seletivo geralmente varia de acordo com a cultura da empresa, complexidade do cargo, entre outros fatores. Por isso, esse processo pode ser constituído de diferentes etapas.
No entanto, a empresa deve ter cuidado para não exagerar nesse processo. Um processo extenso pode afastar os talentos do negócio.
Segundo um estudo da Revelo a pedido do Estadão, 1 em cada 3 candidatos qualificados para a vaga desistem do processo seletivo ao se deparar com a necessidade de realizar testes online.
Esse número pode aumentar a medida que a empresa aumenta o número de testes/vídeos exigidos durante o recrutamento.
Isso não significa que a organização deve abandonar esse tipo de exame. Testes comportamentais, por exemplo, ajudam a empresa a avaliar o fit cultural do candidato.
Porém, a recomendação é simplificar os processos seletivos, focando na realização de avaliações realmente eficientes e necessárias para analisar o candidato.
5. Busque o apoio de uma empresa de recrutamento especializada
O processo de captação de talento exige planejamento estratégico, investimento, esforço, bem como a análise de diversos fatores. Esse processo pode ser ainda mais desafiador quando a organização precisa preencher posições estratégicas ou confidenciais.
Caso ela não tenha um setor estruturado ou um recrutamento assertivo, corre o risco de contratar candidatos inadequados e sofrer prejuízos.
Para evitar esses problemas, otimizar o processo seletivo e melhorar a captação de talentos é crucial. Considere contar com o apoio de uma consultoria de RH.
Esse tipo de consultoria conta com um time de especialistas, como recrutadores e headhunters, com a expertise e o networking necessários para encontrar os melhores profissionais para a empresa.
Assim, fica mais fácil captar e contratar talentos!
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado