Como lidar com trabalho sob pressão

Como lidar com trabalho sob pressão

Qualquer profissional que deseja ter sucesso na carreira precisa aprender como lidar com trabalho sob pressão.

Afinal, não serão poucas as vezes que ele será submetido a situações estressantes e cobranças no ambiente de trabalho. Aliás, isso é muito comum e nem sempre está relacionado a política ou conduta da empresa.

Mas como reagir e o que fazer nessas ocasiões?

Para responder essa pergunta, neste artigo, explicaremos 7 dicas práticas para te ajudar a lidar com a pressão no trabalho e ainda respondemos as principais dúvidas sobre esse assunto.

Continue a leitura!

 

Por que é importante aprender a lidar com o trabalho sob pressão?

A pressão e a cobrança por resultados e demandas fazem parte da rotina de empresas de todos os setores. Por isso, dificilmente você conseguirá se manter no mercado de trabalho se não conseguir lidar com situações estressantes e demandas inesperadas. Afinal, todas as organizações passam por isso.

Nesse contexto, quem aprende como lidar com trabalho sob pressão tem mais chances de obter boas oportunidades na carreira e pode melhorar sua imagem profissional.

Afinal, essas pessoas conseguem sair da sua zona de conforto, desenvolver novas competências e gerenciar conflitos, tempo, ansiedade, estresse e burnout no ambiente de trabalho.

 

Até que ponto a pressão no trabalho é considerada normal?

O trabalho sob pressão pode incentivar a produtividade e desenvolvimento do colaborador, desde que essa pressão não ultrapasse os limites aceitáveis. Para entender quais são esses limites, é importante lembrar algumas características do mercado de trabalho.

A principal delas é a alta competitividade em praticamente todos os segmentos econômicos. Somado a isso, é necessário considerar o fato de que as pessoas estão cada vez mais exigentes para comprar um produto ou contratar um serviço.

Nesse cenário, as empresas precisam de líderes e gestores que incentivem e cobrem suas equipes para garantir que os resultados esperados sejam alcançados e que o negócio continue rentável.

No entanto, as estratégias e ações de incentivo e cobrança não podem ferir a dignidade e a integridade física, moral, psicológica ou emocional do trabalhador.

Isso significa que não é aceitável que líderes e gestores pratiquem humilhações, exposições desnecessárias, constrangimento ou comunicação violenta com os funcionários, por exemplo. Além de não ser socialmente aceitável, essas condutas são ilegais e podem ser consideradas assédio.

Por esse motivo, o limite entre pressão aceitável no trabalho e assédio moral e ou abuso de poder é o que diz a legislação. Fique atento!

 

Como lidar com a pressão no trabalho?

Você faz parte do grupo de pessoas que não sabe como lidar com trabalho sob pressão? Confira abaixo 7 técnicas práticas para te ajudar a mudar esse comportamento.

    1. Mude sua forma de pensar;
    2. Invista em autoconhecimento;
    3. Organize suas demandas e projetos;
    4. Mantenha o foco;
    5. Não tenha medo de pedir ajuda;
    6. Aprimore seus processos;
    7. Aproveite sua vida fora do ambiente de trabalho.

A seguir, entraremos em maiores detalhes de como treinar seu cérebro para trabalhar melhor sob pressão.

Como lidar com trabalho sob pressão

Mude sua forma de pensar

O primeiro passo para lidar com trabalho sob pressão é mudar a sua forma de pensar. Afinal, é comum que eventos inesperados, demandas de última hora, prazos apertados e cobranças de terceiros provoquem raiva, estresse, indignação e até tristeza.

Essas situações ainda podem ser acompanhadas de pensamentos que colocam em dúvida sua capacidade de realizar o trabalho, característica da conhecida Síndrome do Impostor.

O problema é que nenhuma dessas emoções ou pensamentos vão te ajudar a cumprir suas responsabilidades e se manter produtivo. Por isso, em vez de alimentá-los, o ideal é ser prático e usar sua “mente” a seu favor.

Por exemplo, pergunte a si mesmo o que você pode fazer para resolver um problema ou acelerar a entrega de uma demanda, e anote suas ideias. Reflita sobre quais ferramentas e pessoas podem te ajudar nesse processo.

Em outras palavras, tire o foco dos problemas e tente focar em soluções práticas. Além de aliviar o estresse, isso te ajuda a reduzir a ansiedade, manter a “cabeça no lugar”. Também pode evitar o pânico que surge nesse tipo de situação.

Lembre-se de que essa mudança de pensamento não é algo tão simples de executar. Na verdade, essa é uma técnica que exige prática constante, autorreflexão e capacidade de diferenciar emoções e pensamentos.

Mesmo que a adoção dessa estratégia seja desafiadora no início, ela é decisiva e eficiente para quem quer aprender a lidar com a pressão no trabalho.

2- Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para entender seus limites, suas reações e emoções, bem como seus pontos fortes e fracos.

Com base nesse conhecimento, fica mais fácil entender quais habilidades você precisa desenvolver e quais competências podem te ajudar a lidar com fatores estressantes.

Essas informações também te ajudam a entender e mudar seus pensamentos e ações durante situações de estresse e ansiedade no trabalho. Assim, você desenvolve inteligência emocional para agir nessas ocasiões.

Para desenvolver esse autoconhecimento, é importante seguir estratégias como tirar um tempo para refletir sobre seus pensamentos e ações, ler livros sobre o assunto, entre outras estratégias.

Vale lembrar que o processo de autoconhecimento é mais fácil quando você busca a orientação de um mentor de carreira, um psicólogo ou terapeuta especializado.

3- Organize suas demandas e projetos

Uma das medidas práticas mais eficientes para evitar o estresse causado pelo trabalho é se tornar um profissional organizado.

Na verdade, essa estratégia é essencial em qualquer situação no trabalho, mesmo quando você não está sob pressão.

Afinal, listar e organizar suas tarefas, demandas e projetos, de acordo com a prioridade e urgência de cada um deles, é fundamental para ter clareza sobre o que precisa ser feito.

Você pode dividir suas tarefas e projetos, especialmente os mais complexos, em etapas e prazos menores, facilitando sua execução.

Assim, você otimiza seu tempo, tira seu foco do problema e começa a pensar no que fazer para resolvê-lo. Como resultado, você se sentirá mais calmo e confiante para fazer o que precisa.

4- Mantenha o foco

Manter o foco na tarefa que precisa ser executada é fundamental para evitar distrações e a famosa procrastinação. Uma das estratégias utilizadas para cultivar o foco é organizar suas tarefas de forma que você faça uma coisa por vez.

Ou seja, não caia na armadilha de tentar fazer várias atividades ao mesmo tempo. Além de estressante, isso pode gerar erros, prejudicar a qualidade das suas entregas e ainda exigir o retrabalho.

Em vez disso, comece e termine uma atividade por vez, mantendo o seu foco em cada uma delas para entrar em flow. Pode não parecer, mas essa medida simples é muito mais eficiente para executar tarefas sem comprometer sua saúde mental.

5- Não tenha medo de pedir ajuda

Se pressionar para cumprir prazos e ter um bom desenvolvimento profissional em todas as situações pode fazer a diferença para sucesso profissional.

Mas, é importante entender que trabalhar sob pressão não significa fazer tudo sozinho e pegar toda a responsabilidade para si.

Em vez disso, aprenda a pedir ajuda para colegas e até renegociar prazos quando necessário. Seja honesto e compreensível com suas limitações. Mostre que está disposto a realizar o trabalho, mas talvez não consiga nas condições esperadas.

Como o apoio de sua equipe e colegas, você conseguirá melhor gerenciar a sobrecarga de trabalho e eventuais problemas para sua saúde mental decorrentes do trabalho.

Acredite: esse comportamento será bem-visto e recebido por bons gestores e líderes.

6- Aprimore seus processos

Conseguiu concluir alguma atividade sob pressão? Então, está na hora de analisar o que deu certo e o que precisa ser melhorado nesse processo.

Talvez você tenha identificado uma forma mais eficiente e prática de criar um relatório ou organizar seus documentos, por exemplo. Nesse caso, você pode continuar aplicando essas estratégias em outros projetos e atividades.

Por outro lado, você pode ter percebido que a sua ferramenta de gestão de tarefas não atende todas as suas necessidades, por exemplo. Nessa situação, o ideal é começar a pesquisar outros métodos e recursos que te ajudem a melhorar sua gestão de tarefas.

Em outras palavras, analise o que você aprendeu de positivo ou negativo durante o trabalho e aprimore seus processos. O aprendizado e melhoria contínua ajudarão enfrentar os próximos desafios com maior eficácia.

7- Aproveite sua vida fora do ambiente de trabalho

O que acontece fora do ambiente de trabalho também impacta o seu desempenho profissional e sua capacidade de trabalhar sob pressão.

Tenha um sono de qualidade, faça exercícios físicos, e mantenha uma alimentação saudável. Dedique-se a hobbies e tenha momentos de relaxamento, por exemplo. Tudo isso te ajuda a recuperar as energias e se manter mais motivado dentro e fora do escritório.

Por isso, é importante cuidar dos diferentes aspectos da sua vida pessoal e criar bons hábitos. Pode não parecer, mas isso também te ajuda a lidar com a pressão no trabalho.

 

O que fazer quando você não suporta mais o seu trabalho?

Pode ser que o ambiente de trabalho seja tóxico e nada que você faça ajude você. Existem casos que a melhor solução é avaliar uma recolocação profissional. Considere mudar para uma empresa com uma cultura organizacional e valores mais alinhados com o que você busca.

Converse com consultorias de carreiras e profissionais que atuam com job hunting. Especialistas em movimentações no mercado de trabalho podem ser de grande ajuda. Podem orientar você quanto a uma eventual mudança de emprego ou transição de carreira.

 

O que responder quando o entrevistador pergunta se eu sei trabalhar sob pressão?

É muito comum que na entrevista de emprego o recrutador pergunte ao candidato:

    • Como você lida com pressões ou situações difíceis?
    • Conte sobre como foi passar por uma situação desafiadora.
    • Como agir sob pressão no trabalho?

Ao fazer essa pergunta, o objetivo do entrevistador é entender como você lida com pressão no trabalho.

Segue na dúvida de “o que responder se eu sei trabalhar sob pressão”? A melhor forma de responder essa pergunta é compartilhando exemplos de situações estressantes e desafiadoras que você já vivenciou no trabalho. Seja específico a situação, como reagiu a elas, como as superou, e quais resultados foram obtidos.

Pode ser um projeto que você participou, uma situação com o cliente ou um evento durante o expediente, por exemplo. Contar essa história e o seu papel nela te ajudará a ganhar pontos com o recrutador e seguir para a próxima fase da entrevista.

Precisa de ajuda para ter sucesso em sua trilha de carreira? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e tire suas dúvidas!

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