Encontrar os profissionais certos para as vagas disponíveis na empresa pode ser desafiador em um mercado competitivo e em constante transformação. Para lidar com esse cenário, as empresas podem investir em diferentes estratégias, como na transparência no recrutamento.
Essa transparência garante aos candidatos o acesso a informações relevantes sobre a empresa e o cargo. Isso ajuda a organização a atrair e reter talentos alinhados com sua cultura organizacional e expectativas para a vaga.
Neste artigo, explicaremos por que essa transparência no processo seletivo é importante e como aplicá-la de forma estratégica no recrutamento.
O que é ser transparente no recrutamento?
A transparência no recrutamento é resultado da chamada transparência no trabalho, um conceito mais amplo que também impacta os processos seletivos das empresas.
Ser transparente no trabalho significa ser aberto, honesto e claro em todas as comunicações e interações relacionadas a empresa.
Na prática, ser transparente envolve compartilhar informações relevantes de forma clara e acessível, sendo sincero sobre expectativas, políticas, decisões e feedbacks, por exemplo.
Essas ações são importantes para a construção de uma cultura organizacional baseada na confiança. Também cultiva um clima que promova a sensação de segurança, pertencimento e engajamento dos funcionários.
A transparência no recrutamento segue esses mesmos princípios. Em outras palavras, ela envolve o compartilhamento de informações claras e precisas.
A diferença é que essas informações devem conter dados relevantes para orientar os candidatos ao longo do processo de recrutamento e seleção.
Informações como responsabilidades do cargo, requisitos necessários e cultura organizacional, por exemplo, são fundamentais para atrair candidatos alinhados às expectativas do cargo e aos valores da empresa.
Na verdade, os benefícios de ser transparente no processo seletivo vão além de aumentar as chances de contratar os melhores profissionais do mercado. Um bom plano de recrutamento impacta em outros aspectos importantes da empresa, incluindo a sua reputação.
Qual a importância da transparência no recrutamento?
Um bom processo de recrutamento deve ser capaz de atrair profissionais capacitados e alinhados à cultura da empresa. No entanto, é impossível atrair esse tipo de candidato se a organização não fornecer todos os dados necessários no processo seletivo.
Isso porque o compartilhamento de informações relevantes na descrição do cargo, bem como as etapas do processo seletivo, ajuda o profissional talentoso a tomar uma decisão de carreira bem informada, sabendo o que esperar da empresa.
Por isso, normalmente eles priorizam processos seletivos mais transparentes e tendem a rejeitar empresas que não investem na transparência do recrutamento. Ou seja, a falta de transparência prejudica a captação de talentos.
Apesar disso, estudos mostram que a adoção de práticas de transparência no recrutamento nas empresas ainda está longe de ser o ideal.
Empresas que aumentam sua transparência no recrutamento tendem a se destacar
Segundo dados da pesquisa realizada pela Mindsight, divulgada na revista Você RH, 48% dos candidatos avaliam que falta transparência nos processos seletivos realizados pelas empresas.
O mesmo estudo revelou que 58% dos entrevistados afirmaram não receber feedbacks adequados dos recrutadores após uma avaliação.
Outra pesquisa realizada pela Luandre, divulgada no portal G1, complementa esses números. Segundo o estudo, 94% dos profissionais consideram importante saber com antecedência o número de etapas do processo seletivo. Além disso, 66% deles acreditam que muitas etapas tornam o processo injusto.
Esses estudos levantam dois pontos importantes para a empresa. Primeiro, fica claro que os profissionais valorizam e reconhecem organizações que agem de forma transparente em seus processos seletivos.
Portanto, investir em um recrutamento transparente é uma estratégia importante de captação de talentos alinhados às expectativas da empresa.
O segundo ponto é que um bom processo seletivo deve ser o mais objetivo possível. Processos com muitas etapas colocam em dúvida sua credibilidade e podem até espantar bons profissionais interessados no cargo.
Empresas que entendem esses dois pontos podem elaborar processos seletivos de forma mais estratégica, reforçando a transparência ao longo do recrutamento. Dessa forma, além de melhorar a experiência do candidato, ela melhora sua reputação e se destaca no mercado.
Afinal, em um cenário em que poucas empresas agem de forma transparente nos seus processos seletivos, aquelas que são transparentes criam uma imagem positiva perante os funcionários, candidatos, investidores e até clientes.
Como conduzir um recrutamento transparente e eficaz?
A empresa pode adotar diferentes práticas para ser mais transparente no recrutamento de funcionários. Conheça algumas delas a seguir:
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- Crie uma boa descrição de vaga;
- Forneça informações sobre a empresa;
- Explique como será o processo seletivo;
- Mantenha a comunicação com os candidatos;
- Forneça feedbacks.
1. Crie uma boa descrição de vaga
Fazer uma descrição de cargo detalhada é um dos primeiros passos para garantir o sucesso do processo de recrutamento. Essa descrição deve incluir informações como: objetivo, atribuições, requisitos, entre outros dados relevantes para atrair os candidatos certos para a vaga.
2. Forneça informações sobre a empresa
A descrição do cargo pode ser o primeiro contato do candidato com a empresa. Por isso, além de informações detalhadas da vaga, é importante informar as pessoas sobre a cultura, valores, benefícios e oportunidades de carreira na organização.
Isso ajuda os candidatos a verificarem se estão alinhados à cultura da empresa e se combinam com a vaga.
É importante que a empresa esclareça eventuais dúvidas específicas que possam surgir de cada candidato ao longo do processo seletivo.
3. Explique como será o processo seletivo
Processos seletivos exigem tempo, esforço e dedicação dos candidatos. Por isso, é importante que eles sejam informados desde o início sobre como esse processo será conduzido.
Assim, eles podem confirmar se conseguirão participar de todas as etapas do processo. Também conseguirão se preparar adequadamente para cada uma das fases.
Para isso, a empresa deve deixar claro quantas e quais etapas serão realizadas ao longo do recrutamento, como entrevistas e testes comportamentais. Também é importante informar quem estará envolvido em cada etapa, como recrutadores, gestores e diretores.
Assegure-se de manter o candidato atualizado com o andamento do processo, dentro dos prazos estipulados.
4. Mantenha a comunicação com os candidatos
Os candidatos inscritos devem ser informados sobre o andamento de todas as etapas do processo seletivo. Isso inclui a confirmação da inscrição, o cronograma previsto e as etapas do processo.
Isso ajuda os profissionais a gerenciar suas expectativas e se preparar para cada etapa ou para tentar outro processo de recrutamento.
5. Forneça feedbacks
Ao final do processo, é importante fornecer feedback a todos os candidatos inscritos para o cargo, mesmo que não sejam selecionados para a vaga.
Uma das coisas que mais deixa o candidato frustrado é a ausência de retorno. Então, deixe o candidato ciente, mesmo que seja uma resposta negativa.
O ideal é que esse retorno seja construtivo, demonstrando respeito pelo seu tempo e esforço.
Isso pode ajudá-los a melhorar, pode incentivá-los a participar de outros processos seletivos na organização e ainda cria uma imagem positiva e humanizada da empresa.
Vale lembrar que a transparência também é um fator importante para garantir um recrutamento humanizado, processo que cria uma experiência positiva tanto para o candidato quanto para a empresa.
Com essa estratégia, atrair talentos, reter funcionários e fortalecer a marca empregadora se torna mais fácil!
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado