O que é demissão responsável e como implementar

O que é demissão responsável e como implementar

Você sabe o que é demissão responsável e como implementar na sua empresa? Com o advento do RH 5.0, as empresas estão cada vez mais envolvidas com a gestão humanizada e a responsabilidade social, incluindo estratégias que vão do onboarding ao offboarding e também ao criar políticas que visam a atração e a retenção dos melhores talentos.

Mas, quando algo não sai como o esperado e o profissional não consegue corresponder às expectativas da empresa, mesmo após avaliações e feedbacks, a demissão se torna a melhor alternativa. Existem várias formas de como demitir um funcionário, porém a forma mais indicada é com empatia e de forma consciente.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é demissão responsável e como implementar na empresa de forma eficiente e menos traumática para os envolvidos. Continue a leitura!

 

O que é demissão responsável

Ao se perguntar o que é demissão responsável, se você está imaginando que é um processo de dispensar o colaborador de forma responsável, você está correto.

A demissão responsável é um processo que visa causar o menor impacto possível na vida do colaborador desligado, portanto, é um processo de desligamento humanizado.

É uma forma responsável da empresa de lidar com tudo o que envolve a saída do funcionário, garantindo apoio em todas as etapas, inclusive apoiando o profissional dispensado em sua recolocação no mercado.

Essa prática consiste em prestar auxílio ao profissional, enquanto ele procura uma nova oportunidade, que podem ser as seguintes:

O intuito da demissão responsável é fazer com que o colaborador desligado não se sinta desamparado em meio ao turbilhão de emoções que ocorrem no ato da demissão ou em seu processo de transição de carreira.

 

2 Vantagens da demissão responsável

Agora que você sabe o que é demissão responsável, é importante saber que existem muitas vantagens por implementar essa prática. A seguir, iremos destacar duas das principais vantagens de implementar demissão responsável na empresa.

  1. Marca Empregadora
  2. Responsabilidade Social

A principal vantagem da demissão responsável é o fortalecimento da marca empregadora, tanto para os profissionais desligados, quanto para os colaboradores que ficam. Apesar de ser um momento delicado, o profissional desligado percebe que a empresa está fazendo o possível para apoiá-lo e isso gera um senso de gratidão.

Quando a organização oferece esse suporte, a pessoa se sente valorizada e grata pelo tempo que permaneceu na empresa, e isso gera um marketing positivo, impactando no fortalecimento de sua marca empregadora.

As pessoas que permaneceram na empresa também percebem o ato de cuidado e se sentem mais seguras. Melhora o clima organizacional e demonstra aos demais funcionários que permaneceram na equipe que a empresa se importa com todos e que se fosse com eles, não ficariam desamparados. Essa atitude gera a sensação de pertencimento e os motiva a serem melhores a cada dia.

A demissão responsável é uma prática de responsabilidade social. Além de lucro, organizações que buscam se tornar um excelente lugar para trabalhar também se preocupam com o seu impacto positivo na sociedade.

 

As principais etapas para implementar a demissão responsável

Demissões malconduzidas causam impactos negativos para a empresa e para o profissional. As pessoas que são desligadas com processos mal estruturados se sentem confusas e desvalorizadas, e isso pode causar um trauma psicológico e uma barreira capaz de impedi-la de seguir em frente e de se sentir segura novamente para buscar novas oportunidades. A saúde mental deve ser prioridade em todas as organizações.

As empresas que negligenciam as etapas do desligamento responsável estão colocando em risco sua imagem como marca empregadora, pois o colaborador desligado contará sua experiência negativa para outras pessoas, poderá avaliar negativamente a empresa nas redes sociais, além de deixar uma má impressão nos funcionários que permaneceram na organização.

Tudo isso poderá impactar no clima e no engajamento do time, na atração e na retenção dos talentos. Portanto, uma forma de reduzir esses impactos é tratar a demissão como um processo e não como algo repentino ou um evento isolado.

Quando a empresa se preocupa em estruturar um ciclo de offboarding, além de estar cuidando da saúde mental dos seus colaboradores, está preservando a reputação do negócio. Por isso, as etapas são fundamentais para a implementação de uma demissão responsável bem estruturada.

 

6 etapas para implementar a demissão responsável

As etapas para implementar a demissão responsável na empresa podem ser subdivididas de formas distintas e ter maior ênfase em momentos diferentes do processo, mas de forma geral, existem 6 etapas para implementar a demissão responsável na empresa.

  1. Planejamento
  2. Comunicação assertiva
  3. Explicação sobre o motivo
  4. Escuta ativa
  5. Informações sobre próximos passos
  6. Acompanhamento do processo

 

A seguir traremos as principais etapas e dicas para implementação da demissão responsável na empresa.

 

Planejamento

A primeira etapa deve começar antes do dia da demissão, planejando e preparando a reunião.

O gestor deverá reunir todas as informações e os dados sobre a demissão, que devem ser transmitidas ao colaborador durante o encontro de forma clara e transparente.

Planejar esse compromisso exige método, dedicação e tempo, para oferece o respeito e o tempo necessário para o momento do desligamento e para a condução do processo de demissão responsável.

 

Comunicação assertiva

A comunicação da demissão deve ser realizada de forma clara, objetiva e respeitosa logo no início da reunião. Falar sobre outros assuntos, ou seja, “enrolar” vai deixar o colaborador ansioso e isso poderá prejudicar as demais etapas do processo.

Lembrando que, o momento do desligamento não é para ser uma reunião de feedback. O colaborador não deveria ficar surpreso ao ser comunicado um desligamento, pois já deveria estar ciente de sua situação através de avaliações de desempenho anteriores e tratado em um eventual plano de desenvolvimento individual.

 

Priorização do gestor

O gestor não deve fugir à responsabilidade da demissão terceirizando o desligamento para o RH ou outro indivíduo. Até porque geralmente é o principal responsável pela decisão. Caso o gestor precise de ajuda, pode buscar apoio do time de recursos humanos, mas não deve se ausentar do processo.

O desligamento deve ser conduzido com todo cuidado e respeito, em um ambiente sem distrações e sem exposição para demais funcionários. O tempo necessário também deve ser alocado a este momento para esclarecer todas as dúvidas e explicar próximos passos ao funcionário desligado.

 

Escuta ativa

Para toda ação há uma reação. O papel do líder após anunciar a demissão e o motivo é ouvir o que o colaborador tem a dizer. A escuta ativa implica em ouvir sem confrontar, deixar o espaço aberto para que ele possa se expressar, com respeito e profissionalismo. A empatia deve ser colocada em prática.

Caso o funcionário discorde da decisão, o líder pode dizer que entende, mas que a decisão já foi tomada e é hora de seguir para as próximas etapas.

Ainda, o líder não deve deixar de ter uma comunicação clara e efetiva com o time, assim como uma escuta ativa com os colaboradores que ficaram para evitar fofocas ou desentendimentos.

 

Informações sobre os próximos passos

Após a realização dos tópicos anteriores, a pessoa desligada deve saber quais são os próximos passos. Isso deve ser feito de forma clara, reduzindo as dúvidas, a ansiedade e o desconforto causados pelo desligamento.

Todas essas informações precisam estar alinhadas previamente com o RH na etapa de planejamento.

Nessa fase, o gestor também informará ao demitido sobre todos os benefícios que ele vai receber no processo de demissão responsável.

 

Acompanhamento do processo

A principal fase de uma demissão responsável é a condução e acompanhamento do processo. O gestor precisa se certificar de que toda a sequência estruturada está sendo seguida da melhor forma possível, respeitando o momento delicado que é um desligamento.

Monitorar e esclarecer as dúvidas quanto à entrega dos documentos, se os benefícios oferecidos estão ativos e se o profissional desligado está recebendo todos os devidos cuidados.

Essa atitude mostra que o gestor tem respeito tanto pelo profissional desligado quanto pelos demais membros da equipe que permaneceram, pois, a demissão afeta a todos.

 

Conclusão

Saber o que é demissão responsável e como implementar é uma estratégia tão importante quanto as etapas de admissão e onboarding.

Demitir de forma responsável é humanizar um processo que, por si, já é doloroso. Então, quando a empresa entende a importância da demissão responsável, o processo de rescisão se torna mais cuidadoso.

E para auxiliar as empresas nessa demissão responsável, a Sim Carreira oferece o projeto de outplacement para apoiar o profissional desligado em seu processo de  recolocação profissional e transição de carreira.

Leia o nosso artigo: “Contratar empresa para Outplacement em Grupo ou Individual “ e entre em contato com nossa equipe e receba um atendimento personalizado de acordo com a necessidade do seu negócio.

o que é demissão responsável

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.