Headhunter em flow

Headhunter em flow

Contratar o candidato ideal para uma vaga pode ser um desafio para muitas empresas e recrutadores, mas se torna uma atividade mais assertiva e ágil com um headhunter em flow.

Para identificar o candidato ideal, além de avaliar as habilidades técnicas dos candidatos, é importante entender se eles se encaixam na cultura da empresa, se possuem características pessoais necessárias para desempenhar bem o cargo, e se têm objetivos pessoais e profissionais alinhados com o que a empresa consegue proporcionar.

Para isso, é essencial que o headhunter esteja em um estado de flow durante o processo de contratação. Se você realiza o recrutamento ou talent acquisition de vagas Executivas, confira como se tornar um headhunter em flow.

Neste artigo, vamos explorar o conceito de flow na contratação, como alcançar esse estado e os benefícios que ele traz para o processo de contratação.

 

O que é flow na contratação?

Flow é um conceito desenvolvido pelo psicólogo húngaro Mihály Csíkszentmihályi, que descreve um estado de completa imersão em uma atividade, em que a pessoa se sente totalmente absorvida pelo que está fazendo e o tempo parece passar mais rapidamente.

Esse estado é considerado ideal para a realização de tarefas complexas, que exigem concentração, criatividade e habilidade.

Na contratação, o estado de flow acontece quando o headhunter está completamente focado na busca por candidatos e é capaz de avaliar as informações de forma rápida e precisa.

Para alcançar o estado de flow na contratação de altos executivos, é preciso ter habilidades e competências específicas, como uma boa capacidade de comunicação, conhecimento do mercado e das tendências da área em que a empresa atua, além de capacidade de análise e tomada de decisão.

 

Importância do estado de flow na contratação de Executivos

O estado de flow é um estado mental de foco e produtividade que pode ser extremamente benéfico para headhunters durante o processo de contratação.

O estado de flow pode ser fundamental para a contratação bem-sucedida de candidatos, pois ao entrar nesse estado, os headhunters em flow são capazes de se concentrar em seu trabalho, aumentar a produtividade e a eficiência, além de encontrar candidatos de alta qualidade. Assim, o headhunter em flow consegue ser mais eficiente e efetivo ao auxiliar a empresa na contratação de funcionários ideais, de acordo com a necessidade de cada vaga.

É importante lembrar que o estado de flow não é algo que acontece naturalmente, mas sim algo que deve ser buscado, exercitado e aprimorado.

 

Como alcançar o estado de flow do headhunter

Abaixo trazemos algumas estratégias para se tornar um headhunter em flow.

    1. Definir objetivos claros
    2. Estabelecer rotinas e processos
    3. Usar tecnologia e automatização
    4. Eliminar distrações
    5. Usar técnicas de concentração
    6. Desafiar-se
    7. Buscar feedback e benchmark

Definir objetivos claros

Ter metas bem definidas ajuda profissional saiba exatamente o que precisa fazer e o que espera alcança. Assim, conseguirá manter o foco e concentração na tarefa em mãos, o que é essencial para alcançar o estado de flow.

Uma das principais estratégias no processo de recrutamento e seleção é estabelecer metas claras para o processo de contratação. Isso pode incluir o estabelecimento de escopo e prazos para cada etapa do processo.

Por exemplo, se você está em uma reunião de alinhamento e o objetivo é definir o perfil ideal, foque em entender os desafios da vaga em profundidade para então seguir para um próximo passo. Muitos recrutadores se perdem, pois não estão presentes no momento e já pensando em etapas seguintes.

Estabelecer rotinas e processos

Ter uma rotina bem definida e seguir processos estabelecidos ajuda a reduzir a interferência de fatores externos, o que contribui para a concentração e para a manutenção do estado de flow.

É muito comum que recrutadores queiram trabalhar fazendo várias coisas simultaneamente com multi-tarefas. Porém, buscar candidatos para várias posições distintas no mesmo bloco de buscas pode atrapalhar o processo de busca.

Uma técnica que pode ser utilizada é organizar o seu tempo no trabalho e separar blocos de agenda para fazer uma imersão em cada atividade.

Usar tecnologia e automatização

O uso de tecnologia e automação pode agilizar a conclusão de tarefas mais simples e operacionais como filtragem de currículos, e assim liberar mais tempo e espaço mental para focar em atividades mais importantes e estratégicas.

Considere usar inteligência artificial no recrutamento para agilizar atividades burocráticas e operacionais. Ao usar ferramentas como plataformas de recrutamento, meios de triagem de currículos automatizados e softwares de análise de perfil comportamental os headhunters podem otimizar o processo de contratação e aumentar as chances de entrar no estado de flow.

Eliminar distrações

Pode parecer óbvio, mas distrações atrapalham o trabalho e interrompem o estado do headhunter em flow. Então, coloque o celular no mudo, feche abas desnecessárias no computador, silencie o chat, e encontre um ambiente tranquilo e silencioso para trabalhar.

Para conseguir virar um headhunter em flow e conduzir vagas operacionais e estratégicas com maior facilidade e agilidade, é importante criar um ambiente propício para entrar e permanecer em estado de flow.

Um ambiente de trabalho organizado, silencioso e com poucas distrações para se concentrar melhor na tarefa de encontrar os candidatos ideais são medidas que ajudam a reduzir as distrações e favorecem o estado de flow.

Usar técnicas de concentração

Uma das formas que facilita o headhunter entrar e permanecer em estado de flow é a utilização de técnicas de meditação e mindfulness. Muitos profissionais também utilizam-se de música de fundo para ajudar neste processo.

Essas técnicas de concentração ajudam o profissional entrar em certo transe, ficar envolvido e extremamente concentrado na atividade sendo realizada.

Assim, o profissional fica completamente presente no processo e alcança a imersão necessária na atividade.

Desafiar-se

Atividades que são muito fáceis e conseguem ser realizadas facilmente dificilmente são feitas em estado de flow. Ao buscar desafios que estejam de acordo com suas habilidades e competências, mas que exigem mais do profissional, podem ajudar a pessoa a entrar e manter o estado de flow por períodos mais longos.

Buscar feedback e benchmark

É muito comum que um profissional iniciante ainda tenha muitas dúvidas e precise interromper suas atividades para pedir ajuda. Observe o que profissionais mais experientes fazem e pergunte sobre suas técnicas para trabalhar com maior eficiência e eficácia.

Busque dicas e tente aplicar o feedback recebido durante um período de execução

 

Os benefícios do estado de flow para a contratação

Além de entender o que é o estado de flow e como ele se aplica à rotina de um headhunter, é importante entender quais são os benefícios que essa técnica pode trazer para a contratação de candidatos.

Aqui estão alguns dos principais benefícios que os headhunters em flow podem esperar obter ao entrar nesse estado de concentração e fluidez no trabalho:

    1. Aumento de produtividade e eficiência na busca por candidatos;
    2. Melhoria da qualidade das contratações e redução do turnover;
    3. Satisfação dos headhunters e dos candidatos durante o processo de contratação.

A seguir, entramos em maiores detalhes sobre os benefícios do headhunter em flow no trabalho.

Aumento da produtividade e eficiência na busca por candidatos

Quando um headhunter está no estado de flow, sua produtividade e eficiência aumentam significativamente. Isso ocorre porque ele está completamente focado em sua tarefa e, portanto, é capaz de fazer um trabalho mais rápido e preciso na busca pelos candidatos ideais.

Quando o headhunter está em estado de flow, sua mente está totalmente focada na tarefa de encontrar o candidato ideal para a vaga em questão. Isso significa que ele é capaz de processar as informações de forma mais rápida e precisa, identificando com mais facilidade as habilidades e competências necessárias para o cargo.

Melhoria da qualidade das contratações e redução do turnover

Quando um headhunter está no estado de flow, ele é capaz de tomar decisões mais precisas e informadas na hora de selecionar candidatos. Por estar mais atento e concentrado, conseguirá perceber questões que ajudarão a melhorar a probabilidade de fazer uma escolha de qualidade e encontrar o candidato ideal para a posição.

O headhunter em estado de flow é capaz de analisar de forma mais criteriosa as informações sobre os candidatos, identificando características de forma mais minuciosa. Isso inclui uma melhor percepção de quesitos técnicos, aspectos como personalidade, valores, cultura e perfil comportamental, que são essenciais para a adequação do candidato ao ambiente e cultura da empresa.

Com essa análise mais profunda e detalhada, o headhunter consegue fazer uma seleção mais acertada e precisa, evitando contratações mal-sucedidas e reduzindo o turnover, que é um indicador estratégico de RH.

Consequentemente, é menos provável que ocorram erros de contratação e os custos associados ao seu trabalho.

Satisfação do headhunter e dos candidatos durante o processo de contratação

Quando um headhunter está no estado de flow, ele está completamente imerso em sua tarefa e se sente mais realizado e satisfeito com o trabalho, que flui de forma muito mais natural e ágil, produzindo mais resultados em um período menor de tempo.

Essa sensação de que o tempo voa e que o trabalho rendeu pode ajudá-lo a manter uma atitude positiva durante todo o processo de contratação, o que também pode contribuir para a satisfação dos candidatos que são mais bem atendidos, e percebem o envolvimento ao conversar com o headhunter.

 

Conclusão

Alcançar o estado de flow pode parecer algo intuitivo, mas é necessário ter em mente que é preciso de um esforço consciente para conseguir atuar como um headhunter em flow. Existem algumas estratégias e táticas que os headhunters podem adotar para aumentar as chances de entrar e permanecer durante esse estado de flow durante o processo de contratação.

O estado de flow é um estado mental de foco e produtividade que pode ser extremamente benéfico para headhunters durante o seu trabalho. Ao entrar nesse estado, os headhunters podem aumentar sua eficiência na busca por candidatos, melhorar a qualidade das contratações e aumentar a satisfação tanto do headhunter quanto dos candidatos durante o processo.

Caso esteja buscando os melhores headhunters no mercado para apoiar sua empresa com o recrutamento especializado de vagas de Executive Search, entre em contato com a Sim Carreira para maiores informações.

headhunter em flow

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.