12 sinais de que a sua entrevista foi um sucesso

Sinais de que a sua entrevista foi um sucesso

A maioria das pessoas se sente insegura, tensa ou preocupada após sair de uma entrevista de emprego. Afinal, como saber se foi aprovado na entrevista? Uma das formas de lidar com o nervosismo nessa etapa tão importante do processo seletivo é conhecer os sinais de que a sua entrevista foi um sucesso.

Esses sinais não garantem necessariamente que você será selecionado para a vaga. Mas, cada entrevistador tem uma forma própria de expressar interesse ou avaliar os candidatos.

Apesar disso, esses sinais de que a sua entrevista foi um sucesso podem sugerir que você teve um bom desempenho, e podem ser indicadores de que você será chamado para as próximas etapas do processo seletivo. Assim, você pode ficar mais calmo e controlar a ansiedade que geralmente surge nessa busca por emprego e recolocação profissional.

Mas quais são os sinais de que a sua entrevista foi um sucesso?

Neste artigo, explicaremos os 12 principais sinais de que você foi bem-sucedido na sua entrevista e que tem chances de continuar no processo seletivo.

 

Como saber se o entrevistador gostou da minha entrevista?

Para entender se o recrutador, headhunter, ou gestor gostou do seu perfil profissional, você precisa observar os sinais de que a sua entrevista foi um sucesso.

 

12 Sinais de que a sua entrevista foi um sucesso:

    • A duração da entrevista é maior do que o previsto;
    • Você se sentiu confortável durante a entrevista;
    • O entrevistador pareceu interessado na conversa;
    • O entrevistador te deixou mais entusiasmado com a oportunidade;
    • Ele te deu algum feedback positivo;
    • Você conheceu líderes ou gestores do setor da vaga;
    • O entrevistador te perguntou sobre sua disponibilidade e expectativas para o cargo;
    • Ele mostrou uma linguagem corporal positiva;
    • Vocês conversaram sobre remuneração e benefícios;
    • O entrevistador falou sobre os próximos passos;
    • Quando o recrutador diz que gostou do seu perfil;
    • Quando o entrevistador diz que vai te ligar.

A seguir, entraremos em maiores detalhes sobre cada um desses sinais de que a entrevista foi boa:

1-    A duração da entrevista é maior do que o previsto

Se a entrevista se estendeu além do tempo estimado inicialmente, isso pode indicar que o entrevistador ficou interessado no seu perfil. Por isso, ele dedicou mais tempo para te conhecer, tirar dúvidas e explicar sobre detalhes da rotina do cargo e da empresa.

 

2- Você se sentiu confortável durante a entrevista

Apesar de ser parâmetro difícil de analisar, é importante pensar sobre o “clima” da entrevista e como esse momento te fez sentir.

Se a entrevista parecia mais uma sessão de perguntas e respostas, o recrutador tinha uma postura corporal mais rígida e a conversa seguiu um tom sério ou ríspido, significa que a entrevista pode não ter ido bem.

Por outro lado, se o entrevistador manteve uma conversa mais envolvente, se manteve interessado, sorriu, fez comentários positivos, entre outras atividades, então o “clima” da entrevista foi bom.

Nesse caso, provavelmente você se sentiu mais confortável para responder as perguntas, compartilhar experiências e destacar suas competências – e isso é um ótimo sinal!

 

3- O entrevistador pareceu interessado na conversa

Você sentiu que o entrevistador parecia interessado na conversa? Isso é um bom sinal! Geralmente, o entrevistador interessado faz várias perguntas para conhecer melhor sua vida profissional e suas experiências.

Ele também tende a te encorajar a falar mais, a tirar suas dúvidas e compartilhar informações relevantes. Por conta disso, o tempo de duração da entrevista também pode aumentar, outro sinal positivo de que você foi bem.

 

4- O entrevistador te deixou mais entusiasmado com a oportunidade

Quando o entrevistador gosta do candidato, ele também tende a “vender a empresa”, ou seja, mostrar os benefícios e os aspectos positivos da organização durante a conversa.

Ele pode comentar, por exemplo, sobre a rotina da empresa, a dinâmica de trabalho, as recompensas e o plano de carreira oferecido aos funcionários, entre outras informações.

Esses dados contribuem para manter o candidato entusiasmado com a oferta. Assim, caso ele seja aprovado, se sente mais encorajado a aceitar a proposta do negócio.

 

5- Ele te deu algum feedback positivo

Outro sinal positivo pode ser identificado quando o entrevistador expressa sua aprovação em relação às suas respostas, habilidades, experiências ou apresentação pessoal.

Se você compartilha alguma informação relevante que não está no seu currículo, por exemplo, mas que é importante para o cargo, o entrevistador pode fazer algum comentário dizendo que gostou dessa informação, ou fazer o sinal de uma afirmação com a cabeça.

Esse tipo de feedback positivo também pode ser considerado um sinal de que você foi bem na entrevista.

 

6- Você conheceu líderes ou gestores do setor da vaga

Alguns processos seletivos incluem etapas que exigem que o candidato converse com o gestor ou líder do setor relacionado com a vaga em aberto.

Geralmente, essa é uma das últimas etapas do processo de seleção, já que esse gestor ou líder precisa conhecer os melhores candidatos para validar a contratação.

Se você chegou nessa fase, ou foi apresentado a esse profissional de cargo mais alto de outra forma, isso é um sinal de que você está sendo considerado para a vaga.

 

7- O entrevistador te perguntou sobre sua disponibilidade e expectativas para o cargo

O entrevistador também precisa saber sobre a sua disponibilidade para começar a trabalhar ou suas expectativas salariais para te indicar para o cargo.

Afinal, a empresa não vai prosseguir com a contratação de um profissional que não pode atender às suas demandas ou que tem uma expectativa salarial maior do que o negócio pode oferecer.

Por isso, se o entrevistador fizer perguntas relacionadas a esses assuntos dos seus objetivos pessoais e profissionais, isso é um sinal de que você pode estar sendo considerado como um candidato viável para a vaga.

 

8- Ele mostrou uma linguagem corporal positiva

Você já ouviu aquela frase “preste bem atenção naquilo que eu não digo”? Ela lembra a importância de ficar atento à linguagem não-verbal, ou seja, aos gestos e postura de outra pessoa. Afinal, isso também diz muito sobre o que ela pensa.

Esse conceito também é válido para o momento da entrevista. Pense nas expressões e na postura do entrevistador. Ele sorria, dava risadas, se empenhava em deixar a conversa mais leve, fazia contato visual e/ou tinha uma postura mais aberta?

Esses são alguns sinais de linguagem não-verbal que podem indicar interesse e receptividade. Ou seja, se o entrevistador apresentar alguns desses sinais, provavelmente você foi bem na entrevista.

 

9- Vocês conversaram sobre remuneração e benefícios

Embora informações sobre remuneração e benefícios possam fazer parte da descrição da vaga, se o entrevistador estiver interessado na sua candidatura, vai abordar esses pontos.

Ele pode questionar suas expectativas salariais ou apenas informar o salário previsto para vaga, bem como compartilhar mais detalhes sobre os benefícios oferecidos pela empresa.

Geralmente, esses assuntos são abordados no final da entrevista e também contribui para manter o candidato interessado na vaga.

Caso tenha compartilhado a sua pretensão salarial e avançado para a próxima etapa, é sinal de que os seus objetivos financeiros estão alinhados com o orçamento da empresa para a posição.

 

10- O entrevistador falou sobre os próximos passos

O entrevistador mencionou quais são os próximos passos do processo seletivo, como uma segunda entrevista, teste prático ou verificação de referências?

Se essa explicação foi feita de forma clara e entusiasmada, você tem mais um sinal de que sua entrevista foi um sucesso.

Afinal, isso pode indicar que o entrevistador tem interesse na sua candidatura e que, por isso, você tem chances de avançar para a próxima etapa da seleção ou eventual proposta de emprego.

 

11- Quando o recrutador diz que gostou do seu perfil

O que esperar quando o recrutador diz que gostou do seu perfil? Geralmente, ele diz isso quando considera suas qualificações e experiências compatíveis com as necessidades da vaga e a cultura da empresa.

Ou seja, isso sinaliza que há boas chances de você avançar no processo seletivo. Porém, é importante lembrar que gostar do seu perfil não garante automaticamente o avanço no processo ou uma oferta de emprego.

Pode ser que você ainda sim receba uma resposta negativa de emprego. Em todo caso, este comentário sobre ter gostado do seu perfil é um bom sinal.

 

12- Quando o entrevistador diz que vai te ligar

Se o entrevistador disser que vai ligar, você pode ficar otimista! Geralmente, essa fala indica que você está sendo considerado para a vaga e que têm chances de avançar para a próxima etapa do processo de seleção ou contratação.

No entanto, é importante ter paciência. Isso porque nem sempre o recrutador entra em contato com o candidato de forma rápida. Afinal, ele também precisa entrevistar outros candidatos antes de finalizar o processo.

Caso o entrevistador não cumpra o prazo prometido para a ligação ou para o retorno da entrevista você pode enviar um e-mail ou fazer uma ligação educada para saber mais informações sobre o andamento do processo e reforçar o seu interesse na vaga.

Vale lembrar que a decisão final sobre a contratação não depende unicamente da entrevista, já que outros fatores também são avaliados.

Sendo assim, mesmo que tenha percebido vários sinais positivos em sua entrevista, tenha calma e paciência, pois isso não garante automaticamente a oferta de emprego.

 

Conclusão

Quando é que você se sente bem-sucedido na entrevista de trabalho? Ao terminar a entrevista, refleta como foi a conversa. Talvez você repare em alguns sinais de que a sua entrevista foi um sucesso.

Esses sinais de que sua entrevista foi um sucesso não garantem necessariamente que você será selecionado para a vaga.

Apesar disso, eles são indicadores positivos de que sua entrevista foi bem recebida e te ajudam a lidar com a ansiedade natural aguardando por uma resposta da empresa.

Além disso, eles esses sinais ainda permitem que você entenda seu desempenho. Também permitem que você reflita no que pode melhorar nas suas próximas experiências profissionais.

Afinal de contas, lidar com os diversos tipos de entrevistas é uma questão de prática e melhor quando o profissional está voltado para o seu próprio aprendizado contínuo.

Quer ajuda para garantir uma entrevista de sucesso e construir a carreira dos sonhos? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e converse com profissionais que vão te ajudar a atingir seu objetivo!

sinais de que a sua entrevista foi um sucesso

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.