Tipos de colaboradores: quais são e como identificar

Tipos de colaboradores

Você sabe quais tipos de colaboradores existem na sua empresa? Se a resposta for negativa, está na hora de descobrir!

Afinal, classificar os funcionários em diferentes tipos facilita a gestão das equipes, a alocação de funcionários e até a criação de estratégias que estimulam a produtividade do time e o crescimento do negócio.

Para fazer essa classificação, o primeiro passo é conhecer os tipos de colaboradores e entender suas diferenças. Neste artigo, explicaremos quais são esses tipos de colaboradores, suas características e como identificá-los.

Continue a leitura!

 

Quais são os tipos de colaboradores que uma empresa pode ter?

Os tipos de colaboradores variam de acordo com seu comportamento e desempenho no ambiente de trabalho.

Confira abaixo 11 tipos de funcionários seguindo esses critérios.

11 Tipos de colaboradores em uma empresa

      • Produtivo;
      • Sociável;
      • Indispensável;
      • Comunicativo;
      • Crítico;
      • Treinador;
      • Resiliente;
      • Indeciso;
      • Medroso;
      • Procrastinador;
      • Competitivo;

1- Produtivo

O colaborador produtivo tem um perfil dinâmico e proativo. Na maioria das vezes, ele consegue entregar as atividades propostas e alcançar as metas estipuladas.

Esse tipo de funcionário normalmente tem boas ideias para compartilhar e é prestativo ao colaborar com melhorias na empresa.

2- Sociável

Como o nome indica, o colaborador sociável é aquela pessoa com potencial de unir e incentivar o time.

Afinal, ele gosta de interagir com colegas e trabalhar em equipe. Colocá-lo para fazer atividades isoladas de outros profissionais pode provocar a queda da sua produtividade.

3- Indispensável

O profissional indispensável é conhecido por ser muito competente e prestativo, a ponto de a empresa ter dificuldade para substituí-lo.

Geralmente, esses profissionais são pessoas proativas, que resolvem problemas, planejam ações, executam atividades e investem em melhorias contínuas. Sem eles, normalmente a empresa “não anda”, ou seja, não funciona corretamente.

Colaboradores com esse perfil são raros e geralmente têm uma boa formação, experiência na sua área de trabalho e conhecem muito bem a estrutura e funcionamento do negócio.

4- Comunicativo

O colaborador comunicativo sabe se comunicar de forma clara e assertiva, utilizando argumentos convincentes e eficientes para defender seu ponto de vista.

Por isso, ele é o funcionário ideal para compartilhar informações relevantes com os demais funcionários, entrar em contato com clientes ou negociar com fornecedores e parceiros comerciais.

Em geral, pessoas com esse perfil se destacam na área de vendas, liderança e gestão de pessoas. Vale lembrar que, independentemente do setor ou função, ter uma boa comunicação é fundamental na vida profissional.

5- Crítico

O colaborador crítico é aquele que se destaca por sua visão analítica e grande conhecimento técnico. Por conta disso, esse profissional consegue perceber erros, identificar riscos e até antecipar problemas. Essas informações estimulam discussões e ações de melhorias que beneficiam a empresa.

6- Treinador

O colaborador com perfil treinador se destaca por seu conhecimento técnico, grande experiência e ótima capacidade de liderança e de comunicação.

Por conta dessas características, esse tipo de colaborador deve ser alocado para treinar equipes, preparar funcionários para assumir novas funções e monitorar o desempenho desses trabalhadores.

7- Resiliente

O colaborador resiliente é uma pessoa versátil, que consegue se adaptar rapidamente e manter a calma mesmo em momentos de crise e trabalho sob pressão.

Esse tipo de colaborador é essencial para ajudar a empresa a resolver imprevistos, guiar as equipes de trabalho em meio a problemas, gerenciar o estresse e focar na solução.

Mais do que conhecimento técnico, essa resiliência é uma soft skill comum em profissionais experientes e com alta inteligência emocional.

8- Indeciso

O colaborador indeciso tem medo de tomar alguma decisão errada. Por conta da sua insegurança, ele precisa da validação de outras pessoas para realizar suas tarefas, geralmente superiores ou colegas mais experientes.

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Investir na capacitação e treinamento de funcionários com esse perfil pode ser uma estratégia eficiente para melhorar esse comportamento.

9- Medroso

O medo é outro problema associado ao profissional inseguro. No entanto, ao contrário do indeciso, que pelo menos busca a validação de colegas, o medroso tem receio até mesmo de pedir ajuda.

Isso acontece porque ele tem medo de ser avaliado, preferindo realizar suas atividades sozinho. Mais uma vez investir na capacitação e treinamento de funcionários com esse perfil pode ajudá-lo a construir a confiança necessária para mudar esse comportamento.

10- Procrastinador

O funcionário procrastinador geralmente acumula responsabilidades e trabalhos para entregar, ou seja, ele se sobrecarrega.

Ele até entrega suas atividades no prazo, mas o hábito de trabalhar suas demandas apenas “em cima da hora” podem comprometer a qualidade do seu trabalho.

Normalmente, a falta de motivação, sentimento de desvalorização e problemas de organização podem explicar esse comportamento. Pessoas que se sentem estagnadas na carreira e não sabem como mudar sua vida profissional também podem desenvolver esse perfil.

Investir em na estruturação de uma boa política salarial, na construção de plano de carreira e na cultura do feedback podem ajudar a mudar o perfil desse tipo de colaborador.

Ele também pode procurar uma orientação profissional e, se necessário, até iniciar o processo de transição de carreira.

11- Competitivo

Uma boa dose de competitividade pode fazer bem aos funcionários, já que esse comportamento incentiva a busca por melhorias e crescimento na carreira. Porém, o colaborador com perfil competitivo pode tornar esse comportamento extremo.

Quando inseguro, ele enxerga os outros como rivais e não reage bem quando as pessoas questionam suas decisões ou apontam melhorias.

Se algum colega começar a destacar, por exemplo, ele pode criar conflitos ciar em armadilhas consideradas pecados capitais da vida profissional.

Mesmo que profissionais com esse perfil competitivo sejam bons no seu trabalho, dependendo do grau de competitivada, a presença desse tipo de colaborador na equipe pode prejudicar o clima organizacional e até atrapalhar a retenção de talentos.

 

Como identificar os tipos de colaboradores da minha equipe?

Para identificar os tipos de colaboradores da sua equipe ou da sua empresa, é necessário investir na análise do perfil comportamental e do desempenho de cada funcionário.

Isso é fundamental para entender suas características pessoais, a maneira como ela reage às situações e os resultados que ela entrega para empresa.

Para fazer essas análises, a empresa pode investir em diferentes metodologias. Conheça algumas delas a seguir:

Testes de perfil comportamental

Esses testes avaliam o autoconhecimento e a autoavaliação do funcionário. Com base nessas informações, é possível identificar traços de personalidade, fatores comportamentais e até as respostas a situações adversas.

Dessa forma, os gestores coletam dados importantes para entender o comportamento, as decisões e os potenciais do colaborador.

Atualmente, os testes de perfil comportamentais mais utilizados pelas empresas são:

      • Big Five (5 fatores comportamentais);
      • Teste DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade);
      • Metodologia STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado).

Indicadores de avaliação de desempenho

Esses indicadores estratégicos são métricas utilizadas para avaliar as competências, potenciais e necessidades de melhorias de cada funcionário. Ou seja, elas indicam os pontos fortes e fracos do colaborador.

Confira abaixo alguns indicadores que podem ser utilizados para avaliar a performance dos funcionários:

    • Taxa de absenteísmo;
    • Índice de retrabalho;
    • Obtenção de metas;
    • Qualidade do trabalho;
    • Taxa de produtividade;
    • Satisfação dos clientes.

Outras metodologias

Avaliar o clima organizacional, a rotatividade de funcionários, o modo como as pessoas se relacionam e a existência de conflitos também ajuda a identificar quais tipos de colaboradores integram a equipe.

Combinando essas informações com os resultados dos indicadores e dos testes de perfil comportamental, a empresa consegue identificar os tipos de funcionários que integram suas equipes de trabalho.

Com base nessas informações, fica mais fácil traçar estratégias para melhorar a gestão de pessoas, refinar os processos de recrutamento e seleção, entre outras ações.

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