Como se tornar indispensável no trabalho?

Como se tornar indispensável no trabalho

Transformações constantes, mão de obra qualificada sobrando, e alta competitividade no mercado de trabalho. Essas são apenas algumas características do cenário atual que os profissionais precisam enfrentar. Nesse contexto, entender como se tornar indispensável no trabalho é um desafio, e um item essencial na carreira de cada indivíduo.

Afinal, em um cenário que exige adaptação e produtividade constante das empresas, os profissionais também precisam mostrar a sua relevância e entregar resultados positivos para assegurar os seus empregos.

Diante disso, surge a pergunta: como enfrentar essa nova realidade do mercado? Como se tornar indispensável no trabalho?

Para responder esse questionamento, neste artigo, explicaremos o que é e como se tornar um profissional indispensável.

Não perca as 10 dicas práticas e eficientes. Continue a leitura!

 

O que significa ser indispensável no trabalho?

Ser indispensável significa ser relevante para a empresa. Para isso, você precisa se destacar em função do seu trabalho, dos seus resultados, do seu conhecimento e da forma como você agrega valor à organização.

Ao atingir essa posição, além de aumentar suas chances de se manter no cargo, fica mais fácil crescer na carreira, negociar uma promoção, e até negociar um aumento de salário.

Vale lembrar que um profissional indispensável não é insubstituível. Afinal, mesmo que você seja extraordinário no que faz, ainda está sujeito a ser dispensado por questões estruturais da própria empresa, entre outros motivos.

Apesar disso, é importante dar o seu melhor e agregar valor ao seu trabalho, uma vez que essas características contribuem para melhorar seu networking e atrair boas oportunidades.

Lembrando que, ao trilhar uma carreira com aprendizado contínuo e agregando valor nas empresas por onde passa, o profissional aumenta a sua empregabilidade não só para a sua empresa atual, mas perante o mercado de trabalho como um todo.

 

Quais são as características de um profissional indispensável?

Antes de entender como se tornar indispensável no trabalho, você precisa conhecer quais as características que esse tipo de profissional deve apresentar.

Geralmente, um profissional indispensável características como:

    • Sólido conhecimento em sua área de atuação;
    • Capacidade de se adaptar rapidamente a situações desafiadoras;
    • Proatividade para identificar problemas e oportunidades;
    • Comunicação clara, concisa e assertiva;
    • Conhecimento sobre as rotinas, procedimentos e políticas da empresa;
    • Criatividade, pensamento crítico e capacidade de propor soluções de problemas;
    • Integridade e ética profissional em todas as suas interações;
    • Alta inteligência emocional;
    • É colaborativo e sabe trabalhar em equipe.
    • Consistência na entrega de resultados positivos acima da média.
    • Profissional chave de confiança e liderança na equipe.

Vale lembrar que nem sempre é necessário apresentar todas essas características para ser considerado um profissional indispensável.

Afinal, a percepção do que é relevante e essencial para empresa pode variar de acordo com os gestores e líderes da organização.

Por isso, em vez de se preocupar tentando desenvolver todas essas características, tente seguir, pelo menos, as dicas abaixo para se destacar na empresa.

 

10 dicas para ser indispensável no trabalho

Quer saber como se tornar indispensável no trabalho? Então, coloque em prática as dicas abaixo:

    1. Seja uma referência na sua área;
    2. Entenda o funcionamento da empresa;
    3. Seja proativo;
    4. Aceite desafios e trabalhe em projetos importantes;
    5. Compartilhe informações;
    6. Aprenda a lidar com conflitos;
    7. Seja confiável;
    8. Melhore as suas habilidades de comunicação;
    9. Peça feedbacks;
    10. Mostre o seu trabalho.

A seguir, trazemos maiores detalhes sobre cada uma das 10 dicas de como se tornar indispensável no trabalho.

1- Seja uma referência na sua área

Se tornar uma referência exige que você aprofunde seu conhecimento na sua área de atuação, se mantenha atualizado e entenda como colocar esse conhecimento em prática.

Assim, você melhora sua capacidade de executar tarefas, agrega valor ao seu trabalho e entrega resultados importantes para a empresa.

Em outras palavras, você se torna um especialista relevante para as operações e a rotina do negócio. Para isso, é importante investir em cursos, treinamentos e capacitações, entre outras estratégias de educação continuada.

2- Entenda o funcionamento da empresa

Você só conhece o funcionamento do seu setor e não tem a menor ideia de como o restante da empresa funciona? Então, está na hora de mudar isso!

Afinal, um profissional indispensável também precisa conhecer as políticas, a rotina, os valores e os processos da empresa como um todo.

O ideal é que você tenha acesso, pelo menos, a informações importantes para entender o fluxo de trabalho e compreender como você pode contribuir.

Assim, talvez você até encontre oportunidades para ser proativo e ajudar a empresa de outras formas.

3- Seja proativo

Ser proativo significa ser capaz de buscar soluções e resolver problemas antes que alguém peça. Ou seja, um profissional proativo age antes de receber um pedido ou uma ordem sobre determinado assunto.

Entregar um relatório antes que a tarefa seja solicitada ou se oferecer para liderar algum projeto, por exemplo, são atitudes proativas.

Dessa forma, você agiliza o fluxo de trabalho, evita a formação de gargalos e ainda facilita a rotina de toda a equipe, inclusive dos gestores.

Esse tipo de profissional é essencial para a fluidez e a otimização do ambiente de trabalho. Por esse motivo, ele tende a ser valorizado por bons líderes.

4- Aceite desafios e trabalhe em projetos importantes

Profissionais que não têm medo de desafios e se comprometem com projetos e tarefas importantes, geralmente, são mais valorizados e recebem melhores oportunidades.

Afinal, essas atitudes demonstram proatividade, vontade de se arriscar e disponibilidade de construir um bom trabalho dentro da empresa.

É claro que, não adianta aceitar desafios se você não está preparado ou disposto a buscar bons resultados. Lembre-se de que é importante ser responsável e produtivo para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de forma consistente, e assim se virar um profissional mais relevante para o sucesso do negócio e se tornar indispensável no trabalho

5- Compartilhe informações

Manter o restante da equipe informada sobre o andamento do trabalho e compartilhar dados importantes para a execução das atividades é crucial para o trabalho em equipe.

Essa postura evita surpresas desagradáveis e desentendimentos, bem como permite que todos se mantenham alinhados e engajados por um mesmo objetivo.

Dessa forma, você se mostra uma pessoa comprometida com o desempenho e os resultados do grupo, fortalecendo seus relacionamentos no ambiente de trabalho.

6- Aprenda a lidar com conflitos

Um dos grandes desafios identificados nos ambientes de trabalho é aprender a lidar com conflitos, divergências e pessoas com personalidades diferentes.

Por esse motivo, mais do que conhecimento, as empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que saibam lidar com essas situações da melhor forma possível.

Portanto, é importante desenvolver uma boa inteligência emocional, uma boa comunicação e o famoso “jogo de cintura” para lidar com essas situações e evitar que os problemas afetem o andamento do trabalho e os resultados da organização.

7- Seja confiável

Ser confiável não significa apenas ser uma pessoa pontual e comprometida com prazos e resultados. Pessoas confiáveis também são honestas, íntegras e coerentes nas suas ações. Por isso, geralmente, elas estão dispostas a ajudar em situações difíceis.

Em outras palavras, a confiança é uma qualidade ligada à ética profissional e, por isso, profissionais confiáveis geralmente são mais valorizados por bons gestores.

8- Melhore suas habilidades de comunicação

Ser um bom comunicador significa saber compartilhar ideias, se expressar de forma clara e objetiva, ter uma escuta ativa e ser empático em todas as suas interações.

Além disso, essa habilidade também está relacionada à capacidade de falar em público, desenvolver uma excelente escrita, e ter um raciocínio lógico estruturado, que são itens importantes para o profissional que pretende se destacar na empresa e se tornar indispensável no trabalho.

Por isso, além da comunicação necessária para manter bons relacionamentos, melhore suas habilidades de expressar e trocar ideias em diferentes contextos, com pessoas distintas, e com perspectivas diferentes da sua. Isso vai fazer a diferença na sua carreira!

9- Peça feedbacks

Os feedbacks são fundamentais para obter insights valiosos que vão orientar a sua carreira e te ajudar a ter sucesso profissional. Isso porque eles permitem que você identifique quais são seus pontos fortes e pontos fracos e entenda como melhorar.

Por isso, se a empresa não tem a cultura do feedback, é importante tomar a iniciativa e pedir a opinião de outros profissionais, especialmente líderes e pessoas mais influentes, a respeito do seu trabalho. E claro, buscar uma melhoria contínua no seu trabalho.

10- Mostre seu trabalho

Não adianta ser produtivo, criativo, manter bons relacionamentos e alcançar bons resultados se ninguém sabe disso. Por isso, se você continua se perguntando como se tornar indispensável no trabalho, você não pode ter vergonha ou medo de mostrar do que você é capaz.

Mostrar as suas competências, compartilhar as suas ideias, suas conquistas e resultados é fundamental nesse processo. Assim, você demonstra o seu valor, chama a atenção da liderança e até consegue gerar novas oportunidades de crescimento.

Conclusão

Embora ninguém seja totalmente indispensável em uma empresa, é importante se dedicar ao trabalho e sempre fazer o seu melhor.

Assim, além de ganhar reconhecimento e receber novas oportunidades, você aumenta suas chances de crescer profissionalmente, se tornar uma referência na sua área e aumentar sua relevância para sua empresa e para demais empresas no mercado de trabalho.

Precisa de ajuda para se destacar em sua carreira? Converse com a equipe da Sim Carreira e obtenha a melhor orientação profissional para alcançar seus objetivos!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.