Próximo passo na carreira profissional: pontos essenciais

Pontos essenciais para dar o próximo passo na carreira profissional

Se você busca crescimento profissional, precisa conhecer as estratégias certas para chamar a atenção de gestores e recrutadores. Para isso, primeiro, você deve conhecer os 10 pontos essenciais para dar o próximo passo na carreira profissional.

Você já deve ter percebido que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo. Nesse cenário, os profissionais que buscam crescimento e destaque na sua área de atuação precisam adotar estratégias eficientes para conseguir boas oportunidades de trabalho.

Pensando nisso, neste artigo, explicaremos quais são esses pontos essenciais para dar o próximo passo na carreira profissional, e atingir os seus objetivos.

 

Como dar o próximo passo na carreira profissional?

Para começar, você precisa conhecer os pontos essenciais para dar o próximo passo na carreira profissional.

Existem pelo menos 10 pontos em que você precisa ficar atento e trabalhar para se destacar profissionalmente. Conheça cada um deles a seguir:

1- Identifique seus pontos fracos e fortes

O primeiro passo para crescer na carreira é entender onde você está, ou seja, quais habilidades e deficiências você tem agora. Em outras palavras, você precisa identificar quais são seus pontos fracos e fortes.

Para facilitar essa análise, você pode começar identificando as habilidades essenciais para a sua área de atuação. Com base nessas informações, você pode fazer uma autoavaliação honesta das suas habilidades atuais e identificar aquelas que precisam ser aprimoradas.

Assim, você pode buscar trabalhos alinhados aos seus pontos fortes, e realizar cursos, treinamentos ou projetos práticos que te ajudem a mitigar ou melhorar os seus pontos fracos.

2- Invista no aprendizado contínuo

As transformações do mercado de trabalho estão ficando cada vez mais rápidas. Por isso, quem não se mantém atualizado tende a ter mais dificuldade para encontrar boas oportunidades ao longo da carreira.

Nesse contexto, investir no aprendizado contínuo é a melhor solução para se manter atualizado e se adaptar às mudanças frequentes na sua área de atuação.

Esse aprendizado contínuo engloba tudo aquilo que promove o aprimoramento constante do trabalhador, como livros, workshops, cursos e treinamentos.

Vale lembrar que acompanhar as novidades e tendências do seu segmento também te ajuda a se manter atualizado em relação ao mercado.

3- Torne-se um especialista na sua área

Profissionais especializados em um determinado nicho ou segmento tendem a ser mais valorizados no mercado de trabalho. Afinal, esse tipo de profissional tem um conhecimento amplo e profundo da sua área de atuação, além de se manter atualizado com as tendências.

Esse conhecimento pode ser útil para empresas que desejam desenvolver projetos ou setores específicos para melhorar seus resultados.

Por isso, investir na sua formação e ganhar experiência na área pode fazer a diferença para chamar a atenção dos empregadores e conseguir oportunidades mais interessantes de trabalho.

4- Desenvolva o pensamento crítico

Além de uma boa formação profissional, você precisa desenvolver a habilidade de analisar situações, avaliar informações, considerar diferentes perspectivas e tomar decisões fundamentadas para resolver ou evitar problemas e encontrar boas soluções.

Em outras palavras, você precisa desenvolver um pensamento crítico, requisito fundamental para te ajudar a identificar falhas, diagnosticar problemas de forma efetiva, encontrar alternativas e tomar decisões mais assertivas.

Todas essas características são bem avaliadas pelas empresas, e são ainda mais valorizadas em cargos de gestão com maior poder decisório.

5- Aprenda a liderar e gerenciar equipes

Dar um próximo passo na carreira profissional pode exigir que você saiba gerenciar processos e pessoas, bem como liderar equipes.

Por isso, mesmo que seu objetivo não seja assumir um cargo de liderança e gestão, desenvolver essas habilidades de relacionamento interpessoal é essencial para o seu desenvolvimento profissional.

Por essa razão, é importante entender os estilos de liderança, se inspirar em bons líderes, e exercitar na prática o seu perfil de liderança, mesmo que não tenha gestão de pessoas.

Você pode explorar as estratégias para desenvolver habilidades de liderança, como aprender a motivar os outros, delegar tarefas, fornecer feedback construtivo, promover a colaboração e assumir a responsabilidade pelo sucesso da equipe.

6- Melhore sua comunicação

Não basta desenvolver habilidades técnicas. O profissional que não sabe transmitir seus pensamentos de forma clara, ouvir atentamente, nem oferecer ou receber feedbacks, dificilmente terá boas oportunidades ao longo da carreira.

Por isso, para dar o próximo passo na sua vida profissional, é essencial que você desenvolva suas habilidades de comunicação verbal, e linguagem não verbal.

próximo passo na carreira

7- Invista em networking

Muitas vezes, as melhores oportunidades para o seu crescimento profissional são encontradas graças a algum contato pessoal ou profissional importante.

Por algum motivo, seja por uma conversa, trabalho em equipe ou qualquer outra razão, essa pessoa se lembra de você quando fica ciente de uma nova oportunidade, desafio ou vaga na empresa ou no mercado de trabalho.

Em função disso, você pode receber uma indicação de emprego ou até obter informações sobre algum processo seletivo com antecedência. E esses são apenas alguns resultados que um networking eficiente pode te proporcionar.

Por esse motivo, se você quiser mesmo dar o próximo passo na carreira profissional, precisa criar uma boa rede de contatos.

8- Construa bons relacionamentos

Mais do que um bom networking, você precisa investir na conexão com as pessoas ao seu redor, mesmo que elas não aparentam ser tão influentes quanto você imagina.

Lembre-se de que construir bons relacionamentos é fundamental para qualquer estágio de sua carreira. Afinal, o ser humano é um ser sociável.

Por isso, além de oportunidades profissionais, construir bons relacionamentos na sua vida pessoal e profissional tem impactos positivos na sua relação com o trabalho, na sua produtividade e engajamento, bem como na sua capacidade de trabalhar em equipe ao longo de sua vida.

9- Dê o seu melhor

Se manter engajado e produtivo no seu trabalho é uma forma de sinalizar sua capacidade de enfrentar novos projetos e desafios.

Afinal, se você entregar bons resultados no seu cargo atual, por que não conseguiria lidar com novas funções e responsabilidades?

Por isso, dê o seu melhor no trabalho, mostre seu esforço e não tenha vergonha de apresentar os seus resultados.

Acredite: essas características chamam a atenção de gestores e líderes realmente interessados em aproveitar seu potencial e fazer a empresa crescer.

10- Demonstre interesse

Do que adianta investir no desenvolvimento de suas habilidades, construir bons relacionamentos, ser produtivo e se preparar para dar o próximo passo na carreira profissional, se você não conta isso para ninguém ou demonstra o seu interesse e capacidade?

Pode parecer algo óbvio, mas muita gente ainda esquece da importância de manter uma postura proativa e demonstrar interesse em novas oportunidades.

Para isso, você pode buscar assumir novos desafios e se envolver com projetos. Converse com seus superiores sobre como você pode apoiar em algumas iniciativas de interesse, e não deixe de se colocar à disposição para apoiar o colega.

Dessa forma, você mostra para as pessoas que você tem interesse em contribuir e até mesmo assumir novas responsabilidades.

Caso surja alguma vaga ou projeto novo, é bem provável que se lembrem do seu comprometimento, vontade, trabalho em equipe, e resultados.

 

Planejamento estratégico é a chave para o sucesso da carreira

Criar um planejamento de carreira estratégico é a melhor forma de garantir que você cumpra os pontos essenciais para dar o próximo passo na carreira profissional e trilhe uma carreira rumo ao sucesso profissional.

Afinal, esse planejamento exige que você tenha um autoconhecimento, analise suas características, defina metas, avalie oportunidades, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento da sua vida profissional.

Dessa forma, você pode tomar decisões mais estratégicas para impulsionar sua carreira, desenvolver suas habilidades e encontrar ou aproveitar boas oportunidades, direcionado para aquilo que você almeja alcançar.

Lembre-se de que você sempre pode contar com o apoio de uma boa orientação profissional para guiar a construção desse planejamento e te ajudar a crescer na carreira.

 

Conclusão

Conhecer os pontos essenciais para dar o próximo passo na carreira profissional é apenas a primeira etapa para crescer e se destacar profissionalmente.

Afinal, é necessário colocar o seu conhecimento em prática, e de forma consistente ao longo de sua trajetória. A boa notícia é que esse empenho geralmente é recompensado com boas oportunidades.

E, lembre-se de que existem consultores de carreiras e job hunters especializados para apoiar você em seu processo de crescimento profissional.

Precisa de ajuda para dar o próximo passo na carreira? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e veja como podemos te ajudar!

próximo passo na carreira

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.