Indicadores Estratégicos de RH: estabelecendo metas

indicadores RH

Você sabia que os indicadores estratégicos de RH são essenciais para o estabelecimento de metas, avaliação da performance da área de recursos humanos e o crescimento da Diretoria e da empresa?

Geralmente, cada Diretoria na organização realiza um desdobramento de metas para suas respectivas áreas de acordo com as diretrizes estratégicas da empresa, permitindo que cada área e cada cargo trabalhem em sinergia para conseguir atingir o crescimento desejado.

Cada meta é acompanhada por indicadores estratégicos, também conhecidos como key performance indicators (kpi), que a poderão ser medidos e gerenciados para avaliar se os profissionais e suas áreas estão conseguindo crescer conforme o esperado.

Neste artigo vamos esclarecer sobre alguns indicadores estratégicos que podem auxiliar o RH em sua evolução. Não perca a leitura!

 

O que são indicadores estratégicos de RH?

Os indicadores são métricas que auxiliam na medição de desempenho das áreas para otimização e aumento do crescimento dos negócios ou minimização e redução de elementos em processos. Os indicadores estratégicos devem ser acompanhados, pois podem direcionar as ações da empresa de tal forma a criar um impacto positivo e uma evolução.

Na área de Recursos Humanos, a Diretoria possui esses indicadores chave e cada um dos subsistemas de RH possui as suas métricas de acompanhamento para assegurar um bom desempenho. Esses controles acontecem por meio dos OKRs (Objectives and Key Results) e KPI (Key Performance Indicator) que permitem um diagnóstico, acompanhamento e implementação de ações para melhoria dos processos através da avaliação das métricas mais relevantes.

 

Quais são os principais indicadores estratégicos?

Dependendo do setor, alguns indicadores são indispensáveis para obtenção dos dados que serão utilizados no planejamento tático e estratégico, tanto da área quanto da empresa. A seguir estão os indicadores mais utilizados na área de RH:

Headcount

Esse é o indicador que mostra a quantidade de profissionais na empresa em um determinado período. Esse indicador é controlado em função da necessidade do custo com profissionais em atuação estar de com o orçamento disponível para a quantidade de pessoas naquele setor. O time de recrutamento trabalha para não ter posições desocupadas.

Prazo de processos seletivos

Processos de recrutamento e seleção requerem planejamento e a principal meta é que o cronograma seja concluído dentro do prazo e com eficiência.

Por isso, medir a quantidade de vagas fechadas dentro e fora do prazo favorece a visão para o que pode estar acontecendo, e se é possível considerar outras possibilidades como, por exemplo, investir em recrutamento interno e externo.

Recrutamento com diversidade

Muitas empresas visam aumentar a diversidade e inclusão do seu quadro e, para isso, acompanham as métricas de contratados que estejam em grupos minoritários ou sub-representados na sociedade, como mulheres, negros, membros da comunidade LGPTQA+, dentre outros.

Turnover

Toda rotatividade causa despesa e quando não é programada pode causar outros problemas, como: sobrecarga na equipe desfalcada e na área de recrutamento e seleção. Além disso, pedidos de demissão constantes mostram que algo não está bem na empresa e faz com que uma investigação mais aprofundada seja necessária, afinal, esse prejuízo não pode permanecer por muito tempo.

Retenção de talentos

Muitas empresas medem a taxa de retenção, que é o oposto da taxa de turnover.

Absenteísmo

Se a empresa tem um alto índice de profissionais que faltam ou se afastam de suas atividades, isso pode ser um indício negativo e deve ser observado de perto.

Assim como o turnover, o absenteísmo prejudica as relações e o trabalho em equipe, razão pela qual descobrir a causa é importante para o atingimento das metas corporativas e para um clima organizacional positivo. O motivo do absenteísmo também é relevante, pois pode indicar problemas de burnout, depressão entre outros impactos na saúde, sejam eles físicos ou emocionais.

Horas Extras

Empresas que trabalham com horas extras geralmente fazem um banco de horas para que horas trabalhadas a mais em um dia, possam ser compensadas com descanso em outro. As horas extras são controladas para assegurar que a folha de pagamento não seja acima do previsto.

Remuneração

Esse é o indicador que vai mostrar se a tabela salarial da empresa está compatível com a das suas concorrentes.

Caso contrário, essa diferença pode desencadear um processo de insatisfação e falta de engajamento, fatores que podem prejudicar todos os indicadores vistos até aqui.

As despesas com pessoas são sempre controladas para que fiquem dentro do orçamento da empresa. Isso significa que os salários, bonificação e demais benefícios pagos são monitorados para evitar um déficit para a área e, ao mesmo tempo, oferecer um pacote de remuneração total atrativo para o profissional.

Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é controlada para acompanhar o potencial e entregas de cada profissional ao longo de sua carreira. Esse acompanhamento é importante para ajudar o profissional em seu plano de desenvolvimento individual e em seu plano de carreira.

Tempo de permanência na empresa

Esse é o indicador que demonstra o tempo médio que os colaboradores permanecem na empresa.

Treinamentos

Investir em capacitação é uma tática fundamental para o aumento da produtividade e entrosamento das equipes, o que inclui a liderança da área. Afinal, o envolvimento de todos somado ao conhecimento é o que gera os melhores resultados.

Avaliação da aprendizagem

Esse indicador vai mostrar se o investimento em treinamentos está gerando o retorno esperado. Por meio de formulários é possível analisar se a absorção do conteúdo aplicado está dentro da média determinada como positiva.

ROI

O retorno sobre investimentos calcula quais são os resultados dos treinamentos aplicados, de acordo com o que foi investido. A partir desse resultado será possível perceber quais são os treinamentos realmente eficientes e eliminar gastos desnecessários com aqueles treinamentos que se demonstrarem pouco eficazes na prática.

Análise de Clima Organizacional

Por meio de pesquisas de clima é possível extrair dados suficientes para auxiliar na tomada de decisões estratégicas e alcançar um índice considerável para o aumento da satisfação dos colaboradores e, com isso, o aumento da produtividade.

Outros Indicadores

Os indicadores para monitorar e gerir a área de RH são muitos e não terminam por aqui. Cada empresa também pode possuir indicadores que considera mais relevante para o seu negócio e/ou enfatizar determinado indicador de acordo com as prioridades do momento.

 

Conclusão

Tudo o que é medido pode ser melhorado, e na área de Recursos Humanos não é diferente. Existem muitos indicadores estratégicos de RH que permitem a gestão de pessoas, processos, prazos e custos que são acompanhados para trazer resultados melhores para a organização.

Ao entender como a empresa avalia o desempenho e direciona os seus esforços, você estará mais bem preparado para atuar em sinergia com o que é esperado e trabalhar de forma bem mais efetiva.

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