Carreira em Y ou Carreira em W: qual é o seu plano?

Carreira em Y e carreira em W são os vários caminhos que podem ser traçados para um futuro profissional de sucesso e realizações, mas nem sempre as pessoas se preocupam com isso quando escolhem a profissão que acreditam ser a mais compatível com seu perfil, e acabam desistindo ou mudando a rota no meio do processo.
Carreira em Y ou Carreira em W

Carreira em Y e carreira em W são os vários caminhos que podem ser traçados para um futuro profissional de sucesso e realizações, mas nem sempre as pessoas se preocupam com isso quando escolhem a profissão que acreditam ser a mais compatível com seu perfil, e acabam desistindo ou mudando a rota no meio do processo.

Não há nada de errado em elaborar novas estratégias e seguir um novo trajeto ocupacional que ofereça maior bem-estar e felicidade, afinal, a consequência de amar o que faz é a recompensa tanto financeira quanto na qualidade de vida.

No texto a seguir, vamos falar sobre as trajetórias que uma carreira pode alcançar no ambiente corporativo e como definir a rota mais adequada de acordo com seus objetivos. Continue a leitura!

Carreira em Y ou carreira em W

O início das mudanças

 Durante anos no mercado de trabalho, os profissionais buscavam em cargos de liderança o prestígio e o reconhecimento financeiro que os daria a estabilidade de uma carreira, com uma visão um pouco distorcida de que isso seria sinônimo de sucesso.

Porém, com o passar do tempo e as mudanças constantes, percebeu-se que as vagas de liderança eram insuficientes para suprir toda a demanda de candidatos disponíveis, transformando essa escalada linear, uma carreira em I, em um grande obstáculo para os negócios.

Com isso, as empresas precisaram se reinventar internamente e olhar com mais sensibilidade para o seu corpo funcional, nesse processo não foi difícil perceber a quantidade de talentos que estavam sendo ignorados simplesmente porque não atendiam aos requisitos de liderança.

Essas observações deram início ao investimento nos profissionais que tinham aptidões mais técnicas e poderiam agregar conhecimento à empresa, e também ao reconhecimento da importância dos líderes na gestão de equipes para se alcançar resultados cada vez melhores. Assim, foi criada a carreira em Y, que exploraremos melhor a seguir.

 

Carreira em Y

 A partir da necessidade de equiparar os talentos com competências técnicas essenciais para o crescimento da empresa e os profissionais com perfil de liderança e ótimos rendimentos na função, a carreira em Y ofereceu uma oportunidade de escolha para os talentos com alta performance dentro da instituição.

Para um melhor entendimento, o formato da letra sugere que o colaborador tem 2 alternativas de carreira profissional conforme seu perfil: se tornar um especialista na função que exerce, agregando conhecimento técnico para a organização ou se desenvolver na área de liderança, pois suas qualidades apontam para a gestão de pessoas, busca por resultados e gestão estratégica nos negócios.

Lembrando que a carreira em Y oferece o mesmo reconhecimento e benefícios ao profissional técnico e ao profissional gestor, pois ambos têm igual nível de importância dentro da organização.

A diferença é que que, quando o profissional tem maior aptidão para exercer o cargo de liderança, segue um trajeto mais holístico de gestão. Em contrapartida, quando o profissional prefere virar especialista em um assunto, seu know-how técnico é profundo e assim possui pleno domínio da teoria e da prática para desempenhar de acordo com o seu campo de atuação.

 

Vantagens da Carreira em Y

 Com o investimento na carreira em Y dos colaboradores, a empresa desperta para uma série de benefícios que são vistos quase que imediatamente.

Alguns dos benefícios mais visíveis da carreira em Y são:

  • inovação: os profissionais estão mais focados em criar produtos ou serviços, a fim de elevar a credibilidade e lucratividade da empresa, tanto com profundidade técnica quanto com excelência em gestão;
  • reinvenção: otimização de processos já utilizados, elevando a eficácia e evitando retrabalhos;
  • aplicação de conhecimentos: com alta performance, o colaborador aprimora sua técnica e busca novas capacitações para resultados cada vez melhores;
  • valorização da diversidade: com um olhar mais clínico, o RH da empresa é capaz de identificar os talentos que se destacam por ter um perfil de liderança ou altas habilidades técnicas e isso é fundamental para que haja imparcialidade na efetivação das promoções, impulsionando a meritocracia.

Agora, após conhecer a carreira em Y, vamos entender como funciona a carreira em W.

 

Carreira em W

 A carreira em w foi criada a partir da percepção por parte das empresas de que nem sempre oferecer apenas duas opções de desenvolvimento ao colaborador o fazia mais motivado e engajado, como é o caso da carreira em Y.

Principalmente quando falamos das novas gerações de profissionais, a maioria deles se aperfeiçoa com uma visão generalista da função escolhida e querem transitar em todas as vertentes da empresa, tanto na área técnica quanto na gestão de equipes.

Por esse motivo, a carreira em W nada mais é do que uma terceira opção, pois esse “W” significa a junção de dois “Y” (YY), isto é, o profissional não se sente obrigado a escolher somente um caminho durante sua trajetória profissional.Um bom exemplo de carreira W é o gerente de projetos: profissional com grande capacidade técnica, mas que também exerce a liderança de equipes de acordo com a demanda.

É importante deixar claro que a carreira em W não se destina aos profissionais sem foco ou que não sabem o que querem, mas a talentos que desejam estar preparados para desempenhar funções diversas dentro da organização e oferecer melhores resultados.

 

Vantagens da Carreira em W

 Com as empresas focadas na contratação de profissionais cada vez mais completos, que não sejam especialistas em uma determinada função, mas que tenham uma visão generalista do negócio, a carreira em W preenche esses requisitos com louvor.

Além disso, colaboradores com esse perfil tendem ter passado por experiências distintas em outros setores e, devido a essas diversas exposições, podem estar mais preparados para resolverem demandas inesperadas.

Outra vantagem da carreira em W em relação à carreira em Y é que as empresas que investem nesse perfil são mais eficazes na atração e na retenção de talentos, pois os profissionais são incentivados a exercer múltiplas funções, tornado sua trajetória profissional mais dinâmica e em constante desenvolvimento.

 

Plano de carreira profissional

 Se estiver em dúvida sobre qual plano construir para sua carreira profissional, seja uma carreira em I, uma carreira em Y ou uma carreira em W, entenda que não existe certo ou errado, desde que a pessoa se desenvolva e invista da forma que está mais alinhada com os seus objetivos.

Independentemente de qual seja a sua escolha, sempre tenha em mente algumas dicas fundamentais para desenvolver o seu plano de carreira.

 

Autoconhecimento

 Processo importante para tudo, tanto na vida pessoal quanto na profissional, o autoconhecimento ajuda na identificação das suas competências através de suas habilidades e preferências.

A partir disso, a pessoa consegue identificar os pontos fortes e de melhoria, descobrindo se, dentre essas dificuldades, há alguma que impacta diretamente no desenvolvimento de sua carreira. Assim, ela poderá buscar a solução para uma melhoria contínua.

 

Metas definidas

 Pensar no futuro não significa ser uma pessoa ansiosa e sim como o profissional quer estar daqui a 5 ou 10 anos. Por isso, é importante definir as estratégias de como fazer para alcançar essas metas. Com planejamento, organização e foco, o objetivo se torna cada vez mais próximo.

 

Alinhamento

 Buscar por empresas que investem no mesmo plano de carreira escolhido pelo talento é essencial para o sucesso da trajetória. Pois a compatibilidade é um ótimo estímulo para o desempenho com excelência da função escolhida.

 

Em verdade, não importa se a você se identificar mais com a carreira em Y ou com a carreira em W, desde que seja protagonista da sua própria história. E, caso o plano inicial não vá de acordo com o planejado, não desista de perseguir sua realização profissional!

Gostou do conteúdo? Entre em contato com nossos especialistas, pois temos a metodologia certa para impulsionar e direcionar sua carreira!

 

Precisa de ajuda?