As técnicas de recrutamento e seleção são métodos utilizados pelos recrutadores para atrair e avaliar os candidatos às posições disponíveis na empresa.
Por meio dessas técnicas, é possível identificar com precisão qual candidato está alinhado à cultura organizacional e se ele apresenta as real skills necessárias para o cargo.
Ou seja, a utilização dessas estratégias de recrutamento é essencial para encontrar os melhores profissionais para a empresa.
Neste artigo, explicaremos quais são essas técnicas, suas características e quando elas podem ser utilizadas.
Quais são as principais técnicas de recrutamento e seleção?
Existem várias técnicas de recrutamento e seleção que podem ser adotadas para encontrar candidatos compatíveis com o que a empresa precisa.
Confira abaixo as 8 melhores estratégias que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo.
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- Recrutamento interno;
- Indicação de funcionários;
- Banco de talentos;
- Parceria com universidades e escolas técnicas;
- Inbound Recruiting;
- Staff loan;
- Recrutamento social;
- Headhunting.
8 melhores técnicas de recrutamento e seleção
1. Recrutamento interno
E se a pessoa que a empresa procura já fizer parte do seu quadro de funcionários?
Essa pergunta é um dos pilares do recrutamento interno, técnica que visa encontrar os profissionais mais adequados para a posição disponível dentro da própria organização.
A principal vantagem dessa técnica é que a empresa pode contratar alguém cuja personalidade, trabalho e caráter já são conhecidos.
Além disso, esse método é uma oportunidade para aproveitar as potencialidades dos colaboradores e desenvolver talentos na própria empresa.
A realização desse tipo de recrutamento pode até motivar os funcionários, que enxergam esse processo como uma possibilidade de crescer na carreira.
O recrutamento interno também é uma boa estratégia para preencher posições que exigem um conhecimento profundo sobre a estrutura e cultura organizacional.
E por ser um processo que ocorre dentro da empresa, ele é considerado um método mais econômico, fácil e rápido de contratar talentos para o negócio.
2. Indicação de funcionários
Criar programas de indicação de funcionários é uma estratégia que oferece várias vantagens. A principal delas é a possibilidade de contratar alguém de confiança, cujo trabalho e personalidade são conhecidos por algum funcionário da empresa.
Essa indicação acelera o processo seletivo e ainda permite a admissão de profissionais que, em um primeiro momento, talvez não se candidatem à vaga.
Além desse benefício, o programa de indicação motiva os colaboradores a indicarem profissionais realmente qualificados para o negócio. Isso porque, normalmente, a empresa concede um bônus para o colaborador que participa desse programa.
No entanto, uma indicação por si só não deve definir a contratação de um funcionário. A empresa pode até priorizar o candidato indicado, mas deve realizar outras avaliações para confirmar se vale a pena contratar esse profissional.
3. Banco de talentos
Criar um banco de talentos é outra técnica eficiente de recrutamento e seleção. Esse banco pode ser criado no site da empresa ou por meio de formulários e plataformas ATS.
Após sua criação, ele pode ser divulgado no site e redes sociais da organização, permitindo que os profissionais interessados possam cadastrar seus currículos, anexar portfólios e até fazer testes comportamentais.
Esses dados ficam armazenados no sistema interno da empresa. Assim, quando tiver uma posição disponível, em vez de anunciar a vaga e esperar por candidaturas, o recrutador pode simplesmente consultar esse banco de talentos com talentos já cadastrados.
Essa estratégia é especialmente útil para preencher cargos que apresentam maior rotatividade de funcionários, problema que pode ocorrer até mesmo em organizações com uma taxa de turnover baixa.
4. Parceria com universidades e escolas técnicas
Buscar profissionais em universidades e escolas técnicas é uma técnica de recrutamento eficaz para encontrar candidatos para vagas de estágio, trainee, jovem aprendiz e posições júnior.
Afinal, essa estratégia facilita o contato com jovens talentos que buscam oportunidades para entrar no mercado de trabalho e que estão dispostos a aprender.
Isso agiliza o processo seletivo para posições que não exigem muita experiência, nas quais a empresa está disposta a investir em treinamento e capacitação.
5. Inbound Recruiting
O Inbound Recruiting é uma estratégia de recrutamento que se baseia nos princípios do chamado Inbound Marketing, que busca atrair clientes potenciais através de conteúdo relevante e personalizado.
Seguindo essa mesma lógica, o Inbound Recruiting visa atrair talentos para a empresa a partir da criação de conteúdos relevantes relacionados ao setor, à cultura da empresa e às conquistas do negócio. Isso pode ser feito por meio de blogs, vídeos, redes sociais, entre outros canais de comunicação.
O objetivo é desenvolver e promover uma imagem positiva da empresa como empregadora, melhorando sua reputação e despertando o desejo das pessoas de trabalhar para a organização.
Isso cria um funil contínuo de candidatos interessados e alinhados com a cultura da empresa, facilitando o processo seletivo quando há oportunidades disponíveis.
6. Staff loan
O staff loan é uma técnica de recrutamento e seleção em que um funcionário é temporariamente cedido a um departamento ou unidade da empresa.
Na prática, esse é um método que envolve um tipo de contratação temporária especial. Nesse caso, o processo de contratação é mais barato e menos burocrático, já que a empresa não gasta com a admissão de funcionários. Em vez disso, ela investe na sua redistribuição ou contratação de um serviço que aloca um funcionário temporário em seu quadro.
Normalmente, o staff loan é adotado quando essa organização precisa da expertise de funcionários especializados para realizar tarefas ou projetos específicos.
Ela também pode ser utilizada para fornecer mão de obra qualificada durante processos de expansão e reestruturação do negócio, bem como para cobrir as férias e licenças de algum colaborador.
No entanto, esse empréstimo de funcionários deve ser feito de forma estratégica, para que as mudanças não prejudiquem a rotina do setor ou unidade que “empresta” o colaborador.
A empresa também pode contratar um serviço de alocação de mão de obra temporária para alocar no projeto, porém deve avaliar bem as implicações dessa solução.
Por isso, o staff loan deve ser bem planejado e gerenciado para garantir que tanto a empresa quanto os funcionários envolvidos sejam beneficiados.
7. Recrutamento social
O recrutamento social é uma técnica de seleção que consiste no contato com os potenciais candidatos por meio das redes sociais. Normalmente, ele ocorre através do LinkedIn, plataforma conhecida por conectar profissionais, empresas e clientes.
O recrutador pode utilizar essa ferramenta para buscar candidatos de forma ativa, já que os profissionais disponibilizam seus currículos, portfólios, experiências e até referências no seu perfil do LinkedIn.
Por ser uma rede social, essa ferramenta também permite a publicação de posts e artigos, o que também ajuda a empresa a construir sua estratégia de Inbound Recruiting. A organização ainda pode utilizar o LinkedIn como um canal de divulgação para anunciar vagas e receber currículos dos candidatos.
Vale lembrar que a empresa também pode utilizar outras redes sociais para fazer esse recrutamento, como Facebook e o Instagram entre outros.
No entanto, o LinkedIn geralmente é mais utilizado por oferecer recursos que facilitam a busca e o contato com profissionais de todas as áreas.
8. Headhunting
O headhunting é uma técnica de recrutamento especializado realizada pelos chamados headhunters ou caçadores de talentos. Aliás, o termo “headhunting” pode ser traduzido literalmente como “caça de cabeças”, indicando a busca ativa por profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.
A prática é uma abordagem proativa e personalizada para encontrar os candidatos mais adequados para as necessidades específicas de uma empresa.
Os headhunters utilizam essa técnica para ajudar empresas a identificar e atrair pessoas capacitadas para as vagas disponíveis.
Geralmente, essa estratégia é utilizada quanto a empresa precisa de profissionais altamente qualificados para cargos de alta complexidade, posições estratégicas ou vagas confidenciais. Por exemplo, para cargos como CEOs, diretores e gerentes executivos.
Use as técnicas de recrutamento e seleção de forma estratégica!
O uso dessas técnicas de forma isolada não garante uma contratação assertiva. Mais do que conhecer esses métodos, é preciso saber utilizá-los de forma eficaz para atingir o objetivo de contratar pessoas adequadas para a empresa.
Dependendo da complexidade do cargo e do nível de dificuldade para preencher essa posição, pode ser necessário combinar diferentes métodos ou aplicá-los em momentos distintos do processo seletivo.
Sem essa visão estratégica, a empresa corre o risco de não encontrar profissionais adequados para o cargo e ainda pode desperdiçar recursos contratando uma pessoa inadequada para a posição.
Em caso de dificuldade para encontrar os melhores profissionais para a empresa, considere o apoio de uma consultoria especializada em recrutamento.
Esse tipo de consultoria conta com um time de especialistas que auxiliam as empresas a definir e aplicar técnicas de recrutamento e seleção de modo eficiente. Assim, acertar na contratação fica muito mais fácil.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado