Seleção de candidatos: o que é, por que investir e como fazer

Seleção de candidatos

A seleção de candidatos é uma etapa importante do processo de recrutamento realizado pelas empresas. Afinal, ela é estruturada para facilitar a identificação do profissional mais adequado para a vaga.

Para isso, essa seleção é composta por etapas que facilitam a identificação do candidato que apresenta as soft skills e hard skills necessárias ao cargo. Ao mesmo tempo, ela ajuda a encontrar os profissionais mais alinhados à cultura da empresa.

No entanto, esses resultados são obtidos apenas quando a empresa sabe como fazer a seleção de candidatos de forma eficaz. Ou seja, ela sabe aplicar estratégias específicas que facilitam a contratação dos melhores profissionais.

Caso a empresa não invista nessas práticas, poderá enfrentar problemas causados pela contratação de um profissional inadequado para a vaga.

Para ajudar os negócios a evitarem esses problemas, neste artigo, explicaremos como estruturar e tornar a seleção de candidatos em um processo eficiente.

 

Por que investir em uma seleção de candidatos mais eficiente?

Encontrar o candidato ideal para a vaga não é tão simples quanto parece. Isso exige tempo, esforço, investimentos e a aplicação de diferentes estratégias.

Apesar disso, muitas empresas ainda têm dificuldade de acertar na contratação de pessoal, o que pode gerar problemas operacionais, baixa produtividade e até alta rotatividade de funcionários.

Um dos motivos que explicam essa dificuldade é a adoção de um processo ineficiente de seleção de candidatos. Essa ineficiência pode ser resultado de vários fatores.

Nem todas as empresas contam com um setor de Recursos Humanos (RH) estratégico. Ou seja, profissionais que saibam aplicar técnicas efetivas de recrutamento para cargos confidenciais, por exemplo.

Também existem organizações que priorizam a contratação de profissionais por indicação. Embora essas indicações sejam importantes, podem ser limitadas.

Por isso, empregar esforços para identificar as falhas relacionadas à seleção de profissionais e solucioná-las é tão relevante para a organização.

Assim, a empresa torna suas contratações mais assertivas, o que ajuda a reduzir o turnover, fortalecer a cultura organizacional e formar equipes mais produtivas e eficientes.

 

Quais profissionais são responsáveis pelo processo de seleção de candidatos?

Um dos fatores que explicam a adoção de processos seletivos ineficientes está relacionada aos profissionais responsáveis por esse processo. A decisão de contratar um funcionário não deve ser exclusiva apenas do dono da vaga ou do recrutador, por exemplo.

O ideal é que essa decisão seja tomada com a validação da área de negócio e do RH. Assim, os candidatos podem ser avaliados sob diferentes perspectivas, contribuindo para a identificação do profissional mais compatível com o perfil que a empresa busca.

Além do empregador ou da liderança da empresa, o ideal é que esse processo de seleção seja construído e gerenciado com o apoio de um recrutador, profissional especializado na atração e seleção de talentos para a empresa.

Se necessário, a organização ainda pode contar com o apoio de um headhunter, um tipo de recrutador especializado na busca ativa de profissionais para cargos estratégicos.

A participação de um psicólogo também faz a diferença ao longo do processo seletivo. Afinal, esse profissional é capacitado para conduzir e avaliar aspectos psicológicos e comportamentais dos candidatos. E isso pode ser decisivo na hora de decidir qual deles vai se adaptar ao time e aos valores da empresa.

Vale lembrar que não é necessário contar com o apoio de todos esses profissionais ao longo do processo de seleção. A recomendação é que a empresa considere a possibilidade de contratar esses profissionais para ajudá-la a encontrar os melhores talentos para suas vagas.

 

Como fazer uma seleção de candidatos eficiente?

Esse processo de seleção pode envolver a realização de diferentes etapas e aplicação de várias estratégicas.

Isso é fundamental para avaliar as qualificações técnicas, os aspectos comportamentais e a compatibilidade dos candidatos com a equipe e a cultura organizacional.

A definição dessas estratégias e etapas do processo seletivo dependem dos objetivos da empresa, das posições que devem ser preenchidas, entre outros aspectos.

Em geral, um processo seletivo eficiente precisa contar com pelo menos as seguintes etapas:

Construção de uma marca empregadora atrativa

A marca empregadora, também conhecida como employer branding, representa a forma como candidatos, funcionários e até clientes enxergam a organização como um local de trabalho.

Para construir ou melhorar essa percepção externa, o primeiro passo é investir na valorização dos seus colaboradores. Mais do que uma boa política salarial, ela também precisa investir em medidas que melhorem a experiência dos funcionários.

Por exemplo, melhorias no ambiente de trabalho, oportunidades de crescimento profissional, investimento no aprendizado contínuo dos colaboradores, entre outras estratégias.

Vale lembrar que também é importante investir na divulgação da cultura da empresa. Isso é fundamental para tornar a organização mais conhecida e melhorar a percepção do público sobre a empresa.

Planejamento do processo seletivo

Outra etapa crucial para um processo seletivo mais eficiente é investir em um bom planejamento. O primeiro passo para criar esse plano é identificar as necessidades da empresa e o perfil profissional que ela busca para a posição que precisa ser preenchida.

Baseado nessas informações, é possível estabelecer quais etapas, estratégias e critérios de avaliação devem ser utilizados para avaliar o desempenho dos candidatos.

Triagem de currículos

A triagem de currículo busca filtrar quais candidatos aparentam estar mais alinhados com a descrição do cargo. Isso é fundamental para reduzir o número de candidatos avaliados em entrevistas e outras etapas da seleção.

Para tornar essa triagem mais eficiente, o recrutador pode utilizar diferentes estratégias. Por exemplo, utilizar softwares de recrutamento e inteligência artificial para identificar palavras-chave e acelerar a seleção.

Estruturar boas entrevistas de emprego

As entrevistas são etapas decisivas do processo seletivo. Afinal, elas podem ser usadas de forma estratégica pelo recrutador para descobrir o verdadeiro potencial do candidato. Ou seja, suas habilidades técnicas e comportamentais que nem sempre estão claras no currículo.

Para obter essas informações, o recrutador também pode adotar diferentes estratégias. Por exemplo, fazer perguntas clássicas, preparar entrevistas estruturadas, investir em entrevistas técnicas, entre outros métodos.

Lembrando que a escolha dessas práticas varia de acordo com a posição e o perfil profissional buscado pela empresa.

Aplicar testes específicos

Fazer testes práticos e comportamentais também ajuda a avaliar aspectos psicológicos e técnicos dos candidatos. Ou seja, aplicar esses testes pode resultar em informações relevantes para a escolha do melhor candidato para a vaga. O tipo de teste pode variar de empresa para e empresa e posição para posição.

Contratar uma consultoria de RH

Empresas que enfrentam problemas com rotatividade de funcionários, dificuldade para preencher uma posição específica ou qualquer outra necessidade relacionado a seleção de candidatos, podem considerar a contratação de uma consultoria de RH.

Esse tipo de consultoria é formada por um time de recrutadores e headhunters que ajudam o negócio a estruturar e executar todas as etapas da seleção de candidatos de forma mais estratégica e eficiente.

Assim, fica mais fácil acertar na contratação e criar times de alta performance que potencializam o crescimento da empresa.

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