Separar a vida pessoal da vida profissional ou conseguir conciliar essas duas esferas tem sido algo bastante desafiador para os funcionários. Muitos gostariam de ter um guia do funcionário sobrecarregado para saber lidar melhor com essa situação.
A transformação digital tem tornado o mundo, as relações de trabalho e a dinâmica da sua vida pessoal, no conforto de sua casa, cada vez mais indistinguível e complexa com a rotina da vida profissional, que também passou a ganhar espaço na privacidade de sua casa através do modelo de trabalho remoto e toda transformação digital do mundo
A seguir, vamos trazer algumas dicas e um guia do funcionário sobrecarregado para separar a vida profissional da vida pessoal.
É possível ser um trabalhador saudável?
Os trabalhadores estão sempre à procura de um equilíbrio perfeito entre trabalho e vida. No entanto, nem sempre é possível ser um trabalhador saudável com as atuais estruturas de trabalho. O excesso de trabalho é a norma em muitos locais de trabalho, o que se tornou uma cultura que não somos mais capazes de mudar da noite para o dia.
O objetivo de encontrar um equilíbrio perfeito também pode causar estresse por si só. Muitos trabalhadores que conseguem gerenciar as demandas da vida pessoal e vida profissional entendem que um equilíbrio perfeito não existe, mas conseguem gerenciar o desequilíbrio para conseguir descansar e se energizar nos momentos de descanso, e ser produtivo nos momentos de trabalho.
Como lidar com o estresse no local de trabalho
O estresse no trabalho pode acontecer com qualquer pessoa, mas é mais comum em pessoas que têm empregos exigentes. É importante saber como lidar com o estresse no local de trabalho para evitar o esgotamento e a síndrome do burnout.
O primeiro passo que serve como guia para o funcionário sobrecarregado é reconhecer que você está enfrentando sobrecarga de trabalho e tomar medidas para evitá-la no futuro. O segundo passo é saber o que lhe causa estresse e sobrecarga de trabalho para que você possa evitá-lo.
Exemplos para refletir
- Você deve ir ao escritório quando estiver doente?
Muitos empregadores esperam que seus funcionários venham trabalhar, mesmo quando estão doentes. Mas é realmente uma boa ideia?
É um equívoco comum pensar que você deve trabalhar com resfriado ou gripe, mas na realidade isso pode piorar seus sintomas e infectar seus colegas de trabalho. Se você não está se sentindo bem, então é melhor ficar em casa e melhorar para o bem da sua saúde e dos seus colegas de trabalho.
Ainda, a mera sensação de trabalhar doente é terrível e pode gerar uma lembrança muito ruim para o funcionário, contribuindo para que ele goste menos do ambiente profissional.
- Qual é o seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal e o que isso significa para você?
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um termo bastante usado para descrever a relação entre o trabalho de uma pessoa e sua vida pessoal. Esse equilíbrio não significa que a pessoa está gastando a mesma quantidade de tempo para a vida pessoal e profissional.
Quando se fala sobre equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o equilíbrio faz referência à necessidade de um indivíduo sentir que está gastando tempo suficiente realizando suas tarefas de trabalho, ao mesmo tempo em que tem tempo suficiente disponível para sua família, amigos e outros interesses pessoais.
Esse equilíbrio é importante porque pode afetar a saúde mental e o bem-estar de um indivíduo. Por exemplo, se alguém não tem um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, pode experimentar esgotamento no trabalho, onde não consegue mais desfrutar do que faz ou encontrar algum significado nisso e ter as suas relações pessoais e saúde prejudicada.
5 dicas sobre como evitar a sobrecarga
Se você é um profissional que está buscando um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, confira a seguir as 5 dicas sobre como evitar a sobrecarga no trabalho:
- Agende e priorize suas tarefas:
- Cuide-se:
- Faça pausas:
- Delegue tarefas a outras pessoas:
- Crie uma lista do que você quer fazer no futuro
Dicas de como pedir ajuda pela sobrecarga no trabalho
Além de buscar as 5 dicas sobre como evitar a sobrecarga, caso você esteja vivenciando um momento de intenso trabalho, confira as dicas de como pedir ajuda pela sobrecarga no trabalho.
Pedir ajuda é essencial, burnout é um problema sério que afeta muitas pessoas. O impacto da sobrecarga do trabalho afetará você e suas relações pessoais e profissionais.
O burnout pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer profissão e pode ser causado por uma variedade de fatores. A melhor maneira de evitar o esgotamento é cuidar de si mesmo. Isso inclui dormir o suficiente, comer bem e evitar fatores de estresse fora do escritório, como mídias sociais e drama pessoal. Muitas pessoas também recorrem a válvulas de escape, como exercícios físicos.
Se você está tendo dificuldades de sobrecarga, não deixe de pedir ajuda ao seu chefe e considere delegar algumas tarefas para outra pessoa da sua equipe. Inclusive, se você não tiver certeza de como delegar, peça conselhos ao seu chefe ou compartilhe seu dilema com um colega mais experiente.
Como pedir ajuda ao seu chefe?
A melhor maneira de pedir ajuda é primeiro identificar o problema e depois apresentar uma solução. Por exemplo, se você está sobrecarregado de trabalho e precisa de mais recursos, pode mostrar ao seu chefe uma lista de tarefas que você concluiu na semana passada. Isso demonstrará que você é mais do que capaz de lidar com a carga de trabalho.
A seguir estão algumas outras dicas sobre como pedir ajuda ao seu chefe.
- Se for muito difícil falar sobre seus problemas com seu chefe, tente conversar com alguém que esteja do lado dele ou tenha um relacionamento melhor com ele;
- Certifique-se de ter feito todo o possível antes de pedir ajuda, como fazer um esforço para concluir tarefas e delegar sempre que possível;
- Certifique-se de que você tem um plano de backup caso eles digam não.
O que você pode fazer se já estiver enfrentando sobrecarga?
Se você já está com sobrecarga no trabalho, é importante dar um passo para trás e avaliar a situação. Ao se perguntar o que você pode fazer se já estiver enfrentando sobrecarga, pode ser útil identificar a raiz do problema, para que você possa encontrar uma solução.
Guia do funcionário sobrecarregado
A melhor maneira de voltar aos trilhos é fazer uma pausa.
É bom fazer pausas para evitar o esgotamento, que pode levar a muitos outros problemas. As pausas podem ser tão pequenas quanto dar um passeio ao ar livre ou até tirar uma semana de folga do trabalho. Fazer essas pausas e estabelecer outros mecanismos de gerenciamento do estresse permitirá que você e seu cérebro tenham tempo para recarregar e voltar aos trilhos.
Conclusão
O guia do funcinoário sobrecarregado pode ter muitas dicas para auxiliar o individuo a conciliar melhor a sua vida pessoal e profissional. Cada vez mais, a dinâmica do mundo faz com que a relação entre o tempo pessoal e tempo profissional fique cada vez mais complexa.
Por isso, cuide do seu tempo e de sua energia para não ficar sobrecarregado, mas ao se deparar com essa situação, não deixe de buscar alternativas e pedir ajuda para lidar com a sobrecarga.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado