EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Controle o medo de ficar desempregado: avance na carreira

Medo de ficar desemprego

Em algum momento de sua trajetória profissional, quase todo mundo já sentiu medo de ficar desempregado e esse sentimento é mais comum do que se imagina. Os empreendedores também não estão livres desse sentimento, pois, quando se é dono de uma empresa, a atenção a todos os aspectos do negócio e a necessidade de estar um passo à frente podem trazer grandes tensões e receios.

Se você está passando pelo sentimento de medo de ficar desempregado, não se sinta sozinho. Com o mercado de trabalho voltando lentamente a se movimentar após a pandemia e com o índice de desemprego ainda elevado, é quase impossível não pensar nessa possibilidade.

Porém, em vez de ficar apenas sofrendo com esse medo e gerando gatilhos que podem prejudicar a sua saúde mental, leia o nosso conteúdo e descubra que esse medo pode ser o impulso que você tanto precisa para avançar na carreira. Então, controle o medo de ficar desempregado e avance em sua carreira! Ficou curioso? Então não perca a leitura!

 

A saúde mental e o mercado de trabalho

A sociedade 5.0 está colhendo os avanços da tecnologia em tempo real e isso é assustador para quem está ativo no mercado, pois as mudanças podem acontecer em fração de segundos e essas podem ser um dos principais carros-chefes para as crises de ansiedade, burnout, estresse e desmotivação por parte dos colaboradores.

Por isso, é tão importante conhecer as doenças que podem nos afetar no ambiente de trabalho, pois elas são as principais causadoras de afastamentos. Quando conhecemos os transtornos que podemos ter, ainda há tempo para buscar auxílio especializado antes que a situação piore.

As empresas também devem fazer a sua parte, zelando para que a saúde mental de seus colaboradores seja preservada e, mesmo em caso de demissão, garantir que o offboarding possa prestar todo o auxílio necessário ao colaborador que está deixando a empresa.

 

Dicas para evitar o medo de ficar desempregado

É inevitável que o medo de ficar desempregado apareça ocasionalmente para assombrar as nossas mentes e nos tirar da zona de conforto. Mas vamos pensar pelo lado bom: se o medo não existisse, talvez seríamos menos cuidadosos e até imprudentes com as nossas decisões. Além disso, de onde tiraríamos a coragem para enfrentar o medo de ficar desempregado?

O medo é algo que existe, e é um sentimento importante de ter, porém ele não deve ser uma trava na sua vida. É necessário saber lidar com o medo e controlá-lo. A seguir, vamos conhecer algumas dicas para ajudar você a controlar o medo de ficar desempregado!

 

  1. Faça um planejamento financeiro

Ninguém sabe quando os momentos difíceis baterão à porta, então esteja pronto financeiramente.

Reserve um valor mensal e deixe registrado que é para ser usado somente em casos de real necessidade. Caso um imprevisto aconteça ou você queira mudar de direção na carreira, ter essa reserva o deixará mais seguro.

 

  1. Analise seu cenário atual

Entenda perfeitamente em que posição da carreira você se encontra atualmente e, a partir disso, decida onde deseja chegar.

O autoconhecimento é fundamental para que as nossas decisões sejam pautadas na realidade e não em algo que existe somente na nossa cabeça. Não se assuste se essa etapa lhe mostrar aspectos que você não gostaria ou não esperaria conhecer sobre si mesmo.

 

  1. Avalie suas competências

As soft skills e as hard skills (competências comportamentais e competências técnicas) são essenciais em uma carreira.

Pensando nisso, analise a função que você almeja e faça um checklist das habilidades necessárias e compare com as que você possui atualmente. Isso vai nortear suas próximas ações.

 

  1. Planeje os próximos passos

Ao ler o passo 2, você descobriu que não está onde gostaria na sua carreira?

Então, esse é o momento de planejar detalhadamente cada passo que você deve dar para chegar onde quer, seja na área em que você atua ou em uma transição de carreira.

O importante é que o plano de carreira tenha metas atingíveis e compatíveis com o seu objetivo e suas habilidades.

 

  1. Mantenha seus passos em segredo

Não divida seus planos com pessoas que podem não agregar ou mesmo desmotivá-lo a prosseguir. Contar com pessoas que nos impulsionam e nos ajudam a crescer é um dos grandes antídotos para combater o medo.

 

  1. Busque o conhecimento

Uma forma de lidar com a insegurança de perder o emprego é praticar o lifelong learning (aprendizado contínuo). É o conhecimento que vai fortalecer sua mente e deixá-lo mais seguro e confiante, tanto para executar as tarefas atuais, quanto as que você planejou.

Buscar o conhecimento é a melhor maneira de não estagnar na carreira e ampliar os horizontes – além de fazer muito bem para a saúde mental.

 

  1. Amplie sua rede de contatos

Mantenha o seu LinkedIn sempre atualizado e passe a seguir pessoas que te inspiram. Também é importante retomar aquela conversa com profissionais que podem ajudá-lo com dicas ou até mesmo uma indicação.

O networking é fundamental para quem deseja se manter ativo no mercado e para impulsionar a carreira de outras pessoas.

 

  1. Atualize seu currículo

Se você não tem o costume de atualizar o seu currículo, a hora de começar é agora.

Mantenha-o atualizado e disponível. Assim, caso apareça aquela vaga tão desejada, você não precisará perder tempo e correr o risco de errar nos detalhes.

Para saber mais sobre os tipos de currículos leia o nosso artigo: “Tipos de Currículo para emprego: CV para você”.

 

  1. Pense positivo

O medo de ficar desempregado não pode ser maior do que a vontade de ser protagonista da própria carreira.

Portanto, prepare-se para a evolução e se, no meio do caminho, alguma porta se fechar, você sabe que estará pronto para o próximo ciclo que vai começar.

Pense positivo, confie em si mesmo e leia nosso conteúdo: “13 dicas de como conseguir recolocação no mercado”.

 

  1. Busque auxílio

Você acha que sozinho não consegue realizar as dicas anteriores?

Nós da Sim Carreira, somos uma equipe que poderá auxiliá-lo, oferecendo todo o suporte para que os seus próximos passos sejam mais seguros e confiantes.

E se você não desejar um atendimento personalizado, temos os nossos cursos online que visam aumentar a empregabilidade e ampliar os horizontes em relação ao mercado de trabalho e a visão sobre o futuro dos negócios.

 

Conclusão

O medo de ficar desempregado é um sentimento que nos acompanha ao longo de nossa trajetória profissional. Portanto, ele não deve nos travar, mas nos impulsionar a buscar sempre a evolução, fazendo com que nossa trilha de carreira seja um caminho cheio de descobertas e conquistas incríveis.

 

Precisa de ajuda?