Outplacement
Outplacement é um serviço que envolve técnicas e métodos para apoiar o profissional desligado a se recolocar no mercado de trabalho. Ao desligar um profissional, a empresa pode optar por uma demissão humanizada e oferecer o benefício do outplacement para além de cumprir suas obrigações legais no ato do desligamento, melhor apoiar o profissional em sua transição de carreira.
Como funciona o processo de Outplacement?
Existem diferentes formas de como aplicar o outplacement, por exemplo, existe o outplacement individual e em grupo (coletivo). Independentemente da quantidade de profissionais participando do projeto de outplacement, o objetivo é sempre o mesmo – auxiliar o profissional desligado através de uma orientação humanizada, a ser mais efetivo no processo de transição de carreira para se recolocar no mercado de trabalho.
Dessa forma, o profissional irá estar mais bem preparado para se recolocar no mercado e realizar uma transição de carreira de forma mais eficiente.
Etapas do Outplacement
Planejamento do Benefício
O RH define internamente que gostaria de oferecer o serviço de outplacement ao profissional que será desligado.
Antes de conduzir o desligamento, contrata uma empresa especializada que será responsável por apoiar a pessoa no processo de transição de carreira e recolocação profissional.
Comunicado do Desligamento
Ao ter o serviço de outplacement acertado entre a empresa e a consultoria que irá prestar o serviço, a empresa irá realizar o desligamento do profissional.
Ao informar o colaborador, ou colaboradores, sobre seus direitos no processo de rescisão, a empresa também deverá informar que está oferecendo um benefício adicional, que é o suporte de uma consultoria especializada para apoiar a pessoa no processo de recolocação no mercado.
Início do Projeto
Nessa fase, a empresa especializada irá entrar em contato com o profissional para apoiar a pessoa em sua transição de carreira.
Irá entender melhor sobre os seus objetivos, suas experiências, trazer uma visão da realidade de mercado, apoiar na construção do currículo, na otimização do LinkedIn, orientar a pessoa quanto ao processo de busca de vagas, e preparar a pessoa para eventuais entrevistas e processos seletivos. Dessa forma, o profissional irá estar mais bem preparada para se recolocar no mercado e realizar uma transição de carreira de forma mais eficiente.
Benefícios do Outplacement
- Humaniza o processo de desligamento
- Reduz os processos trabalhistas
- Melhora o clima organizacional
- Prepara o colaborador para novas oportunidades.
- Melhora o Employer Branding
O papel do RH no Outplacement
A demissão de pessoas pode acarretar sérias consequências para a saúde de um funcionário e desencadear consequências negativas inesperadas na empresa.
O processo de desligamento é um momento delicado e deve ser realizado com seriedade, respeito e ética.
Muito além de conduzir os trâmites rescisórios e informar quais são os direitos e deveres do profissional no ato do desligamento, a área de RH é responsável por conduzir este processo de forma digna e responsável.
A decisão do RH pela contratação de um serviço de outplacement é um sinal de que a empresa leva a sério o desligamento humanizado e tem a preocupação pelo bem estar do colaborador, que vai além do seu vínculo empregatício e portanto, busca auxiliá-lo em seu novo momento de vida.
Vantagens do Outplacement para os funcionários
Por meio do Outplacement, os colaboradores desligados podem obter uma vantagem competitiva ao serem assessorados por empresas especializadas em recolocação profissional e otimizarem as suas chances de conseguir emprego de forma mais eficiente.
Ter um atendimento psicológico ou de coaching de carreira superar esta fase de transição;
Realizar testes de identificação de habilidades a serem desenvolvidas ou melhoradas;
Alinhar os objetivos do profissional, suas experiências à realidade de mercado;
Construir ou reestruturar o currículo de maneira atraente e objetiva;
Ensinar metodologias e técnicas de networking para ampliar a sua rede na busca de vagas;
Preparar para entrevistas e realizar simulados práticos;
Qual é a diferença entre outplacement e replacement?
Os termos Outplacement e Replacement têm significados diferentes, mas estão relacionados. Em ambos os casos, o serviço buscado é o apoio ao profissional em seu processo de transição de carreira e recolocação profissional. A diferença está relacionada a quem contrata e paga pelo serviço.
Em outplacement, quem contrata o serviço é a empresa que irá desligar o colaborador para oferecer como um benefício no ato do desligamento.
No replacement, a pessoa física contrata o serviço de forma particular para ter apoio de especialistas nesse processo de transição de carreira.
Formulário para Contato
Busca uma empresa de Headhunters que atuam com Executive Search e Recrutamento Especializado, ou de Job Hunters que atuam com Outplacement e Recolocação Profissional? Entre em contato com a Sim Carreira!