Com a transformação digital e o dinamismo do mercado, profissionais atualizados e capazes de se adaptar de acordo com as necessidades vem se tornando essenciais dentro dos negócios. Profissionais de referência estão em constante desenvolvimento e incluindo novas habilidades em sua função. Com isso, o upskilling e reskilling das competências têm sido os termos mais utilizados pelos profissionais que querem se manter competitivos no mercado de trabalho.
Com novas profissões surgindo todos os dias e a incerteza de como deverá ser o conjunto de competências, compostas por conhecimento, habilidades e atitudes (CHA), os talentos precisarão se adequar e ressignificar suas profissões, independentemente da sua formação, para fazer a diferença dentro das empresas, agregar valor e construir uma trajetória de sucesso.
Conheça mais sobre o upskilling e o reskilling, e sobre a importância de cada um para o desenvolvimento da carreira. Boa leitura!
Entenda o conceito de upskilling e reskilling
É importante conhecer cada um desses conceitos para decidir qual se adequa melhor ao seu momento profissional, mas nada impede a utilização dos dois métodos para avançar na atividade escolhida.
Upskilling
Ao iniciar uma trilha profissional, desde o estágio, passando pelo trainee e almejando, ou não, cargos de liderança, é necessário o aprimoramento constante das atribuições que são confiadas ao profissional, a fim de obter crescimento na função.
O upskilling é exatamente isso: o autodesenvolvimento para elevar os conhecimentos, desenvolver as atividades com maior eficiência e apresentar resultados mais eficazes, contribuindo para o crescimento da organização e tendo a possibilidade de ser reconhecido por seu esforço e evolução contínua.
Profissionais que praticam o upskilling, geralmente se destacam interna e externamente, pois se tornam referência no que fazem e estão sempre atualizados com as mudanças que ocorrem em sua carreira e no que a atinge diretamente, criando uma visão aprofundada de seus resultados.
Reskilling
Com as constantes mudanças no mercado de trabalho, as carreiras do futuro estão cada vez mais próximas e, com novas funções surgindo, não existem profissionais capacitados disponíveis para assumirem todos esses postos.
Com isso, as pessoas que estão insatisfeitas com a função que exercem ou que ainda estão inseguras quanto às suas escolhas profissionais decidem aprender novas habilidades e se requalificar para concorrer a essas novas posições.
Dentro do ambiente laboral, caso a empresa perceba a necessidade de treinar novas competências em um profissional e adaptá-lo às inovações do setor, poderá investir no reskillingde um talento interno para readequar seu conhecimento de acordo com as novas competências demandadas, evitando-se os custos de um processo seletivo desnecessário
Tanto o upskilling quanto o reskilling são conceitos de autodesenvolvimento, destinados a manter o profissional atualizado, competitivo no mercado e com maior empregabilidade.
A importância do upskilling e reskilling para a carreira
Conhecendo os conceitos de upskilling e reskilling é possível avaliar qual é aquele que mais se encaixa para cada pessoa, mas, para que isso aconteça de forma eficiente e dê resultado, é importante colocar em prática as dicas a seguir.
Pratique o autoconhecimento
Essa é a parte fundamental para que a trajetória seja traçada corretamente. Por isso, separe um tempo para identificar em que ponto você está na carreira, onde deseja chegar e o que é preciso ser feito para alcançar o objetivo.
Caso não esteja feliz com a função que exerce, reflita: qual é o motivo e o que faria mais sentido para você?
A partir dessa análise, trace uma rota de desenvolvimento, seja por upskilling ou reskillilng suas qualificações e, ao consolidar o seu planejamento, coloque em prática o seu plano de ação.
Seja o protagonista da própria carreira
Tome as rédeas da sua vida e faça o que for necessário e ético para atingir seus objetivos, tornando-se protagonista da sua carreira.
Não espere estar empregado para começar, ou que o líder enxergue seu potencial e decida investir em você, ou até mesmo perder o emprego para que você preceba que precisa se atualizar ou se especializar na profissão. Estasatitudes são meramente reativas e ocasionadas por consequências da falta de protagonismo e proatividade em benefício de si mesmo e de sua carreira.Deixar nas mãos de terceiros a decisão sobre o que é melhor pra você pode deixá-lo mais distante dos seus reais objetivos.
Não esqueça que você é o seu maior concorrente para ascensão na carreira!
Utilize a tecnologia a seu favor
Realize buscas em sites confiáveis com informações sobre a carreira que atua ou para qual deseja mudar. É importante saber sobre a realidade da profissão e como fazer para alcançar cada degrau rumo à especialização ou melhor capacidade em gestão.
Muitas instituições de ensino reconhecidas oferecem cursos gratuitos e online em suas plataformas, inclusive com emissão de certificado, o que pode ser favorável na hora de demonstrar o seu cuidado em se manter atualizado e se desenvolver continuamente.
Além disso, conheça as principais ferramentas utilizadas na rotina profissional e as melhores do mercado. Assim, será possível explorar novas formas de otimização dos projetos e implementação de soluções mais eficientes para a entrega de melhores resultados.
Crie uma rede de contatos profissionais
Cercar-se de pessoas que possam ajudar, independentemente da sua decisão – upskilling ou reskilling – pode injetar mais ânimo nessa trajetória.
É importante ter pessoas que te inspirem a transformar os seus sonhos em realidade. Melhor ainda se essas pessoas fizerem parte do seu networking, pois elas podem dar dicas, feedbacks e encorajar a superação de obstáculos que eventualmente apareçam durante o percurso.
Cuidado, porém, ao receber sugestões e recebê-las como verdades absolutas. Afinal, podem ser bons insights, ou não, e as consequências da escolha final serão vivenciadas por você, sejam elas boas ou ruins, razão pela qual a reflexão sobre tais sugestões é imprescindível para que você decida de acordo com o que entender melhor para a sua vida e suas prioridades.
Invista no autodesenvolvimento com Upskilling e Reskilling
Perceber que as mudanças acontecem a todo o momento, principalmente no mundo corporativo, pode deixar as pessoas ansiosas ou com a constante necessidade de “mostrar serviço”, acumulando funções dentro da empresa e adquirindo até mesmo distúrbios como o workaholismo, simplesmente pelo medo de demissão.
Porém, esses profissionais esquecem que está nas mãos e na atitude de cada um mudar esse pensamento e começar a traçar estratégias capazes de mudar esse mindset, criando condições para que também seja procurado pelas empresas e valorizado pelo mercado.
Desenvolver-se é perceber em si a necessidade e a capacidade de se tornar uma pessoa e um profissional melhor, conseguindo trilhar um caminho rumo aos seus objetivos.
Upskilling e reskilling são conceitos destinados para a contínua qualificação do profissional e que devem ser constantemente avaliados por aquele que pretende ser o protagonosta da própria carreira, independentementedo seu momento profissional.
Caso precise de ajuda especializada para descobrir o seu propósito profissional e impulsionar sua carreira, conte com a nossa equipe! Estamos prontos para ajudar em todas as etapas desse processo.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado