Encontrar as pessoas certas para as vagas disponíveis na empresa é um desafio que exige tempo, esforço e recursos para ser superado. Esse processo pode ser otimizado se a empresa troca os métodos tradicionais de seleção pelo recrutamento inteligente.
Também chamado de smart recruiting, essa abordagem visa tornar o recrutamento mais estratégico e assertivo. Assim, é possível encontrar de forma ágil, profissionais com fit cultural com a empresa e com perfil adequado para a vaga.
Neste artigo, explicaremos como o recrutamento inteligente funciona, quais as suas vantagens e quais as melhores estratégias para fazer um smart recruiting eficaz.
O que é recrutamento inteligente?
O recrutamento inteligente é uma abordagem orientada por dados e tecnologia, que visa facilitar e agilizar a captação de talentos para a empresa.
Na prática, ele moderniza o processo de seleção realizado na empresa. O smart recruiting utiliza apoio de ferramentas tecnológicas, inteligência artificial e análise de dados. Assim, a empresa consegue identificar e atrair candidatos qualificados de forma mais rápida e precisa.
Por que investir nesse tipo de recrutamento?
Segundo artigo publicado na Harvard Business Review, cerca de 80% da rotatividade de funcionários pode ser resultado de uma contratação inadequada. Além disso, 45% dessas contratações erradas estão relacionadas a falta de processo eficiente no recrutamento inteligente.
A consequência desse cenário é o aumento de gastos nas empresas. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que as empresas perdem cerca de 72 bilhões de dólares por ano em processos de recrutamento e seleção.
O principal objetivo do smart recruiting é evitar esses problemas. Com o apoio das tecnologias certas, empresas conseguem tornar o processo de seleção de candidatos mais eficiente.
Isso significa que elas conseguem encontrar os candidatos mais adequados para as vagas disponíveis no negócio.
Como resultado, elas reduzem os custos relacionados a seleção, admissão e demissão de funcionários. Além disso, as organizações podem formar equipes mais produtivas e engajadas com suas metas e projetos.
Em outras palavras, investir em recrutamento inteligente é uma decisão estratégica. O smart recruiting ajuda as empresas a evitar a contratação de pessoas inadequadas e a encontrar os melhores profissionais para ajudá-las a produzir e crescer.
Como funciona o recrutamento inteligente?
O funcionamento do smart recruiting é baseado na integração de diferentes tecnologias e ferramentas em cada etapa do processo de recrutamento e seleção.
Normalmente, esses recursos são utilizados para otimizar as seguintes fases desse processo:
Atração de candidatos
A tecnologia pode ser utilizada para otimizar o recrutamento de candidatos muito antes da divulgação das vagas.
As empresas podem investir em estratégias de marketing de recrutamento, como redes sociais e marketing de conteúdo, para divulgar sua cultura organizacional e fortalecer sua marca empregadora. Essas ações ajudam a atrair candidatos alinhados ao que a organização busca no mercado.
Divulgação da vaga
No recrutamento inteligente, as vagas são divulgadas no ambiente digital. Sites de recrutamento e redes sociais, como o LinkedIn, são os canais mais utilizados para fazer essa divulgação.
Ambos ajudam a ampliar o alcance do anúncio da vaga. Assim, facilitando a atração de candidatos com perfil adequado para preencher o cargo.
Triagem de currículos
O uso de softwares de recrutamento baseados em IA otimizam o processo de triagem de currículos. Afinal, eles conseguem analisar os currículos dos candidatos de forma digital e automatizada.
Essa análise é baseada nas palavras-chave e critérios definidos pelo empregador para o preenchimento do cargo.
Isso agiliza a pré-seleção de profissionais com perfis compatíveis com o cargo e facilita o trabalho do setor de Recursos Humanos, que não precisa utilizar seu tempo para ler e analisar cada uma das candidaturas inscritas no processo.
Entrevistas remotas
Os candidatos pré-selecionados são convidados para entrevistas com os recrutadores da empresa. Com o apoio de plataformas de videoconferência, essas entrevistas podem ser feitas por vídeo e à distância.
Isso otimiza o tempo e os recursos do RH, pode ajudar os candidatos a se sentirem mais à vontade, e ainda facilita a avaliação de talentos de qualquer lugar do mundo. Ou seja, essa estratégia ajuda a promover a diversidade e inclusão na empresa.
Avaliação dos candidatos
Além das entrevistas, a tecnologia também auxilia na realização de testes de perfil comportamental e de habilidades técnicas dos funcionários. Essas avaliações podem ser disponibilizadas de forma digital no software de recrutamento utilizado pela empresa.
Assim, o candidato pode fazer os testes quando tiver tempo disponível e o RH avalia seus resultados quando essas avaliações forem concluídas. Ou seja, as duas partes fazem o seu trabalho quando podem, economizando tempo e recursos.
Feedback aos candidatos
O uso de softwares de recrutamento permite ao RH fornecer feedbacks automatizados ao longo do processo seletivo. Esses feedbacks mantém os candidatos atualizados sobre o status de sua candidatura. Também informam o resultado do processo de seleção, aumentando a transparência do recrutamento.
Quais as melhores estratégias para fazer um recrutamento inteligente?
O smart recruiting é baseado em dados e tecnologia. Por isso, a principal estratégia que deve ser utilizada nessa abordagem é a utilização de tecnologias de recrutamento.
Essas tecnologias incluem softwares de divulgação de vagas, como o LinkedIn; plataformas de videoconferência, como o Google Meet e o Zoom; e software de rastreamento de candidatos (ATS).
O uso dessas ferramentas de forma isolada não garante que a seleção de candidatos seja eficiente. Isso porque o sucesso do recrutamento também depende de uma boa estratégia e implementação.
A eficácia do recrutamento envolve desde a construção de um processo seletivo estruturado até a configuração das tecnologias de apoio que atenderão as diversas etapas e necessidades da empresa e oferecendo uma boa experiência para o candidato e recrutador.
Especialistas em recrutamento e seleção
Além de empregar dados e tecnologia para conduzir um recrutamento assertivo, é importante destacar que o smart recruiting requer o apoio de uma equipe capacitada para realizar o recrutamento inteligente de forma que seja bem-sucedido.
Por isso, contar com o apoio de uma empresa de recrutamento pode ser decisivo para alcançar esse resultado. Esse tipo de consultoria é formado por headhunters com experiência no recrutamento inteligente, humanizado e estratégico.
Dessa forma, conseguem empregar o uso de tecnologia adequada e nos momentos certos, usando as ferramentas para alavancar e potencializar a interação humana.
Isso otimiza a condução de todas as etapas do processo seletivo, desde a definição do perfil do cargo até a escolha e o onboarding dos candidatos aprovados, mantendo uma excelente experiência do candidato.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado