As empresas podem utilizar diferentes estratégias para conduzir um processo de recrutamento e seleção. Uma delas é o hunting de profissionais candidatos, estratégia de recrutamento e seleção considerada altamente eficaz para encontrar talentos e preencher posições estratégicas com rapidez e precisão.
Sua abordagem personalizada e proativa garante que as empresas tenham acesso aos melhores profissionais do mercado, mesmo aqueles que estão trabalhando e não estão ativamente procurando novas oportunidades.
E isso faz toda a diferença na hora de preencher uma vaga. Afinal, 70% da força de trabalho é formada por talentos passivos, que não estão à procura de oportunidades de trabalho.
Neste artigo, explicaremos o que é hunting de profissionais, como essa prática ajuda a encontrar esses talentos passivos e quando investir nesse processo.
O que é hunting?
A palavra “hunting” vem do inglês “caçar”. Originalmente, ela se refere à prática de caça de animais selvagens ou silvestres. No entanto, o termo ganhou um novo significado no contexto de recrutamento e seleção.
Nesse caso, a palavra “hunting” se refere à busca ativa por profissionais qualificados para preencher vagas abertas em uma empresa.
Ao contrário do recrutamento tradicional, onde as vagas são divulgadas e os candidatos se candidatam espontaneamente, no hunting, ou headhunting, a própria empresa toma a iniciativa de buscar e abordar os candidatos que considera ideais para a posição.
Normalmente, essa prática de hunting é realizada pelo headhunter, profissional especializado na busca ativa e captação dos talentos mais adequados para a empresa.
Esse profissional pode trabalhar em parceria com o setor de Recursos Humanos (RH) da organização ou ser contratado de forma independente ou terceirizada, via consultoria de recrutamento e seleção, como a Sim Carreira, por exemplo.
Quais as características do hunting?
O hunting é uma abordagem estratégica que se diferencia de outros métodos de recrutamento e seleção por utilizar técnicas específicas.
Por conta disso, essa abordagem tem características únicas e vantajosas para as empresas que precisam contratar profissionais capacitados.
Confira abaixo quais são essas características e por que elas são importantes:
Proatividade
Os headhunters não esperam que os candidatos venham até eles. Em vez disso, eles buscam ativamente candidatos.
Essa busca envolve um processo de estudo do mercado de trabalho, ativação da sua rede de contatos, entre outras estratégias mais assertivas.
Dessa forma, os headhunters conseguem encontrar com mais agilidade e eficiência os profissionais que atendam às necessidades de seus clientes.
Recrutamento de talentos passivos
Nem sempre os profissionais como perfil que a empresa busca estão disponíveis no mercado de trabalho ou procurando por novas oportunidades.
Esses profissionais são chamados de candidatos ou talentos passivos e não podem ser contratados por meio de processos de recrutamento tradicionais. Afinal, eles podem estar satisfeitos em suas posições atuais.
Inclusive, na maioria das vezes, o currículo e perfil de LinkedIn desse profissional está desatualizado por estar focado em seu emprego atual e não estar buscando novos desafios.
No entanto, esses talentos passivos podem ser identificados no processo de hunting de um recrutamento especializado. Afinal, o headhunter também consegue identificar, abordar e atrair esses profissionais, além de negociar os termos de contratação desses candidatos.
Esse processo minucioso e recrutamento estratégico facilita o acesso da empresa a profissionais que possuem as qualificações e experiências desejadas, mas que não poderiam ser contratados por outros métodos de recrutamento.
Processo personalizado
Outra característica importante do hunting de profissionais é a personalização do recrutamento de candidatos.
Em vez de uma abordagem genérica e padronizada de recrutamento, o headhunter faz uma análise detalhada das necessidades da empresa e um mapeamento de mercado para entender como encontrar o profissional que o negócio precisa.
Com base nesse estudo, ele define quais as melhores estratégias para encontrar talentos alinhados à expectativa da empresa.
Recrutamento eficiente
O processo de hunting normalmente resulta em recrutamentos mais eficientes. Isso porque o headhunter utiliza a busca ativa e o contato direto com talentos passivos.
Ele também utiliza estratégias que facilitam a identificação de quais candidatos demonstram fit cultural com a empresa e atendem as especificidades técnicas da descrição do cargo.
Esse processo facilita a identificação de profissionais que apresentam características mais próximas ao que foi idealizado para a vaga. E isso aumenta tende a aumentar o acerto na contratação e reduzir problemas relacionados à rotatividade e produtividade de funcionários.
Contratação ágil
Investir em hunting é a forma mais ágil e acessível para preencher posições estratégicas na empresa. Isso porque o trabalho do headhunter dispensa a necessidade de realização daquelas etapas tradicionais de recrutamento, como por exemplo o anúncio de vaga e captação de currículos.
Em vez disso, o headhunter faz um trabalho mais objetivo. Embora envolva mais estudo na sua fase inicial para alinhamento de expectativas e definição de perfil da vaga, ele usa seu networking e uma abordagem proativa para localizar profissionais qualificados com mais facilidade.
Confidencialidade
Ao contrário do recrutamento tradicional, o processo de hunting pode ser conduzido de forma confidencial. Isso significa que a empresa não precisa anunciar as vagas que serão preenchidas por meio do processo de hunting.
Essa medida pode ser essencial para proteger os interesses da empresa e dos profissionais abordados de forma proativa, especialmente quando o objetivo é preencher posições estratégicas, como cargos C-level ou de diretoria.
Qual a diferença entre hunting e search?
Os termos “hunting” e “search” possuem significados parecidos no contexto do RH. Apesar disso, seus conceitos envolvem estratégias diferentes de recrutamento e seleção.
Conforme explicado, o termo “hunting” se refere a busca ativa e estratégica por profissionais qualificados, que muitas vezes nem estão buscando uma nova colocação no mercado.
Já “search” é um termo que pode ser utilizado de forma mais ampla, abrangendo tanto a busca ativa quanto a passiva de candidatos. Ou seja, o processo de “search” pode incluir o hunting de talentos.
Porém, ele também pode envolver outras técnicas de recrutamento, como pesquisa de candidatos em banco de talentos e anúncio de vagas em redes sociais e sites de emprego, por exemplo.
Na prática, o hunting de profissionais faz um recrutamento mais objetivo e direcionado. Por isso, ele é indicado para o preenchimento de vagas estratégicas, que exigem habilidades e experiências difíceis de encontrar no mercado.
Por outro lado, o search é mais amplo e generalista. Por isso, ele é recomendado para o preenchimento de vagas operacionais, que exigem menos requisitos específicos.
Como funciona o processo de hunting?
O processo de hunting é personalizado de acordo com as necessidades da empresa. Para garantir essa personalização, ele também exige a aplicação de técnicas e estratégicas específicas.
Em outras palavras, existe metodologia e lógica por trás desse processo. Embora existam variações na abordagem, geralmente o hunting envolve as seguintes etapas:
- Análise das necessidades da empresa e alinhamento de expectativas para a contratação;
- Definição do perfil ideal para o cargo que será preenchido;
- Definição de critérios e estratégias que serão utilizados para a localização dos talentos mais adequados para a vaga;
- Pesquisa e mapeamento de mercado para identificação de profissionais que correspondam ao perfil desejado;
- Abordagem personalizada e estratégica dos candidatos identificados previamente;
- Realização de reuniões, entrevistas e outras etapas personalizadas do processo seletivo, que deve ser conduzido com mais flexibilidade, considerando também as necessidades do candidato;
- Apresentação de uma lista com os melhores candidatos para a empresa, destacando os pontos fortes e fracos de cada um deles;
- Coordenação das entrevistas finais entre os candidatos e a empresa;
- Negociação com o candidato aprovado pela empresa;
- Onboarding do novo funcionário e acompanhamento pós-contratação.
Quando investir em hunting?
Investir no processo de hunting de profissionais é indicado principalmente quando as empresas precisam preencher posições estratégicas, como cargos executivos.
Essa prática também é recomendada quando a empresa busca profissionais altamente especializados, com qualificações e experiências únicas, difíceis de encontrar no mercado.
Ela ainda é indicada para empresas que estão com dificuldade para preencher alguma vaga, seja por falta de candidatos qualificados ou por problemas de fit cultural.
Vale lembrar que a forma mais prática e acessível de realizar esse processo de recrutamento e seleção é contratar os serviços de uma empresa de hunting.
Esse tipo de empresa conta com headhunters capacitados para colocar em prática todas as técnicas de hunting, personalizar o processo seletivo de acordo com as demandas do cliente e auxiliá-los a contratar as pessoas que eles procuram.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado