Conhecer detalhadamente cada profissional que trabalha na empresa tem sido uma das grandes táticas para etapas de processos seletivos e contratações mais eficientes.
Tipicamente, quando se escuta a palavra “censo”, a primeira coisa que nos vem à mente são as pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para levantar diversos dados de uma população, mas, ao falarmos sobre censo de diversidade, acaba causando certa estranheza entre os profissionais.
O censo de diversidade é capaz de extrair, dentro de uma empresa, por meio de questionários específicos, quem são os colaboradores que atuam na organização. Assim, a instituição passa a ter dados suficientes para elaborar estratégias de inclusão e elevar seus níveis de retenção de talentos e clima interno.
Neste conteúdo, vamos detalhar um pouco mais sobre o censo de diversidade, que é tão importante para o sucesso das empresas, e como o RH e consultorias podem ajudar a fomentar a diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Não perca a leitura!
O que é censo de diversidade
O censo tem como propósito levantar dados sobre o perfil interno da organização. Um censo de diversidade bem elaborado oferece elementos fundamentais para que o RH em conjunto com os gestores das áreas, tomem atitudes para promover e valorizar a diversidade, a inclusão e o respeito aos direitos humanos.
Além disso, o censo é capaz de facilitar o levantamento de dados sobre o perfil interno de seus colaboradores, a fim de entender quais são os gargalos que podem impactar caso a empresa tenha uma nova estratégia para o negócio.
Exemplo
Se em um determinado setor de produção, a maioria dos colaboradores tem um mindset fixo ou retrógrado, isso pode impactar diretamente nas iniciativas de diversidade e inclusão pela empresa. Isso porque, não adianta a empresa recrutar profissionais diversos se, quando entrarem na empresa, eles não receberão uma cultura e um ambiente de trabalho receptivo e adaptado às suas necessidades.
É nisso também que um censo bem elaborado vai ajudar, pois através dele o RH conseguirá elaborar estratégias de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores que já estão na empresa e para os que irão entrar, de forma muito mais efetiva e personalizada, considerando o diagnóstico apurado nos resultados do censo de diversidade.
Pesquisa de clima e engajamento
O censo diversidade não deve ser confundido com uma pesquisa de clima e engajamento, pois são bem distintos. Independentemente se o censo de diversidade for realizado com pesquisas quantitativas, qualitativas ou um conjunto de elementos, ele deve ser feito com muito cuidado e a elaboração do questionário, assim como o tratamento dos dados recebidos são de extrema importância.
A importância do censo e a LGPD
Cada vez mais empresas se preocupam em elaborar meios para que o quadro de funcionários se torne mais diverso e igualitário. Percebemos isso no aumento de políticas internas e ações promovendo a diversidade e uma cultura interna inclusiva, apesar da legislação não avançar na mesma velocidade. Para se fazer um diagnóstico apurado, muitas vezes a captura de dado dos seus colaboradores é essencial para determinar novos planos de ação.
Por isso, ter um conhecimento sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é tão importante, pois ela traz as regras quanto à coleta, armazenamento e transferência de dados.
A LGPD restringe a coleta de dados chamados sensíveis como: origem racial ou étnica, saúde e vida sexual, e ainda entende dados como gênero e idade como elementos cadastrais.
Para que um censo de diversidade seja realizado de forma robusta e legal, é imprescindível que a pesquisa seja realizada de forma anônima e que a empresa atenda os requisitos legais e éticos na condução do projeto.
Com tantas especificidades a observar, estas são algumas das razões muitas empresas subcontratam empresas terceirizadas com experiência no assunto para conduzir o processo com o sua experiência com censo de diversidade, além de outros projetos que promovam a diversidade e inclusão na empresa.
A dinâmica do censo de diversidade
Diferente da pesquisa por amostragem (onde uma pequena parcela pode representar a maioria), o censo diversidade deve contemplar 100% do público pesquisado. Portanto, é importante que alguns passos sejam seguidos para que tudo dê certo.
1. Comunicação transparente
É fundamental que o RH e os gestores realizem uma campanha prévia informativa, de forma que todos os colaboradores tenham ciência do que se trata a pesquisa e qual será a sua finalidade. Somente assim será possível a aderência total durante o processo.
2. Questionário estratégico
Conforme o objetivo estratégico do negócio, o questionário deve conter perguntas relevantes para que a extração dos dados seja a mais precisa possível. Lembrando que os colaboradores devem permanecer anônimos.
As questões devem considerar os dados pessoais, funcionais, familiares, aspectos sociais, econômicos e ambientais com bastante cuidado. Inclusive, é recomendado que o questionário passe por uma avaliação prévia de grupos sub-representados para assegurar que está bem elaborado.
De forma reduzida ou aprofundada, as respostas do questionário proporcionarão um diagnóstico capaz de direcionar o plano de ação estratégico e tático da empresa.
3. Tratamento dos dados coletados
Após a pesquisa finalizada, é hora de analisar os dados da situação atual da empresa e produzir um relatório do diagnóstico. O diagnóstico é bastante relevante, pois trará um melhor entendimento do cenário real e atual da organização e dos seus colaboradores.
A partir disso, o plano de ação é o próximo passo obrigatório. Afinal, de que serve um censo se ele não oferecer os elementos necessários para o objetivo da ação?
Dessa forma, os próximos passos serão voltados à melhoria das práticas em andamento ou de implementação de novas iniciativas pertinentes à realidade e situação da organização.
Essa é a hora de definir metas, erguer as mangas e colocar a mão na massa, realizando as melhorias no quadro funcional, sejam elas quantitativas ou quantitativas, no que diz respeito às relações internas e cultura organizacional.
Conclusão
Atualmente, quando uma empresa decide conhecer seus profissionais e elaborar estratégias para melhorar a qualidade de vida, as relações internas e fortalecer sua marca empregadora, essas mudanças devem obrigatoriamente passar pela inclusão, diversidade e equidade.
É por isso que o censo de diversidade se torna ferramenta fundamental para oferecer uma excelente base para essas mudanças. Com ele, será possível entender a forma como os profissionais pensam e quais os melhores caminhos que o RH do futuro deverá seguir rumo à humanização dos processos e sucesso dos negócios.
Caso precise implementar um censo de diversidade, converse com especialistas da Sim Carreira para melhor promover maior diversidade e inclusão na sua organização.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado