Empresas que entendem o que é clima organizacional e como gerenciá-lo não só estimulam a produtividade e engajamento de suas equipes, mas também obtêm um maior retorno financeiro.
Segundo uma pesquisa da Great Places to Work (GPTW), as organizações analisadas que investiram em melhorias no seu clima ganharam cerca de R$ 201 milhões no total.
Isso demonstra que cuidar da gestão do clima organizacional ajuda a criar um ambiente propício à inovação e ao crescimento.
Neste artigo, explicaremos o que é clima organizacional, por que ele é importante e quais melhorias adotar para obter resultados positivos.
O que é clima organizacional de uma empresa?
O clima organizacional reflete o modo como os funcionários percebem o ambiente de trabalho. Por isso, ele pode influenciar de forma positiva ou negativa o comportamento individual e coletivo dos colaboradores.
Esse clima é resultado da combinação das políticas internas da empresa, sua cultura organizacional, as práticas de gestão e comunicação adotadas no negócio, entre outros fatores que afetam a “atmosfera” do trabalho.
Ou seja, o clima organizacional não pode ser criado por meio da adoção de uma medida isolada. Em vez disso, ele é um reflexo de todas as medidas implementadas na empresa e que orientam seu funcionamento.
Qual a importância do clima organizacional para as empresas?
O clima organizacional pode ser determinante para o sucesso da empresa. Afinal, quando a organização investe em medidas que criam um clima positivo, ela estimula a produtividade, o engajamento, o bem-estar e a satisfação dos funcionários.
Para ser mais exato, a pesquisa do GPTW citada anteriormente mostra que esse investimento resulta em funcionários até 12% mais produtivos e uma taxa de rotatividade três vezes menor que o restante do mercado.
Por outro lado, quando a empresa negligencia seu clima organizacional, ela promove o oposto. Mesmo que de forma não-intencional, ela cria um ambiente que estimula a baixa produtividade, conflitos constantes, desmotivação, alta rotatividade e estresse elevado.
Isso mostra que o clima pode impactar no desempenho, na produtividade e na retenção de talentos de uma empresa. Por esse motivo, é fundamental investir tempo e recursos para melhorar o clima da organização e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Qual é a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?
Embora sejam parecidas e estejam interligadas, a cultura e o clima organizacional têm conceitos diferentes.
A cultura organizacional se refere aos valores, crenças, missão e práticas compartilhadas na empresa. Na prática, a cultura funciona como a personalidade da empresa e define sua identidade.
Por isso, ela influencia no comportamento dos funcionários, nas decisões do negócio e no modo como as pessoas interagem umas com as outras.
Já o clima organizacional reflete como os funcionários percebem e respondem aos aspectos da cultura organizacional.
Como essa percepção é subjetiva, o clima pode variar ao longo do tempo e ser influenciado por fatores externos e internos, como mudanças na liderança, políticas de recursos humanos, crises econômicas, entre outros.
Por outro lado, a cultura é mais estável e profunda em comparação ao clima, estabelecendo a base que orienta toda a organização.
Em outras palavras, o clima não influencia a cultura da empresa. Porém, a construção da cultura do negócio é determinante na criação de um clima organizacional mais positivo ou negativo.
Como avaliar o clima organizacional da sua empresa?
Não basta entender o que é clima organizacional. Mais do que conhecer esse conceito, é importante saber como avaliar o clima da sua empresa. Afinal, esse diagnóstico é o primeiro passo para identificar falhas e definir estratégias para solucioná-los.
Para fazer essa avaliação, a empresa pode utilizar diferentes técnicas. Uma das mais utilizadas é a pesquisa de clima organizacional.
Esse tipo de pesquisa consiste na aplicação de questionários com perguntas que devem ser respondidas de forma anônima pelos funcionários.
As perguntas devem abordar temas como satisfação no trabalho, comunicação, liderança, cultura organizacional, trabalho em equipe, reconhecimento, entre outros temas.
O objetivo é entender como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho e quais pontos geram insatisfação e afetam o trabalho dos funcionários. Atualmente, esse tipo de pesquisa tem sido feito de forma online, com o apoio de softwares e ferramentas digitais.
Com o auxílio desse tipo de pesquisa, fica mais fácil entender o clima do negócio e identificar quais áreas precisam de melhorias.
Como melhorar o clima organizacional?
Após entender o que é clima organizacional e como avaliá-lo, está na hora de aprender como melhorar esse aspecto da sua empresa.
Existem várias estratégias que podem ser usadas com essa finalidade. Confira algumas delas a seguir:
Melhore a comunicação interna
Um dos principais obstáculos à manutenção do clima organizacional é a falta de comunicação. Isso impede a troca de ideias e insights, bem como a resolução de conflitos e o alinhamento de práticas necessárias para criar um ambiente de trabalho produtivo e saudável.
Para evitar esses problemas, as empresas precisam promover uma comunicação aberta e transparente. Isso pode ser feito por meio do investimento em práticas como feedback contínuo, criação de canais de comunicação eficientes e escuta ativa dos funcionários.
Resolva conflitos de forma construtiva
Todo espaço que reúne pessoas com histórias, crenças, posicionamentos, culturas, opiniões, entre outras características distintas, está sujeito a conflitos.
Por isso, eles também são comuns nas empresas. Melhorar a comunicação interna é apenas o primeiro passo para gerenciar esse problema.
Além dessa melhoria, o ideal é criar um regimento interno bem estruturado e uma política de gestão de conflitos eficiente, ferramentas que devem orientar gestores e funcionários a lidar com esses atritos de forma construtiva.
Valorize os funcionários
Investir em medidas que reconhecem e valorizam o trabalho dos funcionários é essencial para aumentar a motivação e o engajamento dos trabalhadores. Afinal, essa valorização melhora a satisfação dos colaboradores em relação à empresa.
Assim, eles se sentem mais motivados a produzir mais e se esforçarem para ajudar a organização a crescer. Tudo isso facilita a atração e retenção de talentos no negócio.
Para atingir esses objetivos, a empresa pode investir em diferentes estratégias, como a criação de programas de recompensas, plano de carreira e planos de cargos e salários bem estruturados.
Estimule o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Pessoas que têm dificuldade para equilibrar a vida profissional e pessoal podem sofrer com sobrecarga de trabalho, estresse e insatisfação com seu cargo e empresa.
Esse cenário cria as condições para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, como Síndrome de Burnout, depressão e ansiedade.
Além de afetar seu bem-estar, o trabalhador que desenvolve esses problemas normalmente apresenta uma queda de produtividade, engajamento e assiduidade que podem prejudicar o fluxo de trabalho.
Diante disso, investir em medidas que ajudem os funcionários a equilibrar sua vida pessoal e pessoal não é apenas uma questão de empatia e humanidade.
Essas medidas também podem melhorar o bem-estar dos funcionários, reduzir o estresse e contribuir para um clima organizacional positivo.
Para atingir esses objetivos, a empresa pode investir em ações como adotar horários flexíveis, criar programas de bem-estar e oferecer licenças maternidade e paternidade estendidas.
Melhore o recrutamento e seleção de funcionários
Conforme explicado, o clima reflete a cultura da empresa. Por isso, contratar funcionários que não estão alinhados à cultura organizacional também pode prejudicar o clima do negócio.
Afinal, eles podem ser incompatíveis não só com os valores e comportamentos adotados na organização, mas também com a “atmosfera” do ambiente de trabalho.
E os colaboradores que não se “encaixam” nesse cenário podem se sentir desmotivados, se envolver mais em conflitos, entre outros problemas que prejudicam o clima organizacional.
Para evitar esse quadro, é fundamental que a empresa melhore o processo de recrutamento de novos colaboradores.
Além de avaliar as real skills dos candidatos, o ideal é construir um processo de seleção que também avalie o fit cultural de cada um deles com a empresa. Isso é fundamental para contratar as pessoas certas para o seu negócio.
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