Você é brilhante, motivado e ambicioso e alcançou um cargo e desafio que reflete os seus esforços e resultados. Então por que você se sente como uma farsa no trabalho? Saiba o que é a síndrome do impostor e como superá-la.
A síndrome do impostor e a quantidade de profissionais que se autossabota ao questionar se deveria ocupar o cargo e as responsabilidades que lhe foram atribuídas ocorre com bastante frequência.
É incrivelmente comum, especialmente entre indivíduos de alto rendimento, temerem ser expostos como uma fraude incompetente e um profissional despreparado para cumprir com as obrigações esperadas do seu cargo.
Para evitar que você prejudique o crescimento da sua carreira, entenda o que é a síndrome do impostor e como superá-la. Este artigo explora porque este tipo de medo de ser exposto como uma fraude acontece, e traz dicas para superar a síndrome do impostor.
O que é a Síndrome do Impostor?
Você sabe o que é a síndrome do impostor ou já ouviu falar nesta terminologia? A síndrome do impostor é um termo usado desde os anos 70 para descrever sentimentos de fraude intelectual.
A síndrome do impostor é a ideia que fica perambulando na cabeça do indivíduo de que ele não é bom o suficiente. Os pensamentos que “você é uma fraude, que você não é digno dos elogios e reconhecimentos que recebe, e de que a qualquer momento será descoberto”, assombram o dia a dia do profissional.
A principal causa da Síndrome do Impostor é o medo do fracasso. Não é apenas um medo de fracasso no sentido geral, é um medo de fracasso específico relacionado ao seu campo e ao papel específico em que você está tentando ter sucesso.
Muitas pessoas com síndrome de Impostor sentem que são inteligentes e esforçados o suficiente para ter sucesso em seu campo, mas acreditam que podem ainda não ser capazes o suficiente de cumprir com as atribuições do seu papel específico. Que foram promovidos precocemente, e que ainda não estão preparados para as responsabilidades que possuem.
Portanto, a síndrome de impostor não é apenas um medo geral de fracasso, mas um medo específico de fracasso em um papel específico. É um sentimento de que você não é bom o suficiente para desempenhar conforme o esperado e pode ser desmascarado a qualquer momento.
5 Tipos de Impostores
De acordo com a dra. Valerie Young da Impostor Sindrome Institute, existem 5 tipos de impostores. Abaixo, destacamos quais são os 5 tipos de impostores:
-
- Impostor Expert
- Impostor Solo
- Impostor Gênio Natural
- Impostor Super-herói
- Impostor perfeccionista
Confira abaixo um descretivo de cada tipo de impostor:
- Expert: acredita que precisa saber tudo de tudo, e se frustra ou sente vergonha quando percebe que não sabe.
- Solo: acredita que precisa fazer tudo individualmente para que o resultado seja o melhor possível, não busca ajuda e fica desconfortável ao receber algum suporte.
- Gênio natural: é um profissional que acredita que precisa ter habilidade natural e facilidade em tudo que faz, e acredita que não tem talento e que é incapaz de realizar a atividade quando a atividade se torna mais desafiadora.
- Super-herói: acredita que precisa ser excelente em todas as áreas da vida, tanto profissional no âmbito pessoal quanto profissional, e tem dificuldade em lidar com o conceito de fracasso em qualquer esfera de sua vida.
- Perfeccionista: estabelece metas extremamente altas, e quando não consegue alcança-las, se sente incompetente e fracassado.
Por que as pessoas sofrem da síndrome do impostor?
As pessoas com Síndrome do Impostor têm um medo específico de fracasso. Mas por que alguém que é brilhante e capaz teria um medo de falhar em um papel específico? Os sentimentos dos Impostores são alimentados pela dúvida de si mesmos. Eles são o resultado de acreditar na narrativa negativa sobre si mesmo, criada em sua própria mente.
Para entender por que alguém teria um medo muito específico de falhar em um papel específico, você tem que entender como eles criaram a narrativa sobre si mesmos. As pessoas criam narrativas sobre si mesmas em uma idade precoce, com base em suas experiências de vida. Isto leva ao que os psicólogos chamam de autoconceito.
Seu autoconceito é sua visão geral de quem você é e qual é seu lugar no mundo. É o que você pensa sobre si mesmo.
O autoconceito é formado por suas crenças, seus sentimentos e suas memórias. É composto de todas as coisas que você disse a si mesmo ao longo de sua vida, e é composto das coisas que você viu e ouviu de outras pessoas.
4 Dicas de como superar a Síndrome do Impostor
A síndrome do impostor infelizmente é algo que assola muitos indivíduos. É comum o profissional não saber que está sofrendo dessa síndrome e acabar se autossabotando. Por isso, é importante entender o que é a síndrome do impostor e como superá-la.
A seguir, trazemos 4 dicas de como superar a síndrome do impostor e os seus questionamentos internos:
-
- Desafie suas crenças negativas;
- Celebre as suas conquistas;
- Obtenha alguma perspectiva;
- Peça ajuda.
Desafie suas crenças negativas
Se você criou uma narrativa sobre si mesmo baseada em crenças negativas, você tem que desafiá-las. Você tem que desafiar a ideia de que você não é qualificado, que não é merecedor, que não é capaz de ter sucesso, e que precisar de ajuda ou não saber tudo não desqualifica o seu mérito, conquistas e resultados. Desafie suas crenças negativas sobre si mesmo, e substitua-as por crenças positivas sobre si mesmo.
Celebre suas conquistas
Se você está constantemente batendo em si mesmo por seus erros passados ou oportunidades constantes de melhoria, você não terá espaço em sua mente para celebrar suas conquistas. As vitórias, pequenas ou grandes, devem ser comemoradas.
Obtenha alguma perspectiva
É importante entender que os medos e as preocupações que você tem são muito comuns. Os receios são muito reais e são muito legítimos, mas também são muito comuns. Todos os têm, e todos lidam com eles. Busque ampliar a sua perspectiva conversando com pessoas de confiança ou psicólogos especializados.
Peça ajuda
Se você está lutando com sentimentos impostores, você provavelmente não está sozinho. É importante reconhecer que os sentimentos impostores são uma parte normal da experiência humana e que há pessoas que passaram pelo que você está passando e que podem lhe ajudar. Não lide com a síndrome do impostor sozinho sozinho. Conversar com um especialista pode ajudar a entender o que é a síndrome do impostor e como superá-la.
Conclusão
Por mais que esteja trilhando uma carreira de sucesso, se você está constantemente sentindo que não está à altura da tarefa, ou que não é suficientemente inteligente para ter sucesso em seu papel específico, pode estar passando por algo conhecido como síndrome do impostor.
O fenômeno conhecido como Síndrome de Impostor não é novidade e refere-se à quando alguém sente que não pertence ao seu campo ou que alcançou seu sucesso através da sorte, ao invés da habilidade. Mesmo que tenham se provado repetidamente ao longo do tempo, muitas vezes duvidam de suas habilidades e se sentem como impostores por não se sentirem dignos de sua posição ou reputação.
Não deixe que as suas dúvidas internas sobre os seus talentos e as suas competências prejudiquem o seu crescimento profissional. A síndrome do Impostor é um fenômeno muito comum que afeta muitas pessoas. Se você sente que não está à altura da tarefa, ou que não é suficientemente inteligente ou capacitado para ter sucesso em seu papel específico, é importante buscar ajuda e conversar com um especialista.
Ao saber o que é a síndrome do impostor e como superá-la, você conseguirá apropriar-se do seu sucesso e exercitar um mindset de crescimento para continuar protagonizando a sua carreira.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado