HEADHUNTER COMERCIAL
Sim Carreira é atualmente uma das maiores referências em recrutamento e seleção para a área de vendas no Brasil. O time de headhunter comercial atua com demandas comerciais para as mais complexas e desafiadoras posições. Neste artigo, falaremos sobre o cenário de recrutamento comercial na área de sales (vendas).
Responsabilidades da Área Comercial
A área comercial, também conhecida como departamento de vendas ou sales, é responsável por conectar as necessidades dos clientes aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Essa área possui impacto direto nos resultados financeiros da organização, pois seu maior objetivo é aumentar o faturamento da empresa.
Cargos em Vendas (Sales)
Para aumentar a receita da empresa, a Diretoria Comercial possui diversos cargos com o objetivo de influenciar a jornada e decisão de compra do cliente. Existe toda uma estrutura organizacional para apoiar esse processo de vendas, e a Sim Carreira atua com todos os cargos, desde posições mais estratégicas até posições mais operacionais. Esses cargos incluem:
Contratações no Setor de Vendas
Está cada vez mais comum ver no mercado de trabalho, contratações na área comercial em ambos os modelos de contratação: CLT e PJ.
Processo do Headhunter Comercial
Os pilares do modelo do Headhunter Comercial da Sim Carreira
A Sim Carreira acredita em parcerias de longo prazo e relações mutualmente benéficas. Por isso, atuamos com o compromisso, disciplina e ética para alavancar os negócios de nossos clientes. Trabalhamos com objetividade e transparência para superar as expectativas de nossos clientes e desenvolver relações ganha-ganha.
100% no Sucesso
O investimento pela contratação do candidato apenas acontece após o seu início na empresa.
Sem Exigir Exclusividade
Faz parte do nosso trabalho encontrar o candidato ideal, mas a empresa está livre para buscar por outros meios se achar pertinente.
Garantia
Temos um compromisso em encontrar o melhor candidato para o longo prazo, então caso o profissional contratado no modelo CLT venha a sair no período de experiência, refazemos a posição
entenda como funciona o
Funil de vendas
Um conceito que ajuda as empresas a conduzirem ações de vendas de forma mais eficiente é o conceito do funil de vendas. Através dessa ferramenta, as empresas conseguem melhorar a jornada de compras e as ações para influenciar o processo decisório do consumidor. As ações geralmente são segmentas em:
Recruitment in Sales
Recruiting Sales Personnel
Ao realizar o processo seletivo com um time de headhunter comercial, existem várias características para contratação na área de vendas. Veremos a seguir algumas distinções que serão realizadas para uma contratação mais assertiva.
Canal de Vendas
Selecione profissionais que estão acostumados a lidar com os mesmos canais e audiência que a sua empresa, seja B2B, B2C, B2B2C, ou D2C.
Seja por vendas Diretas ou Vendas Indiretas.
Seja pelo meio online ou offline.
Inbound / Outbound
É necessário diferenciar se o profissional irá realizar um trabalho comercial inbound, outbound ou os dois. O trabalho outbound refere-se ao comercial que busca ativamente novas oportunidades.
O trabalho de inbound refer-se ao comercial que recebe leads com possíveis clientes já interessados.
Hunter / Farmer
Em alguns casos, o mesmo profissional de vendas irá realizar um trabalho de hunter e de farmer, mas é comum que essa responsabilidade seja dividida em cargos distintos.
O perfil hunter é responsável pela prospecção e captação de novos clientes O perfil farmer é responsável por aumentar o wallet-share, ou seja, fortalecer o relacionamento e identificar oportunidades para aumentar a receita com clientes já existentes.
Opener / Closer
O mesmo profissional de sales também pode ser opener e closer, mas nem sempre esse escopo está no mesmo cargo.
O perfil do Opener é de abrir o diálogo e despertar interesse no que tem para oferecer.
O perfil do closer é o fechar a negociação e realizar a venda.
Pré-vendas / Pós Vendas
As empresas geralmente separam o time do pré-vendas com o time do pós-vendas.
Como o nome diz, o time do pré-vendas é responsável por identificar a demanda e concretizar a venda, esclarecendo eventuais dúvidas antes da concretização da venda.
Já o pós-vendas é responsável pelo suporte e atendimento após a compra.
Vendas Internas / Vendas Externas
O profissional de Vendas Internas (Inside Sales) é responsável por realizar vendas de forma interna, ou seja, não visita cliente presencialmente.
Já o vendedor externo, ou de vendas externas, precisará visitar clientes de forma presencial, com bastante frequência.
Generalista / Vendas Técnicas
Também existe uma diferença na capacidade e conhecimento técnico do comercial em relação ao que é ofertado. Muitas vezes são dois profissionais que atuam em conjunto.
O profissional comercial generalista atua na prospecção e na negociação, mas solicita apoio do profissional de vendas técnicas, que consegue entrar no detalhamento e escopo técnico do produto ou serviço comercializado
Profissionais Comerciais Bilíngues
Com a dinâmica de mercado, profissionais bilíngues na área de vendas estão cada vez mais cobiçados por headhunters na área comercial e pelo mercado como um todo.
Esses profissionais são valorizados por empresas com negócios no exterior, empresas estrangeiras com negócios no Brasil e empresas multinacionais por seu conhecimento e capacidade de comunicação.
Produtos / Serviços / aaS
O profissional selecionado deve possuir experiência na área de atuação.
Existe uma grande diferença entre vendas de produtos, serviços, ou as a serice (aaS).
Ainda, é importante entender se são elementos de baixo valor agregado ou de alto valor agregado.
O ciclo de vendas, ticket médio e frequência de compra são bem distintos.