Você sabe o que é o C-level as a Service (CLaaS) e como essa modalidade pode apoiar a empresa na contratação de altos executivos?
A sociedade 5.0 aprendeu que a tecnologia surgiu para facilitar o dia a dia das pessoas e para conciliar de forma mais equilibrada a vida pessoal da vida profissional. Com isso, os indivíduos passaram a gastar mais com serviços e menos com produtos. Haja vista que, quase tudo que pensamos em consumir, não precisamos necessariamente gastar comprando um bem.
Essa nova forma de enxergar o consumo chegou até a parte interna das empresas e fez com que o C-level as a Service (CLaaS) fosse uma boa alternativa para que o RH enxergasse uma oportunidade de estratégia no negócio.
Está na dúvida sobre o que é C-level as a Service (CLaaS) e os benefícios dessa nova modalidade na contratação de altos executivos? Então, continue a leitura!
O conceito de “as a service”
Em tradução livre, a expressão as a service significa: “como um serviço”, ou seja, em vez de comprarmos um bem, contratamos um serviço. Por exemplo:
- Uber: car as a service
- Ifood: food delivery as a service
- Netflix: show as a service
- Spotify: music as a service
As plataformas de streaming entregam entretenimento como um serviço, sendo pagas mensalmente, já o Ifood e o Uber são pagos pelo serviço que oferecem.
Portanto, é possível compreender que esse modelo de negócio vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.
Você deve ter reparado como o Microsoft Office também virou por assinatura. Esse conceito específico de software como um serviço é o Software as a Service (SaaS).
No recrutamento e seleção, esse modelo como serviço ficou conhecido como Recruiting as a Service (RaaS).
O Conceito de “C-level”
Quando se trata do universo corporativo, é comum ouvir falar em CEO, COO, CFO, CHRO, etc. Com a frequência em que são ditas é possível compreender que se tratam de cargos no nível de liderança e chefia.
Essas posições se iniciam com a letra “C”, de Chief, que significa chefe em português e fazem parte do C-level (ou C-Suíte). O C-level é a expressão utilizada para denominar coletivamente os executivos do alto escalão de uma companhia. Por estarem, geralmente, no topo da pirâmide, esses executivos são considerados os mais influentes, ocupam cargos extremamente estratégicos no mercado de trabalho.
A contratação de diretores e C-level é extremamente complexa e frequentemente requer o conhecimento e apoio de empresas de headhunters e Executive Search.
C-level as a Service (CLaaS)
Agora que você compreendeu o significado de C-level, que denomina cargos no mais alto nível de chefia nas empresas, e, as a service, que é como um serviço, fica mais fácil entender o que é C-level as a Service (CLaaS).
O C-level as a Service (CLaaS) é a contratação de altos executivos em cargos de chefia através de um modelo de contratação como um serviço.
A contratação de C-level as a service acontece principalmente quando a empresa não tem orçamento para contratar esse perfil por horário integral e prazo indeterminado, mas ainda precisa do apoio de um profissional altamente capacitado e com experiência para auxiliar nas decisões estratégicas para alavancar o negócio.
Nesse momento, contar com um C-level as a service (CLaaS) é uma ótima oportunidade para obter um serviço de qualidade com um bom custo-benefício e ajudar a empresa.
Como funciona o CLaaS
Nesse modelo de negócio, a pessoa não chega a ser um funcionário full-time, nem recebe remunerações por um trabalho exclusivo e 100% dedicado, mas a empresa contratante consegue realizar uma contratação para angariar o conhecimento do profissional, seus conselhos e direcionamentos por valores mais atrativos que um profissional em tempo integral e dedicação exclusiva.
Em uma contratação de C-level as a Service (CLaaS), o alto executivo atua de forma intensa, mas alocando pequena parte do seu tempo para ajudar a empresa.
O número de cargos executivos seniores pode variar de acordo com o porte e com o segmento da empresa. Por isso, o C-level as a service é uma ótima alternativa para investir em profissionais de qualidade sem prejudicar as finanças do negócio, contratando a especialidade conforme a necessidade, seja um COO (Chief Operating Oficer), um CFO (Chief Finance Officer), um CHRO (Chief HR Officer), um CIO (Chief Intelligence Officer), ou o C-level que for, de acordo com a demanda e estratégia do negócio.
Como é a contratação de um C-level as a service
Devido ao alto custo para manter profissionais de alto nível em tempo integral em uma empresa, a oportunidade de contratar um C-level as a Service, um alto executivo como um serviço, faz com que as organizações invistam nessa modalidade e colham os benefícios da parceria.
A remuneração de um C-level as a service acontece com um pagamento fixo mensal, assim como uma assinatura, mas muitas vezes também pode incluir uma bonificação ou forma de comissionamento conforme o sucesso da implementação das estratégias.
É importante salientar que o C-level é diferente de um consultor, pois o consultor geralmente trabalha por demanda e o contrato costuma ser firmado nessas condições.
O C-level atuará no estudo e na promoção de estratégias de acordo com a necessidade da empresa, visando o alcance das metas e o crescimento do negócio.
6 Vantagens de um C-level as a service
Contratar um alto executivo como um serviço produz algumas vantagens importantes. Dentre elas podemos destacar que a contratação de um C-level as a service:
- Atrai maturidade e conhecimento de forma rápida;
- Amplia a exposição e o networking da empresa com a rede e reconhecimento do profissional C-level;
- Permite uma atuação na estratégia e desdobramentos no segmento e nicho específico de necessidade;
- Facilita uma contratação com custo menor do que um profissional full-time e com exclusividade, principalmente se a empresa estiver iniciando no mercado, como as startups;
- Traz a praticidade do modelo de contratação por ser um instrumento particular de prestação de serviço;
- Encoraja o compartilhamento de experiências entre os executivos internos e contratados como um serviço, permite benchmark e amplia a perspectiva interna;
Com esses benefícios cabe avaliar se a estratégia de um C-level as a service não é pertinente em seu negócio para angariar o conhecimento deste alto executivo com investimentos mais atrativos e conseguir alavancar o crescimento de sua organização com maior efetividade.
Conclusão
A contratação de Diretores, Head de áreas e C-levels de forma integral e com dedicação exclusiva pode contribuir ao crescimento da empresa, mas também pode ser bastante oneroso. Por isso, uma alternativa atrativa para o negócio pode ser a contratação de altos executivos através da modalidade de C-level as a Service (CLaaS).
A contratação de C-level como um serviço pode ser uma excelente forma de angariar o conhecimento do alto escalão de executivos, mas de maneira mais atrativa, e vem ganhando força no Brasil e no mundo afora.
Para que você entenda as diferenças entre o que é C-level as a Service (CLaaS) e um projeto de mentoria, indicamos a leitura do nosso artigo sobre mentoria, vale a pena fazer uma mentoria profissional?
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado