Missão, visão e valores: cultura organizacional

Missão visão e valores

Você sabia que para a empresa ser bem-sucedida e se tornar referência no universo corporativo é preciso que sua cultura organizacional esteja pautada em missão, visão e valores coerentes e sólidos?

Além disso, é fundamental que o seu corpo funcional compartilhe dos mesmos sentimentos e práticas, para que essa cultura se perpetue e atraia cada vez mais profissionais com propósito pessoal e profissional semelhante.

Para compreender mais sobre a missão, visão e valores, preparamos um conteúdo repleto de informações, para que você termine a leitura analisando cada conceito e como eles influenciam na cultura organizacional. Confira!

 

O conceito de missão, visão e valores

Para se posicionar no mercado e transmitir para seus colaboradores a cultura da empresa, toda organização precisa ter uma missão, visão e valores.

Ademais, a missão, visão e valores também são responsáveis por estabelecer e direcionar a cultura corporativa e todas as ações que partem de seus profissionais.

Esses três conceitos simples, porém, poderosos, funcionam como um tripé que define o propósito da empresa, aonde ela deseja chegar e quais são os princípios que ela defende.

Esse trio de missão, visão e valores tem papel fundamental no planejamento estratégico e no direcionamento das decisões a serem tomadas pelos gestores, servindo com base para definir comportamentos e como um norte para o caminho a ser seguido.

Vamos conhecer em maiores detalhes o que é e a importância da missão, visão e valores de uma empresa.

 

Missão

A missão da organização é a finalidade de sua existência, ou seja, o porquê de sua criação e seu propósito fundamental.

Peter Drucker, também conhecido como o “pai” da administração moderna, dizia que a missão é o que realmente define uma empresa, sendo a sua razão de existir e não o seu nome ou o produto ou serviço que oferece.

Quando a missão é bem definida, torna as metas mais claras, realistas e possíveis de serem alcançadas.

A missão também pode ser chamada de a identidade do negócio, porque, geralmente, ela não muda com o passar do tempo, servindo como fonte de inspiração e motivação interna e externa dos colaboradores, fazendo com que o trabalho em equipe seja bem sucedido e os resultados eficazes.

 

Exemplo de Missão de empresas famosas

É válido destacar a missão de algumas das principais empresas do mundo para tangibilizar o que é uma missão organizacional:

      • Coca-Cola: “Refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e felicidade, criar valor e fazer a diferença no mundo”;
      • Natura: “Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum”;
      • Nike: “Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo”;
      • Disney: “Levar alegria para todas as pessoas do mundo”.

Para definir a missão de uma empresa é preciso responder aos seguintes questionamentos:

Como determinar a missão de sua empresa?

Para ajudar no entendimento da missão de sua empresa, ou até mesma na construção da missão de sua organização, considere as perguntas abaixo:

      • A minha empresa existe para quê?
      • Qual é o papel da minha empresa na sociedade?
      • Que público a minha empresa quer atingir?
      • O que ela se propõe a entregar para esse público-alvo?

As respostas para essas perguntas precisam formar uma missão que seja direta, inspiradora, desafiadora e engajadora.

 

Visão

A visão, como a própria palavra deduz, significa onde a empresa deseja chegar e o que deseja conquistar no futuro.

missão visão e valores

Diferente da missão, a visão pode ser definida para durar um determinado tempo e, por isso, pode ser alterada conforme o crescimento e desenvolvimento do negócio. Apesar disso, geralmente a visão também perdura o tempo.

A visão é utilizada como palavra com função motivadora, pois é a partir dela que serão elaboradas as melhores estratégias para o alcance das metas e, consequentemente, maior destaque no mercado.

 

Exemplo de Visão de empresas famosas

Vamos conhecer a visão das empresas mencionadas no tópico anterior:

      • Coca-Cola: “Matar a sede do mundo”;
      • Natura: “Tornar os produtos da marca Natura veículos de comunicação, educação e engajamento por meio da transparência no fornecimento de informações, que auxiliem o consumidor em sua escolha consciente e sustentável”;
      • Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”;
      • Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças”.

Como determinar a visão de sua empresa?

Para ajudar no entendimento da visão de sua organização, ou até mesma na construção de uma nova visão, considere os itens seguintes aspectos abaixo:

      • a visão deve ser objetiva, inspiradora, desafiadora;
      • não é necessário estabelecer um prazo, mas é ele que impulsiona o resultado positivo;
      • a visão deve estar baseada sempre em dados concretos.

 

Valores

Os valores são os princípios que regem as ações e os comportamentos de todas as pessoas que fazem parte da empresa, ou seja, sócios, acionistas e colaboradores.

É necessário compreender que valores e crenças têm definições diferentes:

    • crença: é aquilo que eu acredito como sendo certo, justo ou bom;
    • valor: é uma crença que determina a forma como a pessoa age, estando muito mais ligado ao comportamento do que somente à crença.

Os valores devem ser seguidos por todos dentro da organização, mas, para que isso ocorra de forma natural e tenha o efeito esperado, devem ser criados junto com os demais colaboradores e compartilhados pelo time.

É sugerido que a empresa defina até 6 valores, para facilitar a memorização, o entendimento e o cumprimento por aqueles que fazem parte do negócio.

Por isso, é tão importante a participação de todos na elaboração desses valores, pois eles se tornam sua própria identidade, fazendo a instituição ser reconhecida por eles e também por seus comportamentos.

 

Exemplo de valores de empresas famosas

Para melhorar o entendimento, seguem os valores das empresas já citadas:

      • Coca-Cola: inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade e qualidade;
      • Natura: humanismo, criatividade, equilíbrio e transparência;
      • Nike: inovação, modernidade, foco nas necessidades do público, combate ao preconceito no esporte e encorajamento a novas conquistas e desafios;
      • Disney: criatividade, sonhos e imaginação.

A definição dos valores deve ser algo único, pensado exclusivamente na essência do negócio e de todos que trabalham nele, estando sempre alinhado à missão e visão da organização.

Como definir os valores de sua empresa?

Considere os 5 itens ao definir os valores de sua organização:

      • definir os valores com clareza e objetividade, facilitando a compreensão de todos;
      • conectar os valores aos objetivos de longo prazo da organização;
      • defender valores que façam sentido para o público-alvo e que tenham a relação com o tipo de solução que a empresa oferece;
      • deixar os valores visíveis a todos;
      • selecionar valores que ajudem a diferenciar a empresa da concorrência.

 

Missão, visão e valores e sua influência na cultura organizacional

A cultura organizacional é sustentada pelo tripé: missão, visão e valores.

Quando esses 3 conceitos estão unidos de forma coesa, com objetivos claros e definidos, é possível obter sucesso e engajamento dos colaboradores para que as metas sejam alcançadas de forma alinhada a identidade da empresa.

Além disso, a cultura organizacional é definida, mantida e disseminada entre os profissionais, desde o dress code até a comunicação e histórias da empresa, se mantendo ao longo do tempo e passando de funcionário para funcionário.

Com isso, a empresa passa a ser reconhecida no mercado, elevando sua marca e atraindo talentos cada vez mais compatíveis com a missão, visão e valores tão importantes para o crescimento do empreendimento.

Busca apoio para recrutar profissionais alinhados à sua cultura organizacional ou está avaliando uma recolocação profissional e transição de carreira em uma empresa cuja missão, visão e valores estejam alinhadas com o seu propósito?

Entre em contato com a Sim Carreira e descubra como podemos apoiar você!

missão visão e valores

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.