Você sabia que para a empresa ser bem-sucedida e se tornar referência no universo corporativo é preciso que sua cultura organizacional esteja pautada em missão, visão e valores coerentes e sólidos?
Além disso, é fundamental que o seu corpo funcional compartilhe dos mesmos sentimentos e práticas, para que essa cultura se perpetue e atraia cada vez mais profissionais com propósito pessoal e profissional semelhante.
Para compreender mais sobre a missão, visão e valores, preparamos um conteúdo repleto de informações, para que você termine a leitura analisando cada conceito e como eles influenciam na cultura organizacional. Confira!
O conceito de missão, visão e valores
Para se posicionar no mercado e transmitir para seus colaboradores a cultura da empresa, toda organização precisa ter uma missão, visão e valores.
Ademais, a missão, visão e valores também são responsáveis por estabelecer e direcionar a cultura corporativa e todas as ações que partem de seus profissionais.
Esses três conceitos simples, porém, poderosos, funcionam como um tripé que define o propósito da empresa, aonde ela deseja chegar e quais são os princípios que ela defende.
Esse trio de missão, visão e valores tem papel fundamental no planejamento estratégico e no direcionamento das decisões a serem tomadas pelos gestores, servindo com base para definir comportamentos e como um norte para o caminho a ser seguido.
Vamos conhecer em maiores detalhes o que é e a importância da missão, visão e valores de uma empresa.
Missão
A missão da organização é a finalidade de sua existência, ou seja, o porquê de sua criação e seu propósito fundamental.
Peter Drucker, também conhecido como o “pai” da administração moderna, dizia que a missão é o que realmente define uma empresa, sendo a sua razão de existir e não o seu nome ou o produto ou serviço que oferece.
Quando a missão é bem definida, torna as metas mais claras, realistas e possíveis de serem alcançadas.
A missão também pode ser chamada de a identidade do negócio, porque, geralmente, ela não muda com o passar do tempo, servindo como fonte de inspiração e motivação interna e externa dos colaboradores, fazendo com que o trabalho em equipe seja bem sucedido e os resultados eficazes.
Exemplo de Missão de empresas famosas
É válido destacar a missão de algumas das principais empresas do mundo para tangibilizar o que é uma missão organizacional:
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- Coca-Cola: “Refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e felicidade, criar valor e fazer a diferença no mundo”;
- Natura: “Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum”;
- Nike: “Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo”;
- Disney: “Levar alegria para todas as pessoas do mundo”.
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Para definir a missão de uma empresa é preciso responder aos seguintes questionamentos:
Como determinar a missão de sua empresa?
Para ajudar no entendimento da missão de sua empresa, ou até mesma na construção da missão de sua organização, considere as perguntas abaixo:
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- A minha empresa existe para quê?
- Qual é o papel da minha empresa na sociedade?
- Que público a minha empresa quer atingir?
- O que ela se propõe a entregar para esse público-alvo?
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As respostas para essas perguntas precisam formar uma missão que seja direta, inspiradora, desafiadora e engajadora.
Visão
A visão, como a própria palavra deduz, significa onde a empresa deseja chegar e o que deseja conquistar no futuro.
Diferente da missão, a visão pode ser definida para durar um determinado tempo e, por isso, pode ser alterada conforme o crescimento e desenvolvimento do negócio. Apesar disso, geralmente a visão também perdura o tempo.
A visão é utilizada como palavra com função motivadora, pois é a partir dela que serão elaboradas as melhores estratégias para o alcance das metas e, consequentemente, maior destaque no mercado.
Exemplo de Visão de empresas famosas
Vamos conhecer a visão das empresas mencionadas no tópico anterior:
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- Coca-Cola: “Matar a sede do mundo”;
- Natura: “Tornar os produtos da marca Natura veículos de comunicação, educação e engajamento por meio da transparência no fornecimento de informações, que auxiliem o consumidor em sua escolha consciente e sustentável”;
- Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”;
- Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças”.
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Como determinar a visão de sua empresa?
Para ajudar no entendimento da visão de sua organização, ou até mesma na construção de uma nova visão, considere os itens seguintes aspectos abaixo:
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- a visão deve ser objetiva, inspiradora, desafiadora;
- não é necessário estabelecer um prazo, mas é ele que impulsiona o resultado positivo;
- a visão deve estar baseada sempre em dados concretos.
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Valores
Os valores são os princípios que regem as ações e os comportamentos de todas as pessoas que fazem parte da empresa, ou seja, sócios, acionistas e colaboradores.
É necessário compreender que valores e crenças têm definições diferentes:
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- crença: é aquilo que eu acredito como sendo certo, justo ou bom;
- valor: é uma crença que determina a forma como a pessoa age, estando muito mais ligado ao comportamento do que somente à crença.
Os valores devem ser seguidos por todos dentro da organização, mas, para que isso ocorra de forma natural e tenha o efeito esperado, devem ser criados junto com os demais colaboradores e compartilhados pelo time.
É sugerido que a empresa defina até 6 valores, para facilitar a memorização, o entendimento e o cumprimento por aqueles que fazem parte do negócio.
Por isso, é tão importante a participação de todos na elaboração desses valores, pois eles se tornam sua própria identidade, fazendo a instituição ser reconhecida por eles e também por seus comportamentos.
Exemplo de valores de empresas famosas
Para melhorar o entendimento, seguem os valores das empresas já citadas:
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- Coca-Cola: inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade e qualidade;
- Natura: humanismo, criatividade, equilíbrio e transparência;
- Nike: inovação, modernidade, foco nas necessidades do público, combate ao preconceito no esporte e encorajamento a novas conquistas e desafios;
- Disney: criatividade, sonhos e imaginação.
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A definição dos valores deve ser algo único, pensado exclusivamente na essência do negócio e de todos que trabalham nele, estando sempre alinhado à missão e visão da organização.
Como definir os valores de sua empresa?
Considere os 5 itens ao definir os valores de sua organização:
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- definir os valores com clareza e objetividade, facilitando a compreensão de todos;
- conectar os valores aos objetivos de longo prazo da organização;
- defender valores que façam sentido para o público-alvo e que tenham a relação com o tipo de solução que a empresa oferece;
- deixar os valores visíveis a todos;
- selecionar valores que ajudem a diferenciar a empresa da concorrência.
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Missão, visão e valores e sua influência na cultura organizacional
A cultura organizacional é sustentada pelo tripé: missão, visão e valores.
Quando esses 3 conceitos estão unidos de forma coesa, com objetivos claros e definidos, é possível obter sucesso e engajamento dos colaboradores para que as metas sejam alcançadas de forma alinhada a identidade da empresa.
Além disso, a cultura organizacional é definida, mantida e disseminada entre os profissionais, desde o dress code até a comunicação e histórias da empresa, se mantendo ao longo do tempo e passando de funcionário para funcionário.
Com isso, a empresa passa a ser reconhecida no mercado, elevando sua marca e atraindo talentos cada vez mais compatíveis com a missão, visão e valores tão importantes para o crescimento do empreendimento.
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