Quer saber o segredo para escolher o emprego dos sonhos? Encontrando a empresa perfeita! Afinal, identificar a empresa compatível com seus valores, necessidades e expectativas é o primeiro passo para encontrar o trabalho ideal para você.
No entanto, essa identificação pode levar tempo e esforço, já que ela exige planejamento e muita pesquisa. Mesmo assim, essa dedicação vale a pena e pode revelar informações relevantes para agregar na sua carreira, no seu crescimento e no seu sucesso profissional.
Pensando nisso, neste artigo, explicaremos o que é uma empresa perfeita e como escolher a organização ideal para você.
O que seria uma empresa perfeita?
Não existe uma resposta única para essa pergunta. Afinal, cada profissional pode idealizar uma empresa perfeita com base no seu perfil, nas suas necessidades e objetivos pessoais e profissionais.
Em outras palavras, não existe uma empresa perfeita, mas você pode encontrar uma organização mais alinhada a seus valores e expectativas.
Mesmo que a avaliação de uma empresa perfeita seja individual, é importante lembrar que todas as organizações bem avaliadas por seus funcionários apresentam algumas características em comum, tais como:
-
- Cultura organizacional forte, transparente e positiva que incentiva a colaboração, o crescimento pessoal e profissional dos funcionários;
- Liderança competente, com uma visão clara e uma estratégia bem definida, que oferece feedback constante aos funcionários;
- Processos operacionais eficientes e flexíveis, que facilitam o dia a dia dos colaboradores e resultam em produtos e serviços de alta qualidade;
- Plano de benefícios atraente e salários competitivos, que motivam os funcionários e ajudam a atrair e reter talentos;
- Ambiente de trabalho saudável e criativo, que promove a integração e a comunicação entre os funcionários, facilitando a inovação e a busca por soluções.
- Reconhecimento dos colaboradores.
Por isso, você pode considerar essas características na hora de avaliar qual a empresa ideal para o seu perfil pessoal e profissional.
Encontrando a empresa perfeita: como escolher a empresa ideal?
Já te apresentamos algumas das características consideradas relevantes para definir uma empresa perfeita.
Por isso, agora vamos passar para uma parte mais prática, que exige seu investimento em autoconhecimento e pesquisa de mercado.
Dessa forma, você terá acesso a informações que vão facilitar a identificação da empresa ideal para você.
Pensando nisso, listamos abaixo 8 passos essenciais para te ajudar a escolher a empresa perfeita para você.
8 dicas para encontrar a empresa perfeita
1- Entenda suas características
O primeiro passo para escolher a empresa perfeita é entender quem você é. Para isso, você precisa traçar seu perfil comportamental, definir seus objetivos pessoais, identificar seu estilo de trabalho, entre outras informações.
Ou seja, você precisa investir em ferramentas que te ajudem no processo de autoconhecimento, como testes de perfil comportamental e feedbacks de amigos e colegas de trabalho, entre outros exemplos.
Contar com o apoio de uma orientação profissional também pode ajudá-lo a entender quais são suas preferências, pontos fortes e fracos.
Dessa forma, você pode utilizar essas informações como base para avaliar a sua compatibilidade com a cultura e os valores da empresa. E isso é fundamental para identificar quais são as empresas ideais para você.
2- Defina seus valores e prioridades
Você pode aproveitar os momentos de busca por autoconhecimento para definir seus valores pessoais e prioridades profissionais.
Afinal, isso também vai te ajudar a entender aquilo que é indispensável ou inaceitável no ambiente de trabalho e no exercício profissional. Assim, você facilita a busca por empresas que estejam alinhadas com esses valores e prioridades.
3- Defina o regime de trabalho que você quer ter
Ainda falando sobre o autoconhecimento, o ideal é que você também reflita sobre o regime de trabalho que quer ter antes de escolher a empresa perfeita.
Pode ser que você prefira um trabalho home office para ficar mais tempo com a família, por exemplo. Ou talvez você prefira ir para o escritório, mas faz questão de uma jornada flexível.
Embora nem sempre seja possível encontrar uma vaga que te ofereça a característica que você deseja, é importante ter em mente que a empresa perfeita precisa oferecer o regime de trabalho que você deseja. Caso contrário, ela não pode ser considerada a empresa dos seus sonhos, certo?
4- Pense no seu plano de carreira
Você já definiu seu plano de carreira? Sabe quais são seus objetivos profissionais e o que deve fazer para alcançá-los? Se você ainda não criou esse plano, está na hora de começar a pensar nele.
Isso porque a empresa perfeita deve te ajudar a colocar esse plano em prática, oferecendo oportunidades e até benefícios que te incentivem a alcançar suas metas.
Porém, se você não tem ideia do que deseja para o seu futuro profissional, corre o risco de começar a trabalhar em uma empresa que não vai te ajudar a crescer na carreira.
5- Faça uma pesquisa de mercado
Agora que você já sabe quais características são relevantes na sua escolha, está na hora de pesquisar sobre as empresas em que você pode trabalhar.
Para isso, além de confirmar se elas oferecem algum cargo compatível com seu currículo, você deve explorar seus sites e redes sociais para entender sua cultura, valores, ética, produtos e serviços, desafios, oportunidades, modelo de gestão, entre outras informações.
Nesse ponto, vale a pena explorar sites como LinkedIn e Glassdoor para conferir o que os funcionários e ex-funcionários comentam sobre cada empresa.
6- Entre em contato com os funcionários da empresa
Quer mais detalhes sobre a rotina e o ambiente de trabalho da empresa? Então, entre em contato com algum funcionário ou liderança da organização. Para isso, você pode utilizar o LinkedIn ou participar de eventos de networking, por exemplo.
Vale lembrar que a opinião dessas pessoas sobre a empresa pode estar enviesada, ou seja, pode ser influenciado pelas experiências e percepções de cada um e que nem sempre correspondem à realidade.
Por esse motivo, o conteúdo dessa conversa com o funcionário da empresa deve complementar outros dados da sua pesquisa.
7- Avalie as oportunidades de crescimento que a empresa oferece
Se você quer crescer na carreira, deve priorizar empresas que oferecem boas oportunidades de crescimento. Isso significa que elas devem incentivar o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades.
Além disso, a empresa perfeita também precisa oferecer boas oportunidades de promoção e progressão de carreira, motivando e reconhecendo o esforço e o trabalho dos colaboradores.
8- Conheça a cultura organizacional
Durante sua pesquisa sobre as empresas, não se esqueça de buscar informações sobre a sua cultura organizacional, ou seja, a missão, a visão e os valores da organização. Com base nesses dados, você entenderá se essa cultura está alinhada a seus valores e personalidades.
Em outras palavras, você conseguirá avaliar como se encaixa na cultura do negócio. Caso você não se identifique com essa cultura, o ideal é não se candidatar aos processos seletivos dessa empresa.
Conclusão
A definição de empresa perfeita é relativa, já que ela depende do seu perfil, das suas necessidades, valores e expectativas em relação ao negócio. Por isso, o ideal é investir em um processo contínuo de autorreflexão e pesquisa para identificar a empresa ideal para você. Ainda, tenha em mente que nenhuma empresa será perfeita o tempo todo, mas é desejável que você trabalhe em um lugar que atenda as suas expectativas pessoais e profissionais.
Se você está buscando e não está encontrando a empresa perfeita para você, continue no seu processo de estudo de mercado. Assim, você conseguirá se candidatar a uma vaga nessa empresa que oferece aquilo que você deseja.
Quer ajuda para encontrando a empresa perfeita para as suas experiências e objetivos de vida? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e converse com os melhores profissionais para te ajudar nesse processo!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado