Modelos de estrutura organizacional: quais são os tipos?

Modelos de estrutura organizacional

A estrutura organizacional é a base de qualquer empresa. Afinal, ela orienta os aspectos internos mais importantes de um negócio, como hierarquia, burocracia, relacionamentos e gestão. Com tantos modelos de estrutura organizacional, qual é o certo?

A estrutura deve ser pensada de forma estratégica, alinhada com o planejamento do negócio e influenciar de forma positiva nos resultados da organização.

Mas como escolher e construir a estrutura organizacional certa para a sua empresa?

Para responder essa pergunta, neste artigo, explicaremos o que é estrutura organizacional, para que serve e quais os modelos de estrutura organizacional que podem ser utilizados.

Continue a leitura!

 

O que é estrutura organizacional?

A estrutura organizacional se refere ao modelo utilizado pela empresa para organizar e gerenciar tarefas, responsabilidades, autoridades e recursos.

Ou seja, essa estrutura orienta a forma como a empresa aloca seu pessoal e organiza setores, cargos e funções.

Por isso, ela influencia no fluxo de trabalho, nos processos de tomadas de decisão, na cultura organizacional e nos relacionamentos entre líderes e funcionários.

 

Para que serve?

A sua estrutura organizacional serve para orientar a empresa durante a tomada de várias decisões estratégicas, tais como:

      • Definição de responsabilidades e autoridades em cada nível hierárquico;
      • Formação de grupos/setores baseados em funções e tarefas semelhantes;
      • Estabelecimento de canais claros de comunicação dentro da empresa;
      • Criação de plano de carreira para os funcionários;
      • Identificação e solução de problemas estruturais;
      • Definição de estratégias que permitam a escalabilidade do negócio.

Ao definir estratégias baseadas em uma estrutura organizacional pré-definida, a empresa permite que todos os seus funcionários compreendam com mais facilidade as relações hierárquicas e o funcionamento do negócio.

Ao mesmo tempo, gestores e líderes têm mais clareza para dimensionar a empresa e administrar seu crescimento.

 

Qual a diferença entre estrutura organizacional formal e informal?

Embora exista apenas um conceito de estrutura organizacional, na prática, as empresas adotam dois modelos de estrutura organizacional diferentes: o formal e o informal.

A estrutura formal se refere ao modelo planejado e personalizado formalmente adotado pelo negócio. Ou seja, ela é a estrutura oficial idealizada e documentada pela empresa. Por isso, ela enfatiza as responsabilidades e autoridades de cada membro da organização.

Já a estrutura informal surge de forma espontânea e reflete a parte prática dessa estrutura. Afinal, ela se refere ao conjunto de ações e condutas que são, de fato, adotadas pelos colaboradores e que orientam o convívio entre os funcionários.

Esses dois tipos de estruturas coexistem, mas as empresas podem buscar soluções para mantê-los alinhados. Assim, é possível garantir que a organização do negócio se mantenha coerente e coeso em todos os seus aspectos.

 

Qual a diferença entre organograma e estrutura organizacional?

Organograma e estrutura organizacional são conceitos parecidos, mas apresentam funções diferentes.

Conforme explicado, a estrutura organizacional é o modelo que define a distribuição de tarefas, responsabilidades e recursos dentro da organização.

Já o organograma é a representação visual dessa estrutura. Para isso, ele apresenta a estrutura organizacional desenhada na forma de diagrama, facilitando a compreensão da hierarquia e os processos do negócio.

No entanto, por não incluir todos os detalhes do funcionamento e organização da empresa, o organograma serve apenas como suporte da estrutura organizacional.

Por esse motivo, a empresa não deve usar apenas o organograma para orientar suas decisões, mas criar uma estrutura mais completa e detalhada da organização.

 

Quais são os elementos da estrutura organizacional?

Antes de conhecer os tipos de estrutura organizacional, você precisa conhecer seus 6 elementos-chave. Esses elementos se referem a pontos que toda estrutura precisa definir ou influenciar.

    • Especialização ou divisão do trabalho;
    • Departamentalização;
    • Cadeia de comando;
    • Amplitude de controle;
    • Centralização ou descentralização;
    • Formalização.

 

6 Elementos da estrutura organizacional

Entenda em maiores detalhes sobre os 6 elementos da estrutura organizacional a seguir:

1- Especialização ou divisão do trabalho

A divisão de trabalho se refere ao nível de especialização necessário para executar atividades específicas. Quanto mais rígida for a estrutura, maior o grau de especialização exigido para a execução de tarefas e operações.

2- Departamentalização

A departamentalização consiste na divisão de atividades e cargos em setores e departamentos diferentes. Esse processo pode ser realizado com base nas funções, divisão por produtos ou combinação de diferentes critérios.

3- Cadeia de comando

A cadeia de comando se refere à hierarquia da empresa, ou seja, a linha de autoridade e responsabilidade que vai da alta administração até os cargos mais baixos.

Essa linha define quais funcionários devem reportar a seus superiores, quem tem maior poder de decisão e o relacionamento entre os cargos.

4- Amplitude de controle

A amplitude de controle consiste no número de funcionários subordinados a um líder ou gerente.

Uma amplitude pequena indica que o gestor ou líder tem poucos subordinados para gerenciar e supervisionar. Por outro lado, uma amplitude grande indica que o líder ou gestor supervisiona muitos colaboradores.

5- Centralização ou descentralização

Esse elemento se refere à forma como o poder de tomada de decisão é distribuído na empresa. Quando a estrutura é centralizada, apenas a alta administração tem a autoridade e poder para definir questões importantes na empresa.

Em contrapartida, quando a estrutura é descentralizada, os funcionários de níveis hierárquicos inferiores têm mais autonomia e poder na tomada de decisões.

6- Formalização

O grau de formalização se refere ao nível de regras, políticas, procedimentos e documentação adotados na empresa. Quanto maior esse grau, mais rígida e burocrática é a cultura e a política do negócio.

 

Quais são os tipos de estrutura organizacional?

Existem vários tipos ou modelos de estrutura organizacional. Conhecê-los é fundamental para definir qual é o mais adequado para o seu negócio.

Por isso, confira a seguir quais os tipos estruturais mais utilizados nas empresas:

    • Funcional;
    • Divisional;
    • Matricial;
    • Linear;
    • Linha-staff;
    • Vertical;

 

Principais tipos de estrutura organizacional

1 – Funcional

A estrutura organizacional funcional agrupa os funcionários de acordo com seus cargos e especializações. Nesse caso, a divisão dos setores é baseada na expertise e área de domínio de cada pessoa.

Por exemplo, os funcionários podem ser agrupados em setores de vendas, finanças, marketing, entre outros departamentos.

Dessa forma, os departamentos se tornam mais autônomos, descentralizando as decisões da empresa.

2 – Divisional

A estrutura organizacional divisional agrupa os funcionários em diferentes frentes de produção, divididas com base no objetivo de produção. Essas divisões podem ser feitas considerando produtos, serviços, mercados ou regiões geográficas, por exemplo.

Além disso, cada divisão opera como uma unidade independente, com seus próprios departamentos funcionais internos. Muitas vezes são conhecidos pelo termo em inglês, Business Units (BUs) ou em português Unidade de Negócio.

Como resultado, as divisões se tornam mais independentes e autônomas, reduzindo a sobrecarga a nível estratégico e aumentando a atenção específica dedicada a cada produto/serviço.

3 – Matricial

A estrutura organizacional matricial, também chamada de organização em grade ou matriz, é conhecida por ser um modelo híbrido. Isso porque ela combina a divisão de departamentos da estrutura com a desagregação de projetos de uma estrutura divisional.

Na prática, os funcionários estão subordinados tanto ao gestor do seu setor quanto ao gestor ou líder de um projeto ou unidade de negócio da empresa.

Essa flexibilização permite a combinação de expertises de diferentes setores em favor de um projeto relevante para a empresa. Isso reduz os gastos com mão-de-obra extra, melhora o aproveitamento de talentos e ainda torna os processos mais ágeis.

4 – Linear

A estrutura organizacional linear é o modelo mais adotado pelas empresas. Isso porque a hierarquia entre os funcionários assume a forma de pirâmide.

Ou seja, a autoridade e a responsabilidade são organizadas de forma linear e hierárquica, seguindo uma cadeia de comando clara e unidirecional.

Na prática, os profissionais de alto escalão, como gestores e diretores, centralizam as decisões importantes. Já os colaboradores de hierarquia inferior têm menor autonomia.

A principal vantagem desse tipo de estrutura é a sua simplicidade e a clareza nas responsabilidades, que facilitam as tomadas de decisão. Por outro lado, por ser menos flexível, a estrutura linear pode dificultar a adaptação da empresa a mudanças e inovações.

5 – Linha-staff

A estrutura organizacional linha-staff combina o modelo funcional com o linear. O resultado é uma estrutura que se diferencia por agrupar duas categorias distintas de posições nas empresas: as linhas e os staffs.

As linhas representam a principal estrutura hierárquica da organização, ou seja, os cargos e departamentos diretamente envolvidos na produção ou entrega dos produtos e serviços.

Já os staffs se referem às posições de assessoria e apoio que prestam suporte especializado às atividades de produção.

Por exemplo, assessoria de comunicação, de relações internacionais ou de gestão de pessoas. Dessa forma, tanto funcionários quanto a empresa recebem o suporte necessário para melhorar suas decisões e se adaptar às mudanças de mercado.

6 – Vertical

A estrutura organizacional vertical é um modelo baseado na hierarquia de poder e influência. Por isso, os níveis administrativos são bem definidos e as decisões são centralizadas nos cargos de profissionais de alto escalão.

7 – Horizontal

A estrutura organizacional horizontal é caracterizada pela redução dos cargos de gerência e diretoria. Por isso, a empresa que adota esse tipo de estrutura tem menos níveis hierárquicos e seus funcionários têm o mesmo nível de autoridade e poder de decisão.

Ou seja, eles ganham autonomia e os processos são menos burocráticos. Como resultado, a tomada de decisão é descentralizada e a colaboração é incentivada.

 

Como escolher a estrutura organizacional perfeita?

Agora que você já sabe o que é e quais os tipos e modelos de estrutura organizacional, está na hora de entender como escolher o modelo estrutural certo para o seu negócio.

Para isso, basta seguir as dicas abaixo:

    • Crie um planejamento estratégico para orientar tanto os objetivos e atividades da empresa, quanto a elaboração da sua estrutura;
    • Escolha um modelo compatível com as características da sua empresa, como porte, nicho, tipo de produto, demandas e o setor;
    • Considere suas expectativas em relação ao relacionamento e comunicação entre setores e funcionários;
    • Entenda e considere suas expectativas em relação a cultura organizacional e o perfil dos funcionários.

 

Invista na estrutura organizacional da sua empresa!

Uma estrutura organizacional pensada estrategicamente é o primeiro passo para garantir que a gestão e o funcionamento da empresa sejam eficientes e coerentes.

Afinal, conforme explicado, essa estrutura orienta o alinhamento entre projetos, pessoas e decisões de um negócio.

Sem esse parâmetro como base, os processos internos podem ser confusos e a empresa pode registrar desperdícios e prejuízos em várias frentes, incluindo a contratação de funcionários.

Nesse cenário, entre os diversos modelos de estrutura organizacional, é fundamental definir formalmente a estrutura da empresa de forma estratégica para evitar problemas e impulsionar os resultados do negócio.

Precisa de ajuda para contratar os profissionais certos para a estrutura da sua empresa? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e conheça nossos serviços!

modelos de estrutura organizacional

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.