5 Dicas de Como Conseguir Trabalho Remoto

dicas de como conseguir trabalho remoto

Você está buscando dicas de como conseguir trabalho remoto? Trabalhar de casa ou de qualquer lugar era antes inimaginável, mas com as mudanças no mercado de trabalho, essa modalidade tem se tornado uma realidade para milhões de pessoas ao redor do mundo.

A pandemia, apesar da crise sanitária e crise econômica, fez o mercado se adaptar ao novo cenário, que muitos chamam de “novo normal” e entre essas novas normalidades, deu-se início em grande escala ao trabalho remoto.

Apesar do alto índice de desligamentos, muitas empresas mudaram as suas dinâmicas e adaptaram a forma de trabalho de seus colaboradores para tentar sobreviver o período de lock-down e restrições sanitárias.

Com isso, colaboradores também precisaram adaptar suas casas e suas rotinas para exercerem suas funções. Essa mudança para trabalhar de casa, foi um sonho realizado para alguns e um completo pesadelo para outros.

Inclusive, neste momento está ocorrendo a grande resignação no Brasil, que são profissionais que descobriram uma nova qualidade de vida trabalhando de casa em tempo integral e que preferem ser nômades digitais ao retornar ao trabalho presencial.

Neste conteúdo, vamos oferecer 5 dicas de como conseguir trabalho remoto e quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade que veio para ficar. Confira!

 

O conceito de trabalho remoto

Você sabe o que é trabalho remoto? O trabalho remoto é também conhecido como teletrabalho, home office, ou work from home (em inglês). O trabalho remoto é uma forma de realizar atividades profissionais à distância, com o auxílio da tecnologia para a entrega das tarefas e conexão com as equipes de trabalho e gestores.

Existe também a vertente de trabalho remoto conhecida como anywhere office, que traduzido significa, escritório de qualquer lugar. O anywhere office significa que o profissional não precisa trabalhar necessariamente de casa (home office), mas que pode trabalhar de forma remota de qualquer lugar.

O trabalho remoto pode ser realizado dentro da residência, em um coworking, ou em qualquer lugar que ofereça o suporte necessário para a execução das atividades sem prejudicar a produtividade.

Ademais, a Reforma Trabalhista de 2017 legalizou esse modelo de trabalho e essa medida foi fundamental para que as empresas pudessem ampliar sua flexibilidade.

A adesão ao trabalho remoto tem sido cada vez mais comum entre empresas e trabalhadores, devido à praticidade, economia de recursos e flexibilidade de horários.

 

Dicas de como conseguir trabalho remoto

Agora que você entendeu o que é trabalho remoto e se identificou com a modalidade, vamos às dicas de como conseguir trabalho remoto para que você exerça sua profissão sem precisar ir fisicamente ao escritório da empresa.

A partir destas dicas, analise se esse é o caminho que realmente deseja seguir:

 

Questione-se 

Passar por um período trabalhando remotamente, mas sabendo que isso vai passar é uma coisa, outra situação é você ter isso como prioridade e objetivo de carreira.

Afinal, trabalhar de forma remota requer muita disciplina, pois não é uma vida perfeita. É preciso se adaptar com as interrupções constantes, saber priorizar e separar as atividades profissionais das atividades pessoais e criar um ambiente propício, capaz de oferecer a tranquilidade necessária para que todas as metas diárias sejam cumpridas com excelência.

E se você for daqueles que gosta dos momentos do cafezinho para socializar com os pares e demais equipes, saiba que a solidão é a principal companheira de quem trabalha de forma remota.

Além do mais, mesmo trabalhando com outros membros do time, ingressar em um trabalho novo de forma remota pode dificultar o entendimento da cultura e fazer com que a curva de aprendizado para a execução das tarefas seja mais lenta.

Portanto, o questionamento um bom entendimento do seu perfil comportamental é sugerido para que escolha o que fará você mais feliz, pensando nas suas motivações,  na qualidade de sua vida pessoal e profissional.

Organize-se

A organização é importante não somente para o seu campo de visão e para estimular a criatividade. Ela também é necessária para que a situação financeira e a rotina de trabalho não saiam do controle.

Aliás, uma das mudanças na legislação trabalhista foi o reconhecimento do teletrabalho como prática legal, mas sem controlar a carga horária semanal, como acontece com os contratados pelo regime CLT e o registro de ponto.

Por isso, se você deseja atuar por outros modelos de contratação (PJ, autônomo ou freelancer) deve ter a organização do tempo e a organização financeira como prioridades, pois as férias, o décimo terceiro e a carga horária são sua responsabilidade.

Conecte-se

Por mais que a solidão seja uma consequência do trabalho remoto, ela não deve se tornar sua prioridade, pelo contrário, o home office é uma excelente oportunidade para ativar novas conexões e aumentar seu networking, participando de eventos, workshops etc.

Em caso de reuniões de trabalho e confraternizações, esteja sempre presente. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Atualize sua página no LinkedIn e nas demais redes sociais que possam agregar em sua carreira, além de serem seu cartão de visitas, tudo isso vai te deixar mais próximo da empresa dos seus sonhos.

Mova-se

Após seguir as dicas anteriores, está na hora de mover-se em direção ao seu plano de carreira.

Pensando nisso, se você estiver trabalhando, apresente dados concretos sobre o trabalho remoto aos seus gestores e o quanto essa modalidade pode oferecer resultados positivos. Uma sugestão é iniciar com um trabalho no modelo híbrido, em que o profissional trabalha parte do tempo presencial e parte do tempo em home office.

Mas, caso esteja começando do zero, busque por empresas alinhadas a essa filosofia.

Existem muitas possibilidades dentro de um trabalho remoto: sites para freelancers e consultores, e posições no modelo CLT que explicitam que a dinâmica de trabalho é de home office, seja 100% de trabalho remoto, ou de forma híbrida.

Tenha em mente que nenhuma empresa vai contratar você para trabalhar remoto apenas porque você busca isso. Então saiba qual é o valor agregado que você trará para a empresa nesse formato de trabalho.

Além do mais, algumas atividades são impossíveis de fazer trabalhando remotamente. Um mecânico de carro ou um gerente de obras, dificilmente conseguirá trabalhar 100% remoto e garantir a mesma qualidade na execução.

Muitos profissionais acabam buscando mudar a sua trilha de carreira, em especial para posições de tecnologia, que permite mais facilmente o profissional que está buscando como conseguir trabalho remoto em sua vida.

Adapte-se

Como o trabalho remoto já é uma realidade em boa parte das empresas e para muitas funções, se você está buscando começar e permanecer nessa modalidade é fundamental a troca de experiências com pessoas que já atuam dessa forma.

Converse com esses profissionais e se mantenha atualizado, tire dúvidas e pegue todas as dicas de como conseguir trabalho remoto, para que a sua prospecção para de fato, conseguir trabalho remoto, seja mais efetiva.

Não existe fórmula secreta para trabalhar de forma remota, mas ter uma boa adaptação a esse modelo é fundamental para que a probabilidade de dar certo aumente consideravelmente.

 

Vantagens e desvantagens de conseguir trabalho remoto

Após compreender o que é home office e como conseguir trabalho remoto, é importante colocar na balança os prós e os contras para que você possa se certificar de que essa modalidade realmente se encaixa no seu perfil.

 

As principais vantagens de conseguir trabalho remoto

  • proximidade da família: para quem tem filhos ou pets estar próximo e acompanhar o desenvolvimentos deles é muito gratificante e compensador;
  • independência: fazer o próprio horário, sem se preocupar com o trânsito e cumprir as metas sem as cobranças estabelecidas pelo escritório são fundamentais para a produtividade;
  • liberdade: conduzir sua profissão de acordo com seus objetivos, sem se prender ao que a função dentro da empresa delimita;
  • saúde mental: profissionais que se adaptam bem ao home office tem menos problemas com ansiedade e aumentam consideravelmente sua qualidade de vida;
  • Privacidade profissional: desde que você deixe bem claro que seu horário de trabalho deve ser respeitado e que deve ser incomodado somente em casos de emergência.

 

As principais desvantagens do trabalho remoto:

  • perda de privacidade em casa e produtividade: assim como é bom ter a família por perto, esse também pode ser um problema, caso os limites não sejam estabelecidos;
  • excesso de trabalho: é muito comum misturar os serviços de casa com os profissionais e isso pode causar excesso de trabalho e perda do foco;
  • horários indefinidos: se não houver planejamento e disciplina, pode ficar difícil ter o momento para curtir a família e o momento de trabalhar;
  • tendência ao isolamento: o trabalho remoto limita o convívio com os colegas de trabalho e pode fazer com que se torne um trabalho solitário;
  • problemas de comunicação e engajamento: é fundamental que a equipe esteja alinhada e as reuniões sejam produtivas, para que não ocorram esses obstáculos que prejudicam bastante as entregas.

 

Conclusão

O mercado de trabalho nunca foi tão flexível como atualmente e isso pode assustar algumas pessoas, mas, também, encorajar outras. Por isso, é fundamental estar atento e preparado para essas mudanças.

Nesse conteúdo foi possível compreender como conseguir trabalho remoto e suas vantagens e desvantagens, para que o profissional entenda que, por mais que essa seja cada vez mais comum, pode ser que não se seja a melhor dinâmica para sua realidade.

Ao entender o que é o trabalho de home office e as dicas de como conseguir trabalho remoto, se essa modalidade de trabalho fizer sentido para você, coloque em prática essas 5 dicas de como conseguir trabalho remoto para ingressar nessa modalidade de trabalho.

E se você precisa de ajuda para se encontrar no mundo corporativo e se tornar protagonista da própria carreira, entre em contato com a nossa equipe, a Sim Carreira tem os melhores profissionais para ajudá-lo nessa jornada.

dicas de como conseguir trabalho remoto

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.