O Currículo Lattes pode ajudar muito na conquista dos seus objetivos dentro da área acadêmica, aquela bolsa de estudos tão sonhada, e até mesmo para atuar nas áreas de ensino e pesquisa.
Esse instrumento é muito utilizado por professores, alunos de mestrado e de doutorado, mas não se restringe a esse público. É importante saber em que situações o Currículo Lattes é relevante para não cometer o equívoco de utilizá-lo no meio errado.
Neste conteúdo, vamos conhecer sobre o que é o Currículo Lattes, para quem é indicado, para que serve e como confeccionar um de acordo com as normas estabelecidas. Confira!
Quais as diferenças entre Currículo Vitae e Currículo Lattes?
Entre os principais tipos de currículos, está o Currículo Lattes e o Currículo Vitae. Vamos conhecer suas diferenças?
O Currículo Vitae é indicado para profissionais que buscam uma oportunidade fora da área acadêmica e dentro do segmento de mercado corporativo, como por exemplo: recursos humanos, financeiro, administrativo, e outras áreas, em seus diversos níveis e faixas salariais, desde cargos de mais júniores como estágio e trainee, até altos executivos.
Como o significado de Currículo Vitae é “trajetória de vida”, ele deve reunir os dados pessoais, acadêmicos e, principalmente, os dados profissionais da pessoa.
Por não possuir um padrão rígido, sua organização é mais simples e adaptável.
Em alguns casos, a empresa solicita que o profissional preencha as suas experiências profissionais dentro de sua própria plataforma, geralmente em uma aba chamada: “trabalhe conosco” em seu próprio site, onde o profissional realiza um preenchimento de acordo com os padrões do sistema, para que a inteligência artificial organize os dados conforme a vaga disponível.
Já o Currículo Lattes é focado na área acadêmica, sendo utilizado por estudantes, pesquisadores, graduandos, mestrandos, doutorandos e pesquisadores formados, a fim de publicarem artigos e trilhar suas carreiras dentro da área de pesquisa, científica ou para serem professores.
A seguir, vamos detalhar mais sobre o Currículo Lattes, o currículo do mundo acadêmico.
O que é Currículo Lattes?
O currículo lattes é um modelo de currículo que surgiu em 1999, destinado a estudantes e pesquisadores brasileiros, com o objetivo de descrever a trajetória acadêmica do indivíduo.
Os registros dos dados e das realizações acadêmicas são feitos na plataforma virtual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O sistema reúne as informações e facilita o acesso aos currículos.
Na época de seu surgimento, o Currículo Lattes era utilizado somente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq, que é o órgão responsável pelo incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico do nosso país.
Com o tempo, a plataforma Lattes expandiu e passou a ser reconhecida e utilizada por instituições de ensino e de pesquisas diversas, um sucesso que cruzou fronteiras.
Em 2002, o sistema ganhou uma versão no idioma espanhol e foi implementado na Colômbia, Equador, Argentina, Chile, Peru, Portugal e Moçambique.
Fusão com o ORCiD
Em 2016, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) adotou o Open Researcher and Contributor ID (ORCiD, em tradução livre: “ID Aberto de Pesquisador e Contribuinte”) que é um código alfanumérico não proprietário usado para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos e contribuintes, uma espécie de Lattes internacional exigido para permitir publicações em revistas, como a Nature e a Science.
Algumas universidades, como a de Harvard e a de Stanford, também exigem o cadastro no ORCiD, onde os dados da carreira acadêmica do pesquisador estão reunidos em formato de currículo.
Essa plataforma é ainda mais rigorosa do que a Lattes, pois há uma investigação prévia rigorosa junto às instituições de ensino, antes que a validação e publicação sejam realizadas, evitando informações incorretas e fraudes.
Para quem atua na área sabe o quanto é importante o cadastro nos dois sistemas, pois a base de dados do Lattes reúne décadas de pesquisas de profissionais de todo o país e o ORCiD permite um diálogo com pesquisas internacionais, além da legitimidade das informações.
Para quem o Currículo Lattes é indicado?
O Currículo Lattes é indicado para membros da comunidade acadêmica, mas qualquer pessoa pode criar um currículo e se cadastrar na plataforma CNPq.
O sistema tem campos específicos para que o indivíduo acrescente suas produções acadêmicas e intelectuais. Portanto, a menos que você tenha interesse nessa esfera acadêmica, o Lattes não será a escolha mais adequada para você.
O Currículo Vitae é a melhor alternativa para os profissionais que desejam ingressar no mundo corporativo.
Para que serve o Lattes Currículo?
Por ser um dos principais modelos de currículo específico para a área acadêmica, o Currículo Lattes é a principal vitrine para que os estudantes e os pesquisadores do país possam apresentar todo o seu ciclo de vida acadêmica, publicações e pesquisas, com o intuito de se manterem ou ingressarem em uma carreira educacional ou de pesquisa no setor acadêmico.
O Currículo Lattes se tornou uma etapa fundamental em processos seletivos ligados à educação, pesquisa e formação acadêmica, tais como:
- iniciação científica;
- mestrado;
- doutorado;
- bolsas de pesquisa;
- intercâmbios acadêmicos;
- participação em projetos acadêmicos e eventos científicos;
- concessão de benefícios no meio acadêmico de forma geral.
Muitos estudantes de graduação podem ser selecionados para iniciativas especiais de suas instituições por meio do Currículo Lattes.
Como fazer um Currículo Lattes?
Antes de iniciar o cadastro é importante ter em mãos todos os documentos pessoais e acadêmicos, para tornar o processo mais ágil e eficiente.
- Criar o cadastro no sistema
Ao acessar a Plataforma Lattes, selecione o botão para cadastrar novo currículo.
A partir disso, os dados serão solicitados, assim como, a confecção de uma senha de acesso e uma foto, para evitar invasões inesperadas.
- Inserir a experiência acadêmica
Essa é a etapa mais importante do Currículo Lattes, pois é onde são lançadas todas as experiências acadêmicas adquiridas, diplomas, certificados, artigos publicados, monografias, teses e dissertações, além do teste de proficiência em um outro idioma (tem uma aba específica para essa inclusão).
Portanto, todos os méritos devem estar cadastrados, afinal, essas informações são as mais avaliadas em processos seletivos.
- Incluir a trajetória profissional e habilidades
Não é porque se trata de um currículo acadêmico que suas soft skills e hard skills não serão avaliadas. Todas as competências comportamentais e técnicas são importantes em qualquer seleção de candidatos.
Por isso, invista em seu autoconhecimento e seja honesto nas descrições.
- Revisar e manter o cadastro atualizado
Tão importante quanto as etapas anteriores é a revisão do conteúdo que foi escrito.
Portanto, antes de enviar ao CNPq, leia minuciosamente e elimine qualquer texto, palavra ou informação que possa prejudicar a análise e a aprovação da banca avaliadora.
Sempre que tiver uma nova informação, acesse o portal e atualize.
Essa é uma dica importante, independentemente do currículo que será utilizado, afinal, nenhuma instituição opta por um candidato com material desatualizado.
Conclusão
Nesse artigo, conhecemos sobre o Currículo Lattes e sua importância para os estudantes e profissionais do meio acadêmico.
Vimos também, a diferença entre o Currículo Vitae e o Currículos Lattes e suas aplicabilidades e podemos perceber que existem diferenças importantes, impulsionadas pelos objetivos do indivíduo.
Por isso é tão importante praticar o lifelong learning, pois o aprendizado contínuo é a principal ferramenta para alcançar os objetivos com mais segurança e eficiência.
E para ajudar nessa trajetória, conte com a Sim Carreira, acesse nosso blog e nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram, Facebook e Youtube. Fique por dentro das principais informações sobre o mercado de trabalho, autoconhecimento e carreira.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado