Transformações constantes, mão de obra qualificada sobrando, e alta competitividade no mercado de trabalho. Essas são apenas algumas características do cenário atual que os profissionais precisam enfrentar. Nesse contexto, entender como se tornar indispensável no trabalho é um desafio, e um item essencial na carreira de cada indivíduo.
Afinal, em um cenário que exige adaptação e produtividade constante das empresas, os profissionais também precisam mostrar a sua relevância e entregar resultados positivos para assegurar os seus empregos.
Diante disso, surge a pergunta: como enfrentar essa nova realidade do mercado? Como se tornar indispensável no trabalho?
Para responder esse questionamento, neste artigo, explicaremos o que é e como se tornar um profissional indispensável.
Não perca as 10 dicas práticas e eficientes. Continue a leitura!
O que significa ser indispensável no trabalho?
Ser indispensável significa ser relevante para a empresa. Para isso, você precisa se destacar em função do seu trabalho, dos seus resultados, do seu conhecimento e da forma como você agrega valor à organização.
Ao atingir essa posição, além de aumentar suas chances de se manter no cargo, fica mais fácil crescer na carreira, negociar uma promoção, e até negociar um aumento de salário.
Vale lembrar que um profissional indispensável não é insubstituível. Afinal, mesmo que você seja extraordinário no que faz, ainda está sujeito a ser dispensado por questões estruturais da própria empresa, entre outros motivos.
Apesar disso, é importante dar o seu melhor e agregar valor ao seu trabalho, uma vez que essas características contribuem para melhorar seu networking e atrair boas oportunidades.
Lembrando que, ao trilhar uma carreira com aprendizado contínuo e agregando valor nas empresas por onde passa, o profissional aumenta a sua empregabilidade não só para a sua empresa atual, mas perante o mercado de trabalho como um todo.
Quais são as características de um profissional indispensável?
Antes de entender como se tornar indispensável no trabalho, você precisa conhecer quais as características que esse tipo de profissional deve apresentar.
Geralmente, um profissional indispensável características como:
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- Sólido conhecimento em sua área de atuação;
- Capacidade de se adaptar rapidamente a situações desafiadoras;
- Proatividade para identificar problemas e oportunidades;
- Comunicação clara, concisa e assertiva;
- Conhecimento sobre as rotinas, procedimentos e políticas da empresa;
- Criatividade, pensamento crítico e capacidade de propor soluções de problemas;
- Integridade e ética profissional em todas as suas interações;
- Alta inteligência emocional;
- É colaborativo e sabe trabalhar em equipe.
- Consistência na entrega de resultados positivos acima da média.
- Profissional chave de confiança e liderança na equipe.
Vale lembrar que nem sempre é necessário apresentar todas essas características para ser considerado um profissional indispensável.
Afinal, a percepção do que é relevante e essencial para empresa pode variar de acordo com os gestores e líderes da organização.
Por isso, em vez de se preocupar tentando desenvolver todas essas características, tente seguir, pelo menos, as dicas abaixo para se destacar na empresa.
10 dicas para ser indispensável no trabalho
Quer saber como se tornar indispensável no trabalho? Então, coloque em prática as dicas abaixo:
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- Seja uma referência na sua área;
- Entenda o funcionamento da empresa;
- Seja proativo;
- Aceite desafios e trabalhe em projetos importantes;
- Compartilhe informações;
- Aprenda a lidar com conflitos;
- Seja confiável;
- Melhore as suas habilidades de comunicação;
- Peça feedbacks;
- Mostre o seu trabalho.
A seguir, trazemos maiores detalhes sobre cada uma das 10 dicas de como se tornar indispensável no trabalho.
1- Seja uma referência na sua área
Se tornar uma referência exige que você aprofunde seu conhecimento na sua área de atuação, se mantenha atualizado e entenda como colocar esse conhecimento em prática.
Assim, você melhora sua capacidade de executar tarefas, agrega valor ao seu trabalho e entrega resultados importantes para a empresa.
Em outras palavras, você se torna um especialista relevante para as operações e a rotina do negócio. Para isso, é importante investir em cursos, treinamentos e capacitações, entre outras estratégias de educação continuada.
2- Entenda o funcionamento da empresa
Você só conhece o funcionamento do seu setor e não tem a menor ideia de como o restante da empresa funciona? Então, está na hora de mudar isso!
Afinal, um profissional indispensável também precisa conhecer as políticas, a rotina, os valores e os processos da empresa como um todo.
O ideal é que você tenha acesso, pelo menos, a informações importantes para entender o fluxo de trabalho e compreender como você pode contribuir.
Assim, talvez você até encontre oportunidades para ser proativo e ajudar a empresa de outras formas.
3- Seja proativo
Ser proativo significa ser capaz de buscar soluções e resolver problemas antes que alguém peça. Ou seja, um profissional proativo age antes de receber um pedido ou uma ordem sobre determinado assunto.
Entregar um relatório antes que a tarefa seja solicitada ou se oferecer para liderar algum projeto, por exemplo, são atitudes proativas.
Dessa forma, você agiliza o fluxo de trabalho, evita a formação de gargalos e ainda facilita a rotina de toda a equipe, inclusive dos gestores.
Esse tipo de profissional é essencial para a fluidez e a otimização do ambiente de trabalho. Por esse motivo, ele tende a ser valorizado por bons líderes.
4- Aceite desafios e trabalhe em projetos importantes
Profissionais que não têm medo de desafios e se comprometem com projetos e tarefas importantes, geralmente, são mais valorizados e recebem melhores oportunidades.
Afinal, essas atitudes demonstram proatividade, vontade de se arriscar e disponibilidade de construir um bom trabalho dentro da empresa.
É claro que, não adianta aceitar desafios se você não está preparado ou disposto a buscar bons resultados. Lembre-se de que é importante ser responsável e produtivo para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de forma consistente, e assim se virar um profissional mais relevante para o sucesso do negócio e se tornar indispensável no trabalho
5- Compartilhe informações
Manter o restante da equipe informada sobre o andamento do trabalho e compartilhar dados importantes para a execução das atividades é crucial para o trabalho em equipe.
Essa postura evita surpresas desagradáveis e desentendimentos. Também permite que todos se mantenham alinhados e engajados por um mesmo objetivo.
Dessa forma, você se mostra uma pessoa comprometida com o desempenho e os resultados do grupo, fortalecendo seus relacionamentos no ambiente de trabalho.
6- Aprenda a lidar com conflitos
Um dos grandes desafios identificados nos ambientes de trabalho é aprender a lidar com conflitos, divergências e pessoas com personalidades diferentes.
Por esse motivo, mais do que conhecimento, as empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que saibam lidar com essas situações da melhor forma possível.
Portanto, é importante desenvolver uma boa inteligência emocional, uma boa comunicação e o famoso “jogo de cintura”. Isso irá ajudar a lidar com essas situações de conflito e evitar que os problemas afetem o andamento do trabalho.
7- Seja confiável
Ser confiável não significa apenas ser uma pessoa pontual e comprometida com prazos e resultados. Pessoas confiáveis também são honestas, íntegras e coerentes nas suas ações. Por isso, geralmente, elas estão dispostas a ajudar em situações difíceis.
Em outras palavras, a confiança é uma qualidade ligada à ética profissional. Profissionais confiáveis geralmente são mais valorizados por bons gestores.
8- Melhore suas habilidades de comunicação
Ser um bom comunicador significa saber compartilhar ideias. É necessário se expressar de forma clara e objetiva, ter uma escuta ativa e ser empático.
Essa habilidade também está relacionada à capacidade de falar em público, desenvolver uma excelente escrita, e ter um raciocínio lógico estruturado. Esses são itens importantes para o profissional que pretende se destacar na empresa e se tornar indispensável no trabalho.
Além da comunicação necessária para manter bons relacionamentos, melhore suas habilidades de expressar e trocar ideias. Faça isso em diferentes contextos, com pessoas distintas, e com perspectivas diferentes da sua. Isso vai fazer a diferença na sua carreira!
9- Peça feedbacks
Os feedbacks são fundamentais para obter insights valiosos que vão orientar a sua carreira e te ajudar a ter sucesso profissional. Isso porque eles permitem que você identifique quais são seus pontos fortes e pontos fracos e entenda como melhorar.
Por isso, se a empresa não tem a cultura do feedback, é importante tomar a iniciativa e pedir a opinião de outros profissionais, especialmente líderes e pessoas mais influentes, a respeito do seu trabalho. E claro, buscar uma melhoria contínua no seu trabalho.
10- Mostre seu trabalho
Não adianta ser produtivo, criativo, manter bons relacionamentos e alcançar bons resultados se ninguém sabe disso. Por isso, se você continua se perguntando como se tornar indispensável no trabalho, você não pode ter vergonha ou medo de mostrar do que você é capaz.
Mostrar as suas competências, compartilhar as suas ideias, suas conquistas e resultados é fundamental nesse processo. Assim, você demonstra o seu valor, chama a atenção da liderança e até consegue gerar novas oportunidades de crescimento.
Conclusão
Embora ninguém seja totalmente indispensável em uma empresa, é importante se dedicar ao trabalho e sempre fazer o seu melhor.
Assim, além de ganhar reconhecimento e receber novas oportunidades, você aumenta suas chances de crescer profissionalmente, se tornar uma referência na sua área e aumentar sua relevância para sua empresa e para demais empresas no mercado de trabalho.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado