O absenteísmo no trabalho é um dos indicadores mais importantes para a gestão de pessoas na empresa. Afinal, ele indica o número de funcionários que se ausentaram do trabalho por algum período.
Quando o absenteísmo está alto, a empresa pode enfrentar vários problemas, como baixa produtividade, aumento da rotatividade e até prejuízos financeiros.
Em última instância, esses problemas podem levar a queda da qualidade dos serviços e produtos do negócio, a perda de clientes e até ao comprometimento da reputação da empresa.
A única forma de evitar esse cenário é monitorar o absenteísmo e, se necessário, adotar estratégias para melhorar esse indicador.
Neste artigo, você vai encontrar um guia completo para ajudar sua empresa a entender a importância de medir o absenteísmo no trabalho e o que fazer para reduzir esse indicador.
O que é o absenteísmo no trabalho?
O absenteísmo no trabalho se refere à ausência dos funcionários na empresa quando deveriam estar presentes e desempenhando suas funções.
Esse conceito está alinhado à visão de Idalberto Chiavenato, consultor e autor renomado que já escreveu vários livros na área de Administração de empresas e Recursos Humanos (RH).
Segundo o autor, o absenteísmo ou ausentismo é resultado da soma dos períodos em que os funcionários se ausentam do trabalho. Em outras palavras, o absenteísmo no trabalho está relacionado a faltas ou atrasos do colaborador.
Esse fenômeno pode ocorrer por diversos motivos, como questões relacionadas à saúde mental e física, questões familiares, insatisfação dos funcionários, entre outros fatores.
Quais são os tipos de absenteísmo?
Antes de entender como reduzir esse problema na empresa, é importante conhecer suas causas. Existem vários motivos que levam o funcionário a faltar ou se atrasar no trabalho.
Esses motivos ou casos podem ser agrupados em diferentes tipos de absenteísmo. Conheça abaixo os tipos que mais ocorrem nas empresas.
3 tipos de absenteísmo
Absenteísmo justificado
Este tipo de absenteísmo ocorre quando o funcionário se atrasa ou falta ao trabalho por motivos legítimos, como doenças, licença médica ou emergências familiares.
Neste caso, normalmente o colaborador avisa a empresa sobre sua ausência, permitindo que a gestão faça os ajustes necessários para que o fluxo de trabalho não seja prejudicado.
Absenteísmo injustificado
O absenteísmo injustificado é o oposto do tipo anterior. Neste caso, o funcionário que se atrasa ou falta ao trabalho não apresenta uma justificativa válida e nem informa a empresa com antecedência sobre sua ausência.
Este tipo de absenteísmo normalmente ocorre quando o colaborador tem algum imprevisto de última hora, está insatisfeito ou desmotivado com o trabalho, ou não tem senso de responsabilidade.
Absenteísmo crônico
Este tipo de absenteísmo é o mais problemático para a empresa. Ele ocorre quando um funcionário apresenta um padrão contínuo de ausências frequentes e prolongadas. Ou seja, ele falta muito no trabalho.
Normalmente, o absenteísmo crônico sinaliza uma insatisfação grave com o trabalho e problemas de saúde.
Quais as consequências do absenteísmo para as empresas?
Registrar um certo nível de absenteísmo é normal, já que algumas faltas e atrasos podem ocorrer por motivos imprevisíveis. Nesses casos, ele tem baixo impacto no fluxo de trabalho e nos resultados da empresa.
No entanto, se a taxa de absenteísmo no trabalho for alta, a empresa pode enfrentar vários problemas, tais como:
-
- Sobrecarga de trabalho para os colegas de equipe que precisam cobrir as ausências;
- Dificuldade na conclusão de tarefas e cumprimento de prazos;
- Queda da produtividade e da eficiência operacional da empresa;
- Aumento dos custos de recrutamento e treinamento devido à rotatividade de funcionários;
- Impacto negativo na moral e no engajamento dos funcionários;
- Piora do clima organizacional;
- Prejuízos financeiros devido a contratos não cumpridos ou perda de oportunidades de negócios;
- Queda da qualidade de produtos e serviços;
- Comprometimento da reputação do negócio.
Como medir o absenteísmo na empresa?
O absenteísmo na empresa não pode ser corrigido com base em suposições e achismos. Assim como outros indicadores estratégicos de gestão, o absenteísmo é uma métrica. Por isso, ela pode e deve ser medida.
Essa medição envolve várias etapas, desde a coleta e análise de dados relacionados às ausências dos funcionários, até a identificação das causas de suas faltas e atrasos.
Uma das etapas mais importantes desse processo é o cálculo da taxa de absenteísmo.
Esse indicador mostra se o número de ausências na empresa está alto ou baixo. Com base no seu valor, a empresa entende se precisa adotar medidas corretivas para reduzir esse índice.
Entenda abaixo como calcular essa taxa e como interpretar seu resultado.
Como calcular a taxa de absenteísmo?
A taxa de absenteísmo pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:
Taxa de Absenteísmo = (número de horas de trabalho perdidas / número ideal de horas trabalhadas) X 100
Essa taxa pode ser calculada para períodos específicos, como mês, trimestre e ano. Além disso, ela pode ser usada para medir o absenteísmo de toda a organização ou de setores e equipes de trabalho.
Quer saber como aplicar essa fórmula na prática? Veja esse exemplo.
Exemplo de como calcular a taxa de absenteísmo no trabalho
Sua empresa tem 100 funcionários que trabalham 8 horas por dia de segunda a sexta-feira. Em fevereiro, eles trabalharam durante 21 dias úteis.
Multiplicando esses números (100 x 8 x 21), é possível concluir que esse grupo deveria trabalhar 16.800 horas mensais apenas em fevereiro.
No entanto, analisando o registro de ponto desses trabalhadores, o RH percebeu que o grupo acumulou cerca de 516 horas perdidas em função de faltas e atrasos.
Com base nesses dados, basta aplicá-los na fórmula:
Taxa de Absenteísmo = (516 / 16.800) X 100 = 3%
Isso significa que a taxa de absenteísmo dessa empresa em fevereiro foi de 3%.
Além de calcular a taxa de absenteísmo da empresa, também é possível calcular a taxa de absenteísmo da Diretoria, da Área ou de um funcionário específico.
Qual a taxa ideal de absenteísmo?
Não existe um consenso sobre a taxa de absenteísmo ideal para as empresas, já que esse índice pode variar conforme o segmento e o tamanho do negócio.
Considerando que é impossível zerar esse indicador, geralmente, uma taxa de até 4% é considerada normal e aceitável.
Caso o valor da taxa seja maior do que esse número, a empresa precisa avaliar o que entende ser aceitável. Considere o seu segmento de mercado e nicho de atuação. Não deixe de estudar quais estratégias precisa implementar para reduzir essa taxa.
Vale lembrar que essa taxa de absenteísmo no trabalho varia com o tempo. Por isso, é importante calcular e monitorar seu valor periodicamente.
Como reduzir o absenteísmo?
O primeiro passo para reduzir a taxa de absenteísmo no trabalho é entender por que ele está elevado, ou seja, quais são suas causas.
Caso o motivo não seja muito evidente, a empresa pode investir em uma pesquisa de clima organizacional e reuniões de feedback com os funcionários, por exemplo, para descobrir a origem do problema.
Somente a partir desse diagnóstico a organização poderá definir quais as melhores estratégias podem solucionar ou minimizar os problemas identificados.
Essas estratégias podem incluir, por exemplo:
-
- Flexibilização dos horários de trabalho para ajudar os funcionários a melhorarem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Definição de políticas de recompensas para reconhecer os trabalhadores que são mais frequentes e assíduos no trabalho;
- Criação de canais de comunicação abertos para que os colaboradores se sintam à vontade para discutir quaisquer problemas ou preocupações que possam afetar sua presença no trabalho;
- Construir uma cultura organizacional que valoriza a cooperação, o respeito mútuo, a transparência, entre outros valores que ajudam a criar um ambiente de trabalho mais positivo e acolhedor;
- Oferecer um bom plano de carreira para os funcionários,. Deixe claro a importância do compromisso e assiduidade para crescer na empresa;
- Investir na ergonomia do ambiente de trabalho para proteger a saúde física do trabalhador.
Caso sua empresa esteja com dificuldade para medir e reduzir esse índice, considere investir em uma consultoria de RH para ajudá-la nesse processo.
Com o apoio de um time especializado, é mais fácil diagnosticar o problema com precisão e eficiência e definir medidas para reduzir o absenteísmo no trabalho.
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