Como equilibrar sua vida pessoal e profissional

Como encontrar equilibrio entre a vida pessoal e profissional

Entender como equilibrar sua vida pessoal e profissional é um dos grandes desafios do trabalhador moderno.

Afinal, além de exercer suas funções no escritório, as tecnologias permitiram que o trabalho seja executado até mesmo quando o funcionário está no conforto de sua casa.

E mesmo quando não é solicitado para realizar alguma tarefa fora do expediente, as redes sociais, o contato constante com colegas e gestores, e uma mensagem fora do horário no whatsapp podem impedir que o trabalhador “se desligue” do trabalho e se dedique a outras atividades pessoais.

Como resultado, a linha que separa vida pessoal e profissional nem sempre fica clara, o que pode gerar vários problemas, como trabalhadores sobrecarregados e até mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças.

Nesse cenário, a melhor forma de evitar esses e outros desafios relacionados ao tema é buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Por isso, neste artigo, você vai encontrar dicas que vão te ajudar a entender como equilibrar sua vida pessoal e profissional.

 

Por que é importante buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?

Não buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional não só gera insatisfação e infelicidade, mas também pode induzir o desenvolvimento de doenças graves.

Isso porque se você dedica sua vida e sua rotina apenas ao trabalho, seu corpo e sua mente não conseguem descansar e repor suas energias, causando bloqueio criativo, estresse e crises de ansiedade.

Com o tempo, a falta de uma rotina equilibrada se reflete no surgimento de sintomas associados ao cansaço ou fadiga excessiva, insônia e instabilidade de humor.

A depender do caso, esses sintomas podem ser acompanhados do desenvolvimento de doenças como Síndrome de Burnout, transtorno de ansiedade e depressão.

Problemas de pele, queda de cabelo e doenças associadas à imunidade também podem ser desencadeadas por rotinas estressantes de trabalhos.

Em outras palavras, manter uma rotina exaustiva pode gerar consequências irreversíveis não só para a saúde e autoestima do trabalhador, mas também para a qualidade das suas relações sociais e familiares.

Por outro lado, pessoas que conseguem equilibrar sua vida pessoal e profissional conseguem lidar melhor com o estresse do dia a dia, melhorar sua qualidade de vida e sua saúde mental.

Como resultado, além de aumentar sua produtividade no trabalho, elas são menos suscetíveis ao desenvolvimento de doenças e têm mais chances de conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.

Por isso, o melhor que você pode fazer pela sua vida é buscar o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

 

10 dicas para encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Mais do que entender a importância de manter uma vida equilibrada, você precisa aprender como fazer isso. Para gerenciar o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, confira as dicas abaixo:

    1. Estabeleça limites
    2. Seja produtivo durante a sua jornada de trabalho
    3. Aprenda a pedir ajuda e a delegar tarefas
    4. Defina prioridades na sua rotina
    5. Faça um bom planejamento para sua vida pessoal e profissional
    6. Comece a dizer não
    7. Aprenda a se desconectar do trabalho
    8. Use as tecnologias ao seu favor
    9. Desligue as notificações
    10. Seja flexível

A seguir, entraremos em maiores detalhes sobre as 10 dicas de como equilibrar sua vida pessoal e profissional.

1- Estabeleça limites

Estabelecer limites claros entre sua vida pessoal e profissional te ajuda a manter uma rotina mais equilibrada. Para isso, você pode definir horários fixos de trabalho, evitar levar demandas para casa e comunicar seus colegas e gestores sobre sua decisão, por exemplo.

2- Seja produtivo durante a sua jornada de trabalho

Para que os seus limites sejam respeitados e não prejudiquem sua carreira, você deve se comprometer a cumprir suas obrigações no trabalho e manter uma boa produtividade. Até porque, quem é produtivo no trabalho, têm mais facilidade para se desligar dele durante o tempo livre.

3- Aprenda a pedir ajuda e delegar tarefas

Para ser produtivo no trabalho e ganhar tempo para se dedicar a projetos e relacionamentos pessoais, muitas vezes é preciso abrir mão do controle e da centralização de atividades.

Em outras palavras, pode ser necessário pedir ajuda a colegas de equipe e gestores quando você estiver sobrecarregado, com prazos muito apertados e perceber que não conseguirá entregar os resultados a tempo.

Caso você seja gestor ou ocupe um cargo de liderança, o ideal é aprender a delegar tarefas. Para isso, basta avaliar os potenciais dos funcionários e verificar quais deles são mais aptos e estão disponíveis a te ajudar em algum projeto ou atividade.

4- Defina prioridades na sua rotina

Definir prioridades te ajuda a conquistar metas pessoais e profissionais, reduzir a ansiedade e te ajuda a manter o controle sobre suas atividades e responsabilidades.

como equilibrar sua vida pessoal e profissional

Para definir quais atividades devem ser priorizadas, é importante considerar quais os prazos, projetos e compromissos mais urgentes, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Dessa forma, você consegue cumprir suas metas e responsabilidades no trabalho, sem ignorar os projetos pessoais e relacionamentos que te ajudam a relaxar, se divertir e recarregar as energias.

5- Faça um bom planejamento para a sua vida pessoal e profissional

Após definir suas prioridades, é importante organizar seu tempo no trabalho e registrar suas demandas e prazos em uma agenda ou planner.

Dessa forma, você terá uma visão geral sobre suas responsabilidades e terá mais facilidade para atender imprevistos e fazer ajustes, caso necessário.

O ideal é que esse planejamento envolva sua rotina semanal e projetos de médio e longo prazo, cujas atividades devem ser cumpridas ao longo do tempo.

6- Comece a dizer não

Ter uma vida equilibrada também exige que você aprenda a dizer não tanto para amigos e familiares quanto para gestores e colegas de trabalho.

Afinal, se você aceitar tudo o que pedirem, corre o risco de sobrecarregar sua agenda. Como resultado, além de reduzir a qualidade das suas entregas e aumentar seu nível de estresse.

Por isso, é importante definir seus limites com antecedência e organizar sua agenda. Assim, você terá mais clareza sobre seus compromissos e se sentirá mais à vontade para dizer não.

Como consequência, você poderá garantir que suas demandas não ultrapassem seu horário de expediente e que não atrapalhem seus projetos pessoais.

7- Aprenda a se desconectar do trabalho

Manter uma vida equilibrada exige que você se desligue completamente do trabalho durante o tempo livre, após o fim do expediente ou durante seu dia de folga.

Para isso, você pode evitar olhar e-mails e responder mensagens relacionadas ao trabalho no seu tempo livre, por exemplo.

Mas lembre-se de comunicar aos colegas que você só vai atender ligações ou responder mensagens relacionadas ao trabalho em situações excepcionais e casos urgentes.

8- Use as tecnologias a seu favor

Existem vários aplicativos e softwares que podem te ajudar a manter uma vida mais equilibrada. Você pode utilizar o Google Agenda ou o Trello, por exemplo, para gerenciar seus compromissos e tarefas.

Outra opção é manter um celular ou número de telefone apenas para o trabalho. Assim, você pode desligar o aparelho após o expediente ou restringir o acesso a redes sociais ligadas a empresa.

9- Desligue as notificações

Receber várias notificações de redes sociais, e-mails, entre outros aplicativos de celular, pode gerar estresse e ansiedade, além de ser uma fonte de distração.

Por esse motivo, é importante configurar esses aplicativos para restringir o envio de notificações, especialmente após o expediente ou quando estiver passando um tempo de qualidade com amigos e familiares. Isso vai fazer a diferença no seu dia a dia!

10- Seja flexível

Estabelecer limites, definir prioridades, criar um bom planejamento e todas as dicas anteriores são essenciais para manter sua vida pessoal e profissional equilibrada.

No entanto, essas dicas não devem ser encaradas de forma rígida, ou seja, não devem ser seguidas à risca.

Isso porque também é importante ser flexível e estar disponível para se adaptar às diferentes situações e imprevistos na sua vida pessoal e profissional.

Assim, você torna sua rotina mais leve e se mantém preparado para encaixar compromissos e imprevistos na sua agenda.

 

Conclusão

Entender como equilibrar sua vida pessoal e profissional é fundamental para proteger sua saúde física e mental, melhorar seus relacionamentos e até para crescer na carreira.

Afinal, profissionais felizes e satisfeitos tendem a ser mais produtivos e empenhados no seu desenvolvimento, e nos resultados do negócio.

Por isso, quem busca esse equilíbrio não está abrindo mão da sua carreira. Em vez disso, essa pessoa está criando motivação e energia para se desenvolver tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Quer ajuda para encontrar esse equilíbrio? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e receba a orientação adequada para te guiar nesse processo!

como equilibrar sua vida pessoal e profissional

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.