8 Atividades de o que fazer no ano sabático

O que fazer no ano sabático

Decidir o que fazer no ano sabático talvez seja uma das tarefas mais prazerosas da vida de uma pessoa que consegue se dar ao luxo deste momento, porém, a maior dificuldade é planejar esse período de forma que seja prazeroso, mas comprometido com a meta definida.

Afinal, a vida profissional não precisa ser somente um ciclo girando em torno da saída de uma empresa e a recolocação profissional imediata em outra. Essa não é uma regra a ser seguida.

Por isso, se você acredita que precisa de um ano sabático, independentemente da finalidade, este artigo foi feito especialmente para esclarecer suas dúvidas e dar dicas de o que fazer no ano sabático e de como fazer desse período sabático um dos mais importantes e enriquecedores da sua vida.

Portanto, não perca a leitura!

 

O conceito de sabático

A palavra sabático vem da palavra shabbat, de origem hebraica, que significa o sétimo ano de descanso da terra, após seis anos de colheita farta.

Com o conhecimento original do conceito, o reitor de uma universidade americana, há muitos anos, percebeu que ofertar bons salários não era suficiente para reter seus melhores talentos e com isso, teve a ideia de propor aos professores uma oferta: a cada seis anos trabalhados, o colaborador teria direito a um ano de período sabático remunerado, desde que o colaborador tenha trabalhado exclusivamente na instituição durante esse período.

Ademais, o momento sabático não pode ser confundido com férias, pois ele é um tempo em que a pessoa se dedica a um projeto de vida particular e, por isso, as empresas não são obrigadas a conceder esse tipo de licença aos seus colaboradores, pois esse afastamento não está previsto nas leis trabalhistas.

O mais comum é que o profissional tire um ano sabático após concluir um curso de graduação, mestrado, doutorado, ou após terminar um ciclo em determinado emprego, e antes de iniciar uma próxima etapa em sua carreira. Em raras ocasiões uma empresa concede ao funcionário uma licença remunerada ou licença não remunerada para que o profissional consiga disfrutar de um período sabático.

 

O que fazer no ano sabático

Talvez você esteja pensando: “mas se o ano sabático não é férias, o que fazer no ano sabático?”

A resposta do que fazer no ano sabático vai depender do que você viveu até o momento e o que você deseja daqui para frente.

Por isso, separamos algumas opções mais atrativas para você considerar quando definir o que fazer no ano sabático.

Confira a lista de 8 atividades de o que fazer no ano sabático!

 

8 atividades de o que fazer no ano sabático

  1. Aprender novos idiomas
  2. Praticar ações sociais
  3. Explorar diferentes culturas
  4. Praticar o autoconhecimento
  5. Investir tempo com a família
  6. Estreitar laços com amigos e conhecidos
  7. Explorar interesses e novas atividades
  8. Reconectar-se

 

Aprender novos idiomas

Nem sempre é fácil aprender um novo idioma somente com cursos aqui no Brasil. É preciso praticar para absorver o conteúdo e se sentir parte daquele local.

Então, que tal planejar um tempo em um lugar onde sempre sonhou e conversar como um verdadeiro habitante? Muitas pessoas optam por aperfeiçoar o inglês.

 

Praticar ações sociais

É claro que a caridade e a solidariedade não precisam ter um tempo de começo e fim. Afinal, a todo o momento podemos ajudar quem precisa, com gestos simples ou mais complexos, dentro das nossas possibilidades.

Mas, tirar um ano sabático para praticar o voluntariado em programas sociais pode fazer um bem enorme para si e para os outros.

 

Explorar diferentes culturas

Viajar é um momento enriquecedor, pois nesse momento estamos mais receptivos com o novo e enxergamos as diferenças com admiração e respeito, retirando de nossas mentes os rótulos e os estereótipos. Ao viajar e explorar culturas distintas, amplia-se o conhecimento de novas tradições, costumes, sotaques e idiomas completamente diferentes do nosso, favorecendo uma mente aberta e ampliando a perspectiva.

Além disso, viajar e conhecer novas pessoas nos dá a oportunidade de autoconhecimento e entender o nosso papel no mundo.

 

Praticar o autoconhecimento

A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de olhar para dentro de nós e perceber o que queremos e o que é bom para nós de verdade.

Quando diminuímos essa velocidade, começamos a enxergar o que nos faz bem, o que nos prejudica e como melhorar a saúde mental para os próximos anos que virão.

Praticar o autoconhecimento deve ser uma tarefa diária, mas que tal iniciar isso de forma mais profunda durante o período sabático?

 

Investir tempo com a Família

Muitos profissionais optam por tirar um ano sabático por questões pessoais. Ao invés de tentar conciliar com o trabalho, o período sabático pode trazer o tempo que faltava para dedicar a família. É bastante comum as pessoas ingressarem em um período sabático para recuperarem da saúde ou para ajudarem a família a superar algum evento traumático ou difícil.

 

Estreitar laços com amigos e conhecidos

O ano sabático também pode ser usado para fazer novas amizades, aumentar seu networking e, com isso, repensar suas prioridades pessoais e profissionais. O ser humano precisa da socialização para se sentir parte de um lugar e esse período é interessante para entender que tipo de pessoas você quer ao seu lado ao longo da vida.

 

Explorar interesses e novas atividades

O período sabático também é um excelente momento para se aprofundar em interesses, assim como testar novos hobbies e atividades completamente diferentes.

Ao se aprofundar em assuntos do seu interesse e iniciar atividades completamente fora do comum, pode ser que você desenvolva novas habilidades, se torne uma pessoa mais holística e até mesmo tenha insights diferenciados por realizar conexões não esperadas.

 

Reconectar-se

O período sabático é uma oportunidade para a pessoa se encontrar ou se reencontrar. O ano sabático pode proporcionar o tempo para a pessoa explorar diversas atividades para encontrar aquilo que a faz mais feliz, ou até mesmo, se reencontrar com práticas prazerosas que foram abandonadas na correria da rotina.

Ao se perguntar o que fazer no ano sabático, busque reconectar-se com você mesmo e aquilo que traz prazer para seguir os seus próximos passos após o ano sabático mais próximo daquilo que traz plenitude e alegria.

 

Como planejar o ano sabático

Caso você tenha interesse em tirar um período e sabe o que fazer no ano sabático, é necessário se organizar para conseguir aproveitar desse momento.

Então  não deixe de se planejar. Considere os seguintes pontos para esse momento tão importante:

 

  1. Estabeleça o objetivo

A partir das opções oferecidas no tópico anterior, decida qual será sua meta no ano sabático e, a partir disso, crie um plano de ação para que você tenha noção de tudo o que precisa para alcançar seu objetivo.

 

  1. Entenda quais experiências serão mais relevantes

Como o principal objetivo do ano sabático é o crescimento pessoal e profissional, busque nesse período a evolução de acordo com o objetivo estabelecido.

Afinal, ficar um período fora do mercado de trabalho por opção precisa dar um retorno positivo na área pessoal, mas, principalmente, no âmbito profissional.

 

  1. Faça um planejamento financeiro

Como o período sabático geralmente não é uma licença remunerada, é preciso um planejamento financeiro cuidadoso, para que a pessoa se mantenha bem durante o tempo de afastamento.

Faça uma planilha com as despesas atuais e futuras, tente reduzir os gastos e poupar mais. Afinal, é um sacrifício em prol de uma recompensa.

Depois, crie um orçamento para o período de pausa e descubra quanto será necessário para conquistar esse sonho e comece a investir.

 

  1. Informe à empresa e às pessoas próximas sobre a sua decisão 

Essa etapa é fundamental para que tudo dê certo, pois o empregador, os familiares e os amigos precisam saber dessa decisão para também se programarem.

Não esqueça de suspender os serviços que não serão necessários durante o ano sabático para que não aconteçam despesas desnecessárias.

 

Retorno ao trabalho após o período sabático

Caso você sinta a necessidade e tenha o interesse em tirar um tempo, planeje bem para este momento. Afinal, é importante saber o que fazer no ano sabático e como aproveitar esse período.

Tenha a ciência de que após o ano sabático o profissional provavelmente será questionado sobre esse período ao tentar reingressar no mercado de trabalho.

Conte sobre essa experiência de forma natural, falando sobre a importância que esse momento teve para sua evolução pessoal e profissional. Caso sinta a necessidade, busque ajuda de uma consultoria especializada para apoiar você em sua recolocação profissional e transição de carreira para retornar ao mercado de trabalho.

 

Conclusão

O período sabático tem sido cada vez mais utilizado por pessoas que gostariam de obter novas experiências, praticarem a educação continuada e retornarem ao mercado de trabalho ainda mais felizes, resilientes, com senso de propósito e autoconhecimento.

Portanto, se você ainda está decidindo se vale a pena tirar um período sabático ou o que fazer no ano sabático, olhe para sua vida e sua carreira até aqui e escolha o que mais fará sentido daqui por diante.

Gostou do nosso conteúdo e quer acompanhar nossos artigos semanais? Siga-nos nas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Tik Tok)  e conheça a Sim Carreira.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.