Como se destacar em começo de carreira

Como se destacar em começo de carreira

Entender como se destacar em começo de carreira é o primeiro passo para superar esse período inicial e desafiador da jornada profissional.

Afinal, entrar no mercado de trabalho e construir um bom currículo não é fácil. E isso pode ser ainda mais difícil e demorado para quem não sabe o que fazer ou como conduzir esse começo da carreira profissional.

Felizmente, existem algumas estratégias que podem te ajudar a se destacar nesse momento profissional e ser notado pelos empregadores.

Para te ajudar a alcançar esses objetivos, neste artigo, explicaremos algumas dicas valiosas para te ajudar a entender como se destacar em começo de carreira e aumentar suas chances de obter sucesso profissional.

 

8 estratégias para se destacar em começo de carreira

Selecionamos 8 estratégias eficientes que vão te ajudar a entender como se destacar em começo de carreira:

    1. Invista na sua formação;
    2. Desenvolva suas soft skills;
    3. Seja proativo;
    4. Construa um bom networking;
    5. Estude o mercado;
    6. Construa o seu plano de carreira;
    7. Peça feedback;
    8. Aprenda continuamente.

A seguir, entramos em maiores detalhes sobre como se destacar em começo de carreira:

 

1- Invista na sua formação

Embora a experiência de trabalho seja relevante em qualquer processo seletivo, você não pode esquecer do valor de uma boa formação técnica.

Afinal, o conhecimento teórico, as vivências acadêmicas e os contatos que você faz nesses ambientes também podem abrir muitas portas para a sua carreira.

Além disso, adicionar uma formação no currículo pode fazer a diferença durante a busca por uma vaga de emprego, especialmente se esse processo for conduzido por meio de softwares de recrutamento.

Isso porque esse tipo de software utiliza a inteligência artificial no recrutamento para selecionar os currículos que atendam às exigências do contratante. Logo, se você não se encaixa no perfil buscado pela empresa, poderá ser descartado do processo seletivo.

Portanto, invista em cursos de graduação, pós-graduação, de idiomas, entre outras modalidades relacionadas a sua área de atuação.

E mais importante: mantenha-se sempre atualizado!

Assim, solidifica sua formação e aumenta suas chances de conseguir uma boa oportunidade nesse início de carreira.

 

2- Desenvolva suas soft skills

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Infojobs, 77,2% dos recrutadores do país consideram a formação técnica tão importante quanto as soft skills durante a avaliação de candidatos em processos seletivos.

O estudo ainda revelou que já existe uma parcela de recrutadores que vão mais além. Para 20,3% deles, as soft skills são determinantes na escolha de um candidato para a vaga.

Esses números refletem as mudanças na cultura organizacional das empresas, que hoje entendem que não adianta manter um colaborador que domine a parte técnica, mas não consegue se comunicar e relacionar bem com a equipe.

Afinal, comunicação, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, ética, respeito, entre outras soft skills, são fundamentais para trabalhar em equipe e criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Em outras palavras, desenvolver diferentes soft skills é fundamental para quem busca oportunidades e crescimento no início de carreira.

A boa notícia é que você pode desenvolver essas habilidades interpessoais com o auxílio de mentorias, cursos, orientação profissional, coaching, terapia, entre outras ferramentas.

 

3- Seja proativo

Se manter atualizado, se antecipar ao surgimento de problemas, propor ideias, mostrar interesse e estar aberto a desafios, são apenas alguns exemplos de atitudes de profissionais proativos.

Além de ser bem-vista pelos gestores, essa proatividade demonstra que você está disposto a aprender, assumir novas responsabilidades e contribuir com o necessário.

Tudo isso agrega para o seu crescimento pessoal e profissional e te ajuda a se destacar no começo de carreira.

 

como se destacar em começo de carreira

4- Construa um bom networking

Não importa o momento profissional que você esteja vivendo, construir um networking de sucesso é fundamental para encontrar boas oportunidades e crescer na carreira. E para quem ainda está iniciando essa jornada, manter uma boa rede de contatos é ainda mais importante.

Afinal, nessa fase, geralmente os profissionais não têm muita experiência de trabalho. Por isso, ter uma indicação ou receber informações sobre alguma vaga em aberto antes dos demais candidatos, vai fazer a diferença no processo seletivo e na construção de uma carreira bem-sucedida.

Por esse motivo, participe de eventos, troque experiências com colegas de cursos e empresas, e invista nas suas conexões nas redes sociais, especialmente no LinkedIn. Assim, você conseguirá aumentar sua rede de contato e torná-la mais relevante.

 

5- Estude o mercado

Outra dica importante para quem está começando sua vida profissional é estudar o mercado. Isso significa que é importante conferir os anúncios das vagas relacionadas a sua profissão, buscar informações sobre as empresas e tentar entender o momento econômico do setor em que ela atua.

Tudo isso te ajuda a entender o que as empresas estão buscando no momento, quais competências você precisa desenvolver e quais as perspectivas de salário e de crescimento para o cargo que você deseja ocupar.

Dessa forma, além de ter uma visão mais realista de mercado, você poderá direcionar seus estudos e seus esforços de forma mais assertiva e inteligente.

Para quem está iniciando a jornada no mundo do trabalho, isso é fundamental para se preparar da forma correta para enfrentar os desafios e superar as dificuldades da sua área de atuação.

 

6- Construa seu plano de carreira

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Essa frase, eternizada no livro clássico “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll, também pode ser aplicada a sua carreira.

Afinal, se você não tem objetivos profissionais claros, pensados para curto, médio e longo prazo, terá dificuldade para identificar quais oportunidades realmente vão te ajudar a crescer na carreira.

Como resultado, além de trabalhar em algo que não vai contribuir para o seu objetivo, você ainda pode sofrer com a falta de motivação, insatisfação com o trabalho e até problemas de saúde física e mental.

Para evitar esses e outros problemas, o melhor a se fazer é planejar seu próprio destino por meio da construção de um bom plano de carreira. É claro que você não precisa ser tão rígido para seguir esse plano, até porque nem sempre será possível segui-lo à risca.

Porém, ter clareza quanto ao que você quer, te ajuda a investir em estudos e experiências que vão ajudar a alcançar o futuro que você deseja. Vale lembrar que quanto antes você começar a construir esse plano e colocá-lo em prática, maiores são as chances de você ser o protagonista da sua carreira e alcançar seus objetivos.

E se você está em início de carreira, terá mais tempo para refletir, errar e experimentar, facilitando o amadurecimento desse plano e a conquista de metas profissionais com as quais você realmente se identifica.

 

7- Peça feedback

Outra dica que vai te ajudar nesse início de carreira é pedir o feedback a seus colegas e superiores. Perguntar sobre como você está se saindo e se como você pode melhorar vai te ajudar a entender quais são seus pontos fortes e fracos.

Assim, você terá a oportunidade de trabalhar esses pontos, superar dificuldades e obter novas oportunidades para crescer na carreira.

Mas, atenção! Lembre-se de pedir feedback para pessoas mais experientes e que demonstrem estar verdadeiramente dispostas a te ajudar a se desenvolver profissionalmente e te apoiem construtivamente. Dessa forma, você aumenta suas chances de coletar insights valiosos para crescer na carreira.

 

8- Aprenda continuamente

O aprendizado contínuo é essencial para que o profissional esteja sempre se atualizando e se capacitando, com um mindset de crescimento. Uma forma de ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional é através de pessoas que já passaram pelo que você irá passar ou está passando.

Por isso, busque mentores na sua área de atuação. Esses profissionais são mais experientes e conhecem as situações que você vai enfrentar no mercado de trabalho.

Eles podem te orientar a tomar decisões mais assertivas nesse início de carreira, e assim, os seus resultados se tornam melhores e você conseguirá se destacar mais facilmente. Por isso, se possível, considere investir em mentoria com profissionais qualificados!

 

Conclusão

Para entender como se destacar em começo de carreira, você precisa conhecer algumas estratégias eficientes para te ajudar nesse momento profissional.

Conforme explicado, desenvolver habilidades, fazer networking, construir um plano de carreira e encontrar um mentor são apenas algumas das estratégias que você pode utilizar para se destacar nesse sentido. Esteja sempre focado em aprender continuamente e contribuir para os projetos com os quais se envolver, sejam eles acadêmicos, extracurriculares ou profissionais.

Agora que você já sabe como se destacar em começo de carreira, o próximo passo é colocar essas dicas em prática e trilhar o caminho rumo ao seu sucesso profissional!

Quer ajuda para se destacar nesse início de carreira? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e tenha acesso aos melhores profissionais para te ajudar nessa jornada!

como se destacar em começo de carreira

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.