8 benefícios de uma gestão humanizada

Benefícios de uma Gestão Humanizada

As empresas começaram a perceber que humanizar seus processos, condutas e ações é fundamental para se adaptar às mudanças do mercado de trabalho. Apesar disso, muitos profissionais ainda não conhecem os benefícios de uma gestão humanizada.

Como resultado, eles perdem a chance de implementar mudanças positivas nas empresas em que trabalham, podendo prejudicar a longevidade, as finanças e até o branding do negócio.

Para evitar esses e outros problemas, o primeiro passo é entender o conceito de gestão humanizada e quais são seus benefícios.

Por isso, neste artigo, você vai se aprofundar nesse tema e encontrar informações que vão te incentivar a adotar esse modelo de gestão humanizada no seu negócio.

Continue a leitura!

O que é uma gestão humanizada?

gestão humanizada é um modelo de gestão centralizado no bem-estar das pessoas. Por isso, as empresas que adotam esse tipo de gerenciamento consideram as particularidades de cada funcionário durante o processo de tomada de decisão.

Mas que tipo de particularidade? Tudo que influencia na produtividade e engajamento do colaborador no desempenho de suas funções, como necessidades, dificuldades, expectativas, objetivos e motivações na vida pessoal e profissional.

Ao considerar todas essas características, gestores e líderes se tornam mais empáticos e buscam maneiras sustentáveis de tornar o ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e acolhedor. 

Como resultado, é possível desenvolver uma cultura organizacional pautada no respeito e que valoriza o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

Nesse contexto, a empresa também é beneficiada, já que profissionais mais felizes e satisfeitos tendem a produzir mais e melhor.

Quais são os pilares da gestão humanizada?

Para entender melhor como a gestão humanizada funciona na prática, você precisa conhecer os 4 pilares que orientam a implementação desse modelo de gestão. Conheça cada um deles a seguir:

  • Liderança democrática: líderes democráticos são fundamentais para a gestão humanizada porque escutam e consideram as opiniões dos colaboradores antes de tomar suas decisões;
  • Colaboradores satisfeitos: a empresa humanizada precisa aprender a ouvir e enxergar as particularidades de seus funcionários. A partir dessas informações, ela pode adotar mudanças para melhorar o employee experience, a produtividade e a retenção de talentos;
  • Equipes integradas: uma gestão humanizada também exige que a empresa promova a integração entre equipes e funcionários. Dessa forma, é possível alinhar projetos e metas, além de criar um ambiente mais criativo, produtivo e saudável;
  • Processos humanizados: os processos organizacionais devem ser projetados considerando a capacidade dos funcionários, já que eles são responsáveis por sua execução. Assim, o trabalho é realizado de forma mais fluida, aproveitando as potencialidades do colaborador.

Quais os principais benefícios de uma gestão humanizada?

Agora que você já conhece o conceito e os pilares desse tipo de gerenciamento, está na hora de conhecer 8 benefícios de uma gestão humanizada.

    1. Aumenta a produtividade e o engajamento dos funcionários;
    2. Melhora o clima organizacional;
    3. Ajuda a atrair e reter talentos;
    4. Reduz a rotatividade de funcionários;
    5. Melhora a reputação da empresa;
    6. Humaniza o recrutamento de novos funcionários;
    7. Favorece as finanças dos negócios;
    8. Estimula a ética no ambiente de trabalho.

Saiba mais sobre cada de suas vantagens a seguir:

1- Aumenta a produtividade e o engajamento dos funcionários

A gestão humanizada foca no bem-estar dos colaboradores. Por isso, a empresa que adota esse sistema está mais atenta às necessidades, dificuldades e anseios de seus funcionários.

Graças a essa conduta, seus gestores e líderes conseguem criar projetos e adotar medidas alinhadas às particularidades de seus funcionários. Isso ajuda a mostrar que a empresa não só respeita seus colaboradores, como também valoriza e reconhece seus profissionais.

Assim, cria-se um ambiente de trabalho mais saudável, consciente, seguro e acolhedor, que desperta nas pessoas a vontade de “vestir a camisa” da empresa e se empenhar no desempenho de suas funções.

Por isso, empresas que adotam uma gestão mais humanizada tendem a observar o aumento da produtividade e engajamento de seus funcionários e equipes.

Assim, a qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos pelo negócio também aumenta, o que pode melhorar o diferencial competitivo da empresa.

 

2- Melhora o clima organizacional 

Um ambiente de trabalho mais saudável, que valoriza o respeito e a empatia, também promove melhorias no clima organizacional.

Afinal, os colaboradores se sentem mais à vontade para interagir, se comunicar e compartilhar ideias de um jeito mais leve e agradável.

Tudo isso cria um ambiente mais acolhedor, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de reduzir a ocorrência de conflitos internos.

 

3- Ajuda a atrair e reter talentos na empresa

O impacto do trabalho na saúde mental e física dos profissionais é um dos temas atuais mais debatidos no mundo corporativo.

Essa discussão reflete o fato de que as pessoas estão mais conscientes de que é melhor trabalhar numa empresa que promova um ambiente de trabalho mais saudável do que uma organização focada apenas nos lucros e resultados.

Esse cenário explica por que, na hora de procurar um emprego, profissionais talentosos priorizam empresas reconhecidas não só pela sua relevância de mercado, mas também pela sua cultura organizacional.

Afinal, mais do que uma boa remuneração e um bom plano de carreira, as pessoas querem trabalhar num local em que podem cultivar bons relacionamentos, onde se sentem valorizadas e têm suas limitações respeitadas.

Como a gestão humanizada favorece todos os aspectos, ela também ajuda a empresa a atrair e reter talentos no seu quadro de funcionários.

 

4- Reduz a rotatividade de funcionários

Os mesmos motivos que ajudam a empresa a atrair e reter talentos também justificam a redução da rotatividade de funcionários no negócio.

Afinal, colaboradores satisfeitos, valorizados, reconhecidos e que encontram um ambiente de trabalho mais saudável, tendem a permanecer mais tempo na empresa. 

Nesse cenário, eles preferem se dedicar e fazer um bom trabalho do que buscar novas oportunidades. Como resultado, a empresa não precisa investir em novos processos de recrutamento, treinamento e capacitação.

Em vez disso, ela pode aproveitar e ajudar a desenvolver as habilidades e competências de seus colaboradores.

 

5- Melhora a reputação da empresa

Os profissionais valorizam empresas que se preocupam com seu bem-estar e que priorizam sua valorização e desenvolvimento.

Por isso, eles tendem a compartilhar sua experiência e divulgar mais essas empresas entre seus conhecidos e até mesmo em suas redes sociais.

Dessa forma, eles ajudam a criar uma marca empregadora positiva e agregam valor à reputação da empresa. Como resultado, é possível atrair talentos, parceiros, clientes e até investimentos.

 

6- Humaniza o recrutamento de novos funcionários

Esse modelo de gestão também permite a adoção do chamado recrutamento humanizado, focado na experiência do candidato.

Isso torna o processo de recrutamento mais assertivo e inteligente, permitindo que o candidato se sinta mais à vontade e que o recrutador identifique suas se ele tem o perfil ideal para a vaga.

Além disso, esse recrutamento humanizado também facilita o onboarding, ou seja, a integração do novo colaborador à cultura, equipe e funcionamento do negócio.

 

7- Favorece as finanças do negócio

A gestão humanizada permite que a empresa aproveite todas as habilidades e potenciais de seus funcionários, incentivando sua produtividade e desenvolvimento.

Como resultado, eles podem alcançar resultados melhores, aumentar o potencial competitivo do negócio e atrair mais clientes, gerando mais receita para o negócio.

Enquanto aumenta a rentabilidade da empresa, esse modelo de gestão também ajuda a reduzir gastos relacionados à rotatividade e absenteísmo de funcionários, a demissão de trabalhadores e a contratação de novos colaboradores.

Todos esses aspectos impactam de forma positiva nas finanças da empresa, mostrando que a gestão humanizada também ajuda o negócio a crescer.

 

8- Estimula a ética no ambiente de trabalho

A gestão humanizada incentiva que gestores, líderes, equipes, parceiros e colaboradores pautem suas decisões e ações com base em valores éticos.

Afinal, neste tipo de gestão, condutas inadequadas e comportamentos que podem prejudicar empresas e pessoas não são aceitos, nem incentivados.

Em vez disso, atitudes baseadas em valores como respeito, honestidade e integridade são valorizadas, favorecendo a criação de clima organizacional mais justo, saudável e positivo.

Por isso, empresas que adotam uma gestão humanizada têm mais chances de melhorar sua reputação, crescer de forma sustentável e aprimorar seus processos e relacionamentos.

 

Conclusão

Os benefícios de uma gestão humanizada mostram como esse modelo de gerenciamento pode impactar de forma positiva vários aspectos de uma empresa.

Embora não seja singularmente focada no lucro e resultados, ela pode favorecer a produtividade, o engajamento e até as finanças do negócio.

Portanto, esse modelo de gestão não beneficia apenas os trabalhadores, mas também favorece a saúde, a competitividade, o crescimento e a longevidade da própria empresa.

Então, que tal começar a humanizar a gestão do seu negócio?

 

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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

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