Você já preencheu alguma pesquisa de clima ou pesquisa de engajamento em sua empresa?
Essas ferramentas são um excelente termômetro para que a empresa entenda a percepção dos colaboradores quanto à cultura organizacional e o ambiente no qual as pessoas trabalham. A pesquisa de clima e pesquisa de engajamento podem ser um bom diagnóstico para entender o grau de satisfação dos colaboradores e as oportunidades de melhoria para criar um ambiente ainda melhor.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas tentam continuamente atrair e reter os melhores profissionais. Com isso, o clima organizacional e o engajamento dos colaboradores com a empresa se tornam indicadores essenciais para que a empresa consiga fomentar um ambiente favorável e agradável para aumentar as chances de receber e manter seus colaboradores.
Neste artigo vamos mostrar que a pesquisa de clima e engajamento são ferramentas indispensáveis para zelar pelo bem-estar dos colaboradores e para apoiar a empresa em ações que também lhe trarão maior lucratividade. Confira!
O que é a pesquisa de clima?
A pesquisa de clima é uma ferramenta muito utilizada pelas organizações, que apontará os principais problemas existentes naquele momento.
A pesquisa de clima é como se fosse um “raio-x” da empresa, capaz de mostrar o sentimento geral dos colaboradores e direcionar o RH quanto as medidas estratégicas e oportunidades que o time poderá priorizar, tudo isso levando em consideração a visão dos próprios colaboradores, que preenchem essa pesquisa para a empresa.
É solicitado que todos os colaboradores preencham essa pesquisa e, com o uso de People Analytics, é possível fazer uma análise bem aprofundada para definir os pontos favoráveis e as áreas de oportunidade na empresa. Tanto com uma visão macro do negócio, quanto de forma granular dentre cada área.
O questionário deve ser respondido de forma anônima e as perguntas devem ser estratégicas e geralmente abordando temas como:
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- ambiente físico;
- política de benefícios;
- plano de carreira;
- comunicação interna;
- ações de qualidade de vida.
É importante considerar também perguntas sobre: trabalho em equipe, relacionamento com a liderança, segurança do emprego, inclusão e diversidade e, com isso, manter o acompanhamento sobre o desenvolvimento da cultura organizacional.
Objetivo da pesquisa de clima
É fundamental que o RH realize o planejamento adequado da avaliação, envolvendo a liderança de todos os setores para alcançar o máximo possível de colaboradores e ter uma avaliação fidedigna da percepção desses profissionais. Quanto mais pessoas responderem com as suas impressões reais, mais insumos a empresa terá para realizar um diagnóstico mais assertivo e tomar as devidas ações para aprimorar o clima organizacional.
Lembrando que os resultados devem ser compartilhados com toda a empresa, pois, dessa forma, a organização aumenta sua credibilidade com os colaboradores e se compromete a atuar em cima dos pontos de melhoria.
Por exemplo, nessa pesquisa será possível descobrir que um eventual motivo da baixa produtividade em um determinado setor é devido à falta de uma comunicação eficiente e, a partir desse conhecimento, a empresa poderá elaborar um plano de ação focado na comunicação assertiva e no relacionamento interpessoal para aquela área.
O que é a pesquisa de engajamento?
Com as transformações decorrentes de um Mundo VUCA e BANI, muitos profissionais precisaram se adaptar ou até mesmo se reinventar para permanecerem competitivos em sua área de atuação no mercado de trabalho.
Não é à toa que houve um aumento expressivo dos profissionais com crises de ansiedade, síndrome de burnout e tantos outros transtornos causados pelo isolamento e o excesso de trabalho em tempos de home office.
As empresas perceberam a necessidade da realização de pesquisas de engajamento, para acompanhar o quanto os profissionais estão engajados, isto é, o quanto estão comprometidos com a empresa.
Objetivo da pesquisa de engajamento
Tão importante quanto realizar o monitoramento do comprometimento do colaborador com a empresa e seus objetivos através da pesquisa de engajamento, é o RH colocar em prática o plano de ação necessário para melhorar de forma contínua o envolvimento entre o profissional e a empresa.
O incentivo da liderança para que todos preencham a pesquisa de engajamento também é essencial, assim como a honestidade na hora de responder às questões para que a empresa consiga fazer um diagnóstico adequado e promover ações para melhorar o engajamento. Por esse motivo, o anonimato deverá ser preservado e os colaboradores não podem ter receio de qualquer tipo de retaliação pelas suas respostas.
Dessa forma, será possível criar um ambiente em que as pessoas terão um maior senso de pertencimento e estarão comprometidas com a organização e seus objetivos, tornando o trabalho diário mais ágil, eficiente e produtivo.
Qual é a diferença entre pesquisa de clima e engajamento?
A pesquisa de clima e pesquisa de engajamento podem até ser confundidas e ambas são elaboradas para obter informações dos colaboradores para que a empresa consiga entender a visão do seu time, fazer um diagnóstico correto e tomar ações para melhorar seu ambiente e a cultura organizacional. Porém, ambas as pesquisas buscam elementos e indicadores distintos.
A pesquisa de clima está voltada para o todo: o profissional vai responder perguntas sobre o bem-estar do ambiente corporativo. Irá trazer a sua percepção quanto ao trabalho, o relacionamento interpessoal, o ambiente físico e psicológico da empresa, entre outras.
A pesquisa de engajamento é mais profunda e avalia o envolvimento e comprometimento de cada um com a organização, isto é, o quanto o colaborador se sente preparado, capaz, valorizado e satisfeito com o seu trabalho. Por exemplo: se ele acredita estar contribuindo para o crescimento da empresa, se tem acesso às ferramentas necessárias e suporte da organização para desempenhar suas tarefas, se se sente sobrecarregado com a rotina funcional, ou se suas real skills estão de acordo com a cultura, missão e valores da empresa.
Qual a importância da pesquisa de clima e engajamento?
Tanto a pesquisa de clima quanto a pesquisa de engajamento são complementares e podem trazer insights significativos para fazer com que a empresa seja um ambiente positivo e para que o colaborador se sinta envolvido com a organização.
Com a nova dinâmica do modelo de trabalho remoto ou híbrido, ambas as pesquisas continuam sendo essenciais para monitorar o laço que o profissional possui com a empresa. Considerando que manter uma forte cultura organizacional em um ambiente no qual as pessoas trabalham de forma distante, essas pesquisas são ainda mais importantes para compreender como fortalecer os vínculos entre as pessoas e a empresa para que este elo gere resultados positivos para todas as partes.
Independentemente se o colaborador for da geração XYZ, entender a real percepção dele através de ferramentas como a pesquisa de clima e pesquisa de engajamento, permite que a empresa desenvolva políticas e ações para aprimorar a relação entre o indivíduo e a organização, fortalecendo a sua capacidade de atrair novos talentos e de reter os seus profissionais.
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