Concorrer a uma vaga trainee é uma das alternativas mais buscadas por quem terminou a graduação, e ainda não conseguiu uma oportunidade efetiva no mercado de trabalho. Porém, antes de decidir por esse caminho, a dúvida dos recém-formados é: como funciona o programa de trainee?
Entender cada etapa do processo de como funciona o programa de trainee é importante para que o profissional se sinta seguro para enviar seu currículo e, preparado para todas as etapas do recrutamento e seleção, pois elas costumam ser longas, já que ser um trainee é uma responsabilidade muito grande.
Neste texto, vamos entender tudo o que envolve o programa de trainee e como se preparar para conseguir uma vaga e ter sucesso nessa etapa importante da vida de um graduado. Não perca a leitura!
O que é trainee?
O trainee é um profissional diferenciado, contratado para receber treinamento a fim de ser efetivado em um cargo de liderança dentro da empresa quando do término do período do programa.
Devido aos salários acima do mercado e com a possibilidade de atuar em áreas estratégicas da companhia, alguns requisitos são exigidos pelas contratantes para que esse indivíduo seja selecionado:
-
- estar no último ano da graduação regular ou recém-formado há menos de 2 anos em universidades públicas ou particulares;
- algumas empresas especificam o curso e área de interesse que podem participar do processo;
- inglês intermediário à avançado e/ou espanhol;
- algumas competências comportamentais são exigidas e testadas: atitude de dono, trabalho sob pressão, fit cultural, comunicação eficiente, capacidade de resolução de problemas, resiliência, flexibilidade, inteligência emocional, entre outros.
O RH tem a difícil missão de recrutar e selecionar um jovem sem experiência e aspirante a um cargo de liderança dentro da organização, que esteja em sintonia com o mercado externo e faça a diferença durante o programa, e depois dele. Por esses motivos, o processo seletivo é minucioso e pode durar de 2 a 4 meses.
Como funciona o programa de trainee?
O contrato de trainee pode variar de 6 meses a 2 anos, dependendo da empresa, com a carga horária de 8 horas/dia e salário geralmente compatível com a função de analista. Além disso, o profissional é submetido ao Job Rotation, isto é, ele tem um cronograma pré-definido que determina quanto tempo ele vai atuar em cada setor da empresa.
Como previsto no contrato de estágio, o trainee também trabalha sob supervisão ou mentoria, como algumas empresas gostam de dizer. São profissionais mais experientes que acompanham toda a trajetória do novo colaborador, a fim de o orientar para que ele se sinta mais seguro durante o programa.
Algumas vantagens de implantar o programa de trainee são, dentre outras:
-
- recrutar e selecionar profissionais sem vícios profissionais;
- contratar talentos com alto potencial de desenvolvimento;
- treinar esses colaboradores de forma efetiva e, futuramente, ter líderes de sucesso alinhados à cultura organizacional;
- fortalecer a marca da empresa no mercado com processos seletivos que ofereçam boas experiências para os candidatos.
É preciso que a empresa tenha um organograma bem definido, uma política interna de desenvolvimento de carreira e um plano de cargos e salários estruturado para implementar o programa de trainee, caso contrário, pode gerar desmotivação dos colaboradores e impactar no crescimento do negócio.
Por que participar de um programa de trainee?
Por entender que o trainee é um futuro líder na empresa, profissionais que conseguem passar por programa de trainee abertos geralmente recebem uma atenção especial da empresa, que investe no treinamento e desenvolvimento desse futuro líder.
Além de geralmente receber um aconselhamento mais próximo, a capacidade de realizar projetos em diversas áreas da empresa proporciona uma visão mais completa do negócio, permite o profissional verificar com qual departamento ele melhor se identifica e proporciona a oportunidade de demonstrar seus talentos e aprender com diversos executivos na organização.
Como se preparar para conseguir uma vaga de trainee?
Devido à concorrência, ser aprovado em um processo seletivo para trainee requer muita determinação, habilidades e resiliência, características que também são essenciais antes, durante e depois da aprovação. Por esses motivos destacamos algumas dicas para que o aspirante a vaga trainee possa iniciar uma jornada profissional com sucesso. Confira:
1. Tenha objetivos profissionais definidos
Para iniciar sua trajetória rumo a uma vaga de trainee, é muito importante que a pessoa saiba o que deseja fazer e os caminhos para alcançar esses objetivos.
Além disso, é importante que o candidato se dedique a conseguir uma oportunidade em empresas compatíveis com o seu objetivo pessoal e profissional. Se não concorda com a missão, visão, valores ou política de carreira, não perca tempo se candidatando.
2. Invista no marketing pessoal
A fim de elevar sua visibilidade, é fundamental que o profissional seja visto da forma correta. E para que esse investimento seja efetivo, o autoconhecimento é um grande aliado, já que dele podem ser identificados os pontos fortes do candidato, tanto as habilidades técnicas, quanto as competências comportamentais.
Elaborar um currículo de qualidade é a porta de entrada para se apresentar às empresas e, a partir dele, investir nos perfis das redes sociais, principalmente no LinkedIn, uma excelente ferramenta de contato profissional.
3. Conheça as empresas e seus processos seletivos
Com as dicas anteriores concluídas, é hora de estudar sobre as empresas em que deseja trabalhar, conhecendo missão, visão, valores, plano de carreira, assim como outras informações que o candidato acredita serem importantes em sua carreira profissional.
Depois de definir as organizações mais compatíveis, é necessário buscar informações sobre as etapas do processo seletivo, como, por exemplo, em quais meses do ano acontecem as inscrições e como é o programa de trainee. Siga o perfil das empresas nas redes sociais, permita as notificações dos sites e se mantenha atualizado sobre as novidades dessas organizações.
4. Cuide do networking
Durante a graduação, convivemos com várias pessoas que poderão se tornar presentes por toda a vida, mesmo após a formatura. Manter essas amizades e vínculos é também uma forma de criar uma rede de contatos importante para a evolução da própria carreira profissional, assim como para contribuir com o desenvolvimento dos outros.
Portanto, mantenha sua rede de contatos profissionais ativa, informe que está buscando uma oportunidade, ajude os outros quando puder e peça ajuda quando você precisar também.
5. Desenvolva suas habilidades
O autoconhecimento nos ajuda a fortalecer ainda mais nossas qualidades e a melhorar nossos pontos que precisam de atenção. Por isso, alavanque os seus pontos fortes e, identificando seus pontos que podem ser objeto de aperfeiçoamento, trabalhe para evoluir.
Faça cursos, treine, peça auxílio a pessoas que você sabe que podem lhe ajudar. Não perca o foco e não desista. Uma das habilidades mais exigidas durante o programa de trainee é a resiliência, então, comece desde já a exercitá-la enquanto se prepara para o seu “sim”.
Durante a graduação, grande parte dos estudantes passa por várias fases até decidir qual carreira deseja seguir e, por esse motivo, fazer estágios cria uma base de conhecimento valorizada pelo mercado e que pode te ajudar muito na aprovação em um programa de trainee.
Neste conteúdo, entendemos como funciona o programa de trainee e como fazer para conseguir uma vaga trainee em um mercado tão disputado e, ao mesmo tempo, tão escasso de bons líderes capazes de conduzir o negócio de forma estratégica, a partir de uma gestão humanizada de sua equipe, considerando que esta é a mais eficaz no universo corporativo.
Se gostou do nosso artigo e quer obter uma consultoria personalizada para entender melhor como ser trainee e ingressar nos programa de trainee abertos, entre em contato conosco, estamos prontos para ajudá-lo no caminho para o seu sucesso profissional!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado