Recrutamento para Vendas

Recrutamento para Vendas

O sucesso de qualquer empresa depende diretamente da performance de sua equipe comercial, e por isso, o processo de recrutamento para vendas é fundamental para encontrar os melhores talentos e garantir que a empresa tenha um desempenho excelente e um aumento de receita.

Mas como contratar os melhores profissionais de vendas para sua equipe? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e melhores práticas para realizar um processo especializado de recrutamento para vendas.

Área de Vendas

A área de vendas tem como objetivo principal gerar receita para a empresa, por meio da comercialização de produtos ou serviços. Profissionais da área de vendas são responsáveis por identificar e conquistar novos clientes, manter e fidelizar os clientes atuais, aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros da empresa.

Além disso, a área de vendas também pode ser responsável por desenvolver estratégias de marketing e comunicação para promover e divulgar os produtos ou serviços da empresa.

Toda empresa requer uma área comercial. As subdivisões da áreas de vendas pode variar, mas geralmente pode incluir:

    • Vendas internas (Inside Sales)
    • Vendas externas (Field Sales)
    • Pré-vendas (Pre-sales)
    • Pós-vendas (After-sales)
    • Vendas corporativas (Corporate Sales)
    • Vendas técnicas (Technical Sales)
    • Vendas de grandes contas (Key Account Sales)
    • Vendas de novos negócios (New Business Sales)
    • Vendas de renovação (Renewal Sales)
    • Vendas de produtos (Product Sales)
    • Vendas de serviços (Service Sales)
    • Vendas de soluções (Solution Sales)
    • Vendas de valor agregado (Value-added Sales)

Cada área cuida de uma parte diferente de vendas, mas é importante para assegurar uma Diretoria Comercial de sucesso.

 

Canais de Vendas

O profissional de vendas geralmente é especializado em determinado canal. Canais de vendas são os diferentes meios utilizados por uma empresa para comercializar seus produtos ou serviços. Alguns exemplos comuns incluem:

    • Lojas físicas: a empresa vende seus produtos em uma loja física ou ponto de venda.
    • Online: a empresa vende seus produtos através de um site de e-commerce ou marketplace.
    • Representantes comerciais: a empresa utiliza representantes comerciais para vender seus produtos a outras empresas.
    • Distribuidores: a empresa utiliza distribuidores para vender seus produtos a outros varejistas ou empresas.
    • Vendas diretas: a empresa vende seus produtos diretamente aos consumidores, sem a utilização de intermediários.
    • Vendas por telefone: a empresa utiliza telemarketing para vender seus produtos.
    • Vendas por catálogo: a empresa oferece seus produtos em um catálogo impresso ou online.
    • Redes sociais: a empresa utiliza redes sociais, como o Instagram ou o Facebook, para divulgar e vender seus produtos.
    • Feiras e eventos: a empresa participa de feiras e eventos para divulgar e vender seus produtos.

Ao conhecer os canais de vendas, será mais fácil conduzir um recrutamento para vendas de um profissional com o conhecimento e experiência necessária.

 

Quais são modelos de vendas?

Também é essencial entender o modelo de vendas do negócio, para recrutar um profissional comercial especializado naquele modelo.

Modelos de vendas são estratégias ou abordagens adotadas pelas empresas para comercializar seus produtos ou serviços. Esses modelos definem a maneira como a empresa se relaciona com seus clientes, como os produtos são vendidos e como a receita é gerada.

Cada modelo de vendas tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do modelo mais adequado para uma empresa dependerá das características do negócio e do mercado em que está inserido.

Alguns modelos de vendas incluem:

    • B2B (business to business): venda de uma empresa para outra empresa.
    • B2C (business to consumer): venda direta de uma empresa para um consumidor final.
    • B2B2C (business to business to consumer): venda de uma empresa para outra empresa que, por sua vez, vende para o consumidor final.
    • D2C (direct to consumer): venda direta de uma empresa para o consumidor final, sem a necessidade de intermediários.
    • C2C (consumer to consumer): venda em que um consumidor vende diretamente para outro consumidor.
    • P2P (peer-to-peer): venda em que indivíduos trocam produtos ou serviços entre si sem a necessidade de uma empresa intermediária.

O recrutamento especializado em vendas busca profissionais com expertise no mesmo modelo de vendas, e familiaridade com o seu público alvo.

 

Quais são os cargos em Vendas?

Existem diversos cargos relacionados à área de vendas em uma empresa, incluindo:

    • Representante comercial
    • Vendedor interno
    • Vendedor externo
    • Gerente de vendas
    • Supervisor de vendas
    • Executivo de vendas
    • Consultor de vendas
    • Coordenador de vendas
    • Analista de vendas
    • Especialista em vendas
    • Diretor de vendas
    • Key account manager (Gerente de contas-chave)
    • Business development manager (BDM) / Gerente de desenvolvimento de negócios
    • Account executive (Executivo de contas)

Cada cargo tem responsabilidades específicas e diferentes níveis de senioridade, mas todos têm como objetivo principal promover e concretizar vendas para a empresa.

 

Como recrutar para vendas?

Recrutar para vendas é bastante desafiador, pois existem diversas áreas de vendas, canais de vendas, modelos de vendas e cargos na área comercial. Por isso, contratar um profissional de vendas, de acordo com as necessidades específicas da empresa, é extremamente importante.

Ainda, um bom comercial saberá usar técnicas de vendas para convencer um recrutador de que é o mais adequado para o cargo. Afinal de contas, ao ser um comercial experiente, consegue vender o seu próprio serviço como mão de obra para empresa buscando ser contratado. Por isso, entenda as experiências e objetivos pessoais e profissionais do candidato antes de abrir informações sobre a vaga.

Considerando a complexidade que é mapear o mercado, identificar e atrair o melhor profissional de vendas para a empresa de acordo com a especificidade do negócio, uma alternativa atrativa é contratar o apoio de uma empresa de recrutamento especializada em vendas. Existem headhunters comerciais especializados no recrutamento de sales.

 

Empresa de Recrutamento Especializado em Vendas

É muito comum que a empresa busque apoio especializado de uma empresa de recrutamento para vendas. Uma empresa de recrutamento especializado em vendas é uma empresa que se dedica a recrutar e selecionar candidatos para vagas específicas na área comercial.

Essas empresas possuem profissionais especializados na área comercial, que conhecem as especificidades das diversas funções da área em profundidade, e são capazes de mapear o mercado, identificar e atrair os candidatos mais adequados de acordo com as demandas específicas de cada vaga.

Existem muitas vantagens em contar com o apoio de headhunters em vendas para recrutar para vendas de forma certeira.

 

Vantagens em Contratar uma Empresa de Recrutamento para Vendas

Existem diversas vantagens em contratar uma empresa de recrutamento especializado em Vendas, tais como maior:

    1. Agilidade no processo seletivo;
    2. Acesso a pool de talentos qualificados;
    3. Assertividade na contratação do candidato ideal;

Inclusive, devido a especialidade de uma empresa de recrutamento para vendas, é muito comum que trabalhe em um modelo de sucesso, em que apenas é remunerada caso o profissional indicado seja contratado, e ainda ofereça garantia, assegurando a retenção do talento.

 

Emprego em Vendas

Se você é um candidato e está interessado em trabalhar na área de vendas, existem diversas opções e caminhos para seguir.

Independentemente se o seu objetivo for conseguir uma recolocação profissional em vendas ou uma transição de carreira para área comercial, considere o apoio de uma empresa de Outplacement para apoiar você nesse processo de movimentação profissional.

 

Conclusão

A área de Vendas é essencial em qualquer empresa e possui diversos cargos e subsistemas que fazem parte da estrutura organizacional para assegurar o funcionamento da organização. Considerando a competitividade que é identificar, selecionar e atrair os melhores profissionais da área, existem boas práticas que podem ser implementadas no processo de recrutamento para vendas.

Caso a sua empresa precise de apoio no recrutamento para vendas, entre em contato com a Sim Carreira para entender como conseguimos apoiá-los com soluções em talentos para vendas.

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