O que é success fee e quais são suas vantagens?

Success Fee - sim carreira

Já ouviu falar em success fee? Com a revolução tecnológica da indústria 4.0 e o fortalecimento das startups no cenário mundial, alguns padrões de negociação estão se tornando obsoletos, dando espaço para novas oportunidades de negócios e parcerias.

Compreender a necessidade do cliente, oferecer um produto ou serviço de qualidade e ainda obter a receita necessária para manter a empresa são desafios que podem ser superados com novos modelos de contrato.

O success fee é um modelo de contrato que vislumbra uma efetiva relação de “ganha-ganha” entre os envolvidos. Abaixo vamos entender um pouco mais sobre esse modelo de negociação e as vantagens do success fee para a empresa. Confira!

 

O que é success fee?

Success fee, traduzindo para o nosso idioma é a “taxa de êxito” ou “taxa de sucesso”, cobrada a partir do momento que o produto ou serviço for entregue na forma esperada pela outra parte.

Existem várias maneiras de se firmar um contrato com o success fee, e não um modelo fixo, mas se trata daquele que concilia os objetivos da empresa com as necessidades do cliente.

A contratação mediante success fee é uma forma de pautar e reforçar o comprometimento com os resultados entre as partes, a partir de metas pré-estabelecidas e condições de sucesso bem definidas.

A redução de risco para o cliente e a certeza do alinhamento e motivação do contratado é o grande diferencial desse formato, que reforça o intuito de sucesso da parceria.

 

Como o success fee pode ser utilizado?

Geralmente, as empresas que possuem esse modelo de negócio conseguem garantir a sua qualidade de serviço e passam confiança aos seus clientes, pois apenas receberão pelo seu trabalho caso tenham sucesso.

Caso a empresa não garanta a qualidade de seus serviços e não atenda às necessidades do cliente, ela não receberá a parcela do êxito e possivelmente não sobreviverá com esse modelo de negócios, já que a empresa contratada seria remunerada apenas ao, de fato, agregar valor ao seu cliente.

Independente do porte da empresa, seja uma startup, micro, pequena, média ou grande empresa, esse modelo facilita a aceitação do produto ou serviço, aumenta o alcance da empresa e fortalece uma relação de parceria com o cliente.

 

Abaixo temos algumas formas de se utilizar o success fee:

Modelo tradicional

Geralmente utilizado por empresas em que o risco é dividido entre o cliente e a empresa contratado, esse modelo é muito utilizado por escritórios de advocacia, onde o contrato é realizado de forma que o cliente paga uma parcela inicial pré-estabelecida e, posteriormente, em caso de sucesso com o ganho da causa, o cliente paga o restante do valor acordado inicialmente que dependia do sucesso.

Consultorias de Outplacement, Recolocação Profissional e Transição de Carreira também trabalham muito com esse modelo tradicional em que uma parte do investimento ocorre inicialmente, com o intuito de apoiar o trabalho inicial e custos operacionais, e a outra parcela é paga ao final, em caso de êxito no serviço proposto. A maioria das empresas de Outplacement entre as 10 Melhores Empresas de Recolocação Profissional trabalham com esse modelo.

Consultorias que trabalham com Executive Search, também geralmente trabalham nesse mesmo modelo que escritórios de advocacia. Entre as 10 Melhores Empresas de Executive Search, existem consultorias que trabalham exclusivamente nesse modelo tradicional, que conseguem atuar com esse modelo tradicional e aquelas que trabalham apenas no sucesso.

 

Modelo pautado 100% no êxito

Algumas empresas podem trabalhar 100% no sucesso, o que significa que a sua remuneração depende em atender com êxito o acordado com o seu cliente. É comum que empresas de headhunter, como as que estão listadas entre as 10 Melhores Empresas de Headhunter no Brasil trabalhem nesse modelo, pois, dessa forma, criam um relacionamento de longo prazo com seus clientes, assegurando que estão agregando valor com seus serviços.

success fee

 

Modelo de acordo com as metas

Muito utilizado por agências de marketing, essa modelo funciona da seguinte forma: a empresa fecha um contrato de 12 meses e paga mensalmente um determinado valor fixo. Por exemplo, a partir do 6º mês, caso as vendas da contratante atinjam as metas, ou ultrapassem, de acordo com o estipulado em contrato, a contratada receberá um determinado percentual por cada venda realizada.

 

Quais as vantagens do success fee?

A partir desses modelos apresentados é possível compreender como funciona a metodologia para tentar aplicá-la da melhor forma ao seu negócio e junto aos seus parceiros e fornecedores, lembrando de que tudo deverá estar firmado previamente no contrato! Afinal, a transparência e ter regras claras e bem estabelecidas é fundamental para uma parceria pautada no “ganha-ganha”.

O success fee é uma forma que as empresas têm de mostrar comprometimento em obter êxito no que estão se propondo a realizar.

Se o principal foco do success fee é o resultado, podemos descrever várias vantagens ao optar por uma variante desse tipo de contrato.

 

Relação de confiança

Quando a empresa e o cliente optam por esse tipo de contrato, além da prestação do serviço, pode nascer um vínculo maior entre as partes. Isso se deve ao fato do contratante confiar que a contratada apresentará o resultado dentro do prazo e com a eficiência desejada.

Cabe à empresa contratada honrar com o compromisso e se esforçar para superar a meta acordada.

 

Comprometimento com os resultados

Quando se trabalha com foco na satisfação do cliente e no bônus que isso proporciona, é muito mais fácil engajar, motivar a equipe e alcançar o objetivo. Esse comprometimento acaba se tornando a marca registrada da empresa, que passa a ter avaliações positivas dos clientes.  As consequências variam desde contratos renovados ao aumento da boa reputação no mercado, com novos clientes solicitando o serviço, com o consequente aumento da lucratividade.

 

Desenvolvimento contínuo

Empresas que utilizam o success fee precisam estar atentas a novas formas de realizar as mesmas tarefas para obter melhores resultados. Com isso, seus colaboradores precisam ser obter treinamentos e desenvolvimentos constantes, e a organização deve investir em tecnologia para elevar ainda mais o padrão de qualidade na entrega. Essas medidas constroem equipes de alta-performance, preparadas para entregas eficientes, superando as expectativas dos clientes.

 

Utilização de métricas

Só é possível melhorar aquilo que se pode medir. Por isso, é importante utilizar indicadores para monitorar todas as etapas que envolvem o processo até o êxito.

Essa estratégia não precisa ser algo sofisticado ou demorado, basta que a empresa conheça detalhadamente as métricas mais significativas para a empresa e as utilize sempre. Dessa forma, fica mais fácil estipular os custos e estabelecer metas mais agressivas para o crescimento do negócio.

Conhecer as vantagens que o success fee oferece tanto para a empresa quanto para o cliente é importante para estabelecer parcerias pautadas na confiança mútua e no comprometimento com os resultados.

 

A Sim Carreira é uma consultoria 100% online. Nós personalizamos os serviços de acordo com as necessidades do cliente a fim de oferecer sempre as melhores soluções, utilizando o success fee em nossos contratos. Afinal, construir parcerias duradouras e de sucesso para trazer um alto valor agregado é o nosso maior objetivo.

Portanto, se você ou sua empresa desejam obter os melhores resultados com contratos pautados no success fee, entre em contato conosco. Utilizamos métodos personalizados em recrutamento e seleção, outplacement e projetos de acordo com a necessidade, sempre voltados para o sucesso do seu negócio.

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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

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