O happy hour depois do trabalho é quase uma tradição em muitas empresas. O encontro descontraído, que muitas vezes ocorre em bares e restaurantes, é perfeito para se divertir e relaxar após o expediente.
No entanto, nem todos gostam de comparecer nesse tipo de encontro. Alguns nem mesmo enxergam vantagens ou necessidade de participar desse momento.
Diante disso, surge a pergunta: preciso mesmo participar do happy hour da empresa?
Para responder esse questionamento, neste artigo, explicaremos por que participar desse encontro do happy hour depois do trabalho, mesmo que seja de vez em quando, pode fazer a diferença na sua carreira.
O que é happy hour depois do trabalho?
“Happy hour” é uma expressão usada para se referir a um tipo de confraternização que ocorre entre os funcionários de uma empresa. Também chamado de happy hour corporativo, o objetivo desse encontro é descontrair, conversar, relaxar e se integrar com a equipe.
Embora possa acontecer em qualquer hora do dia, para facilitar a participação de toda a equipe e não interromper a rotina da empresa, geralmente o happy hour acontece depois do fim do expediente.
Por isso, ele também recebe o nome de “happy hour depois do trabalho”, fazendo referência ao horário em que os funcionários costumam confraternizar.
Esse momento de descontração pode acontecer dentro ou fora da empresa. Quando ocorre na sede da organização, gestores, líderes ou profissionais de Recursos Humanos (RH) geralmente organizam comidas, bebidas e até brincadeiras para incentivar a participação dos funcionários.
No entanto, também é comum que a confraternização ocorra fora do ambiente corporativo, em um local mais descontraído, como bares e restaurantes.
Seja qual for o local do encontro, o importante é entender que o happy hour é um momento de descontração que pode ser utilizado para criar um networking de sucesso e fortalecer as relações profissionais.
Por que as empresas valorizam o happy hour?
Um dos grandes desafios enfrentados por líderes e gestores de empresas é integrar funcionários, alinhar equipes e promover um ambiente de trabalho saudável.
Afinal, essas medidas são essenciais para assegurar a satisfação, aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores.
Pensando nisso, as lideranças das empresas utilizam diversas estratégias para alcançar esses objetivos. Uma delas é promover o happy hour depois do trabalho.
Isso porque esse encontro descontraído oferece a oportunidade para que os funcionários se conheçam melhor, “quebrem o gelo” de conversas que vão além do trabalho e se sintam mais confortáveis para se comunicar uns com os outros.
Como resultado, eles se entendem melhor, se tornam mais cooperativos e se sentem mais acolhidos e integrados ao time.
Para a empresa, esses benefícios favorecem a comunicação e a integração das equipes, melhoram o clima organizacional e contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável.
Por conta disso, o happy hour corporativo é valorizado pelas empresas e pode até se tornar uma prática associada à cultura organizacional.
Por que ir ao happy hour da empresa?
Apesar da importância do happy hour depois do trabalho para as empresas, muitos profissionais têm dúvidas se precisam ou não participar dessas confraternizações.
Embora não haja uma regra quanto a participação ou não no happy hour, o ideal é que o funcionário participe quando possível. Afinal, esse momento de descontração pode fazer a diferença na sua carreira.
Confira abaixo 5 motivos para participar do happy hour corporativo:
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- Facilita a aproximação dos colegas;
- Favorece a troca de informações;
- Permite que você entenda as “regras do grupo”;
- Ajuda a melhorar seus relacionamentos profissionais;
- Ajuda a ampliar seu networking.
5 motivos para participar do happy hour
1- Facilita a aproximação dos colegas
Embora seja um encontro corporativo, o happy hour não envolve apenas conversas relacionadas ao trabalho.
Mais do que isso, as pessoas aproveitam o momento para conversar sobre outros assuntos, como hobbies, “memes”, brincadeiras, entre outros tópicos.
Por conta disso, esse encontro permite que você conheça melhor seus colegas de trabalho e se aproxime de pessoas com quem você não tem muito contato ou oportunidade dentro da empresa.
2- Favorece a troca de informações
Muita gente aproveita o happy hour para compartilhar os bastidores de projetos, decisões e oportunidades da empresa.
Por isso, assim como a “pausa do café”, esse encontro também favorece a troca de informações e experiências que, de outra forma, o funcionário não tem acesso.
Em outras palavras, quem não participa do happy hour pode perder insights importantes e até o senso de pertencimento ao grupo.
3- Permite que você entenda as “regras do grupo”
Entender as regras e padrões de comportamento de um grupo é essencial para se adaptar e se alinhar à equipe. Isso acontece em qualquer espaço que envolve grupos de pessoas, como as empresas.
Embora as organizações tenham seu próprio código de conduta e política interna, geralmente elas também possuem normas implícitas, ou seja, que não estão escritas em nenhum lugar, mas que fazem parte da cultura organizacional.
Uma das formas de entender essas normas que não são ditas, é observar o comportamento e as conversas das pessoas durante o happy hour. Isso poderá te ajudar a ser mais assertivo no ambiente de trabalho.
4- Ajuda a melhorar seus relacionamentos profissionais
Conhecer melhor os colegas, ter acesso a troca de informações dos “bastidores” e entender o comportamento do grupo permitem que você melhore seus relacionamentos profissionais.
Afinal, além de te ajudar a compreender a dinâmica do grupo, o happy hour permite que você converse e interaja com pessoas diferentes.
Como resultado, é possível criar e fortalecer relacionamentos que podem fazer a diferença dentro e fora do ambiente de trabalho.
5- Ajuda a ampliar seu networking
Por fim, o happy hour é o momento certo para ampliar sua rede de contatos, o famoso networking. Isso porque o encontro permite que você tenha acesso a pessoas de áreas e setores com as quais você não convive no seu dia a dia.
Além disso, essas pessoas podem te apresentar a outros profissionais e te apresentar oportunidades que podem fazer a diferença no seu sucesso profissional.
Cuidados para não se prejudicar no happy hour
O happy hour depois do trabalho é um momento de relaxamento e descontração, mas isso não significa que as pessoas podem agir de qualquer forma nesses encontros.
Mesmo que seja na mesa do bar, você ainda estará na presença de colegas de trabalho e, talvez, dos seus gestores. Portanto, seu comportamento e suas falas serão observados.
Por isso, apesar do happy hour depois do trabalho ser um momento que dispensa formalidade, é essencial tomar alguns cuidados para não ultrapassar limites e prejudicar sua imagem na empresa.
Confira abaixo 5 cuidados para seguir durante esse encontro com os colegas de trabalho:
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- Evite temas delicados;
- Não compartilhe informações muito pessoais;
- Evite fofocas;
- Não exagere na bebida;
- Seja justo na hora de pagar a conta.
5 cuidados ao participar do happy hour depois do trabalho
1 – Evite temas delicados
Embora o happy hour seja um bom momento ideal para conhecer os colegas de trabalho além da esfera profissional, é melhor evitar conversas que envolvam temas delicados ou polêmicos.
Por exemplo, falar sobre religião, política, sexualidade, entre outros tópicos pode gerar discussões que atrapalham a convivência em grupo.
Além disso, dependendo das crenças dos colegas e gestores, sua opinião sobre esses assuntos pode prejudicar sua imagem na empresa. Por isso, é melhor evitar falar sobre esses temas.
2 – Não compartilhe informações muito pessoais
Mesmo se você tiver uma relação muito próxima com alguém da empresa, o ideal é não compartilhar informações muito pessoais durante a conversa.
Deixe para falar sobre seus relacionamentos, brigas de família, problemas de saúde, entre outros assuntos íntimos, apenas com amigos e pessoas confiáveis fora do ambiente de trabalho.
Isso evita fofocas, desentendimentos e quaisquer outros problemas relacionados ao compartilhamento de informações pessoais.
3 – Evite fofocas
O happy hour é um momento informal, mas não deve ser utilizado para compartilhar opiniões negativas sobre colegas e gestores.
Lembre-se de que falar mal dos colegas é um comportamento inadequado mesmo fora do ambiente corporativo. Portanto, não incentive, nem participe de conversas relacionadas a fofocas.
4 – Não exagere na bebida
Apesar de não ser uma regra, geralmente o happy hour é um encontro que envolve o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e chopp. Não há problema algum em consumir esse tipo de bebida durante o encontro, mas é importante não exagerar.
Afinal, pessoas alcoolizadas costumam falar e fazer o que não devem, o que pode prejudicar sua imagem profissional. Por isso, é melhor beber com moderação e aproveitar as vantagens desse tipo de encontro.
5 – Seja justo na hora de pagar a conta
Caso o happy hour aconteça em um bar ou restaurante, por exemplo, é importante ter cuidado na hora de pagar a conta.
Afinal, a forma como a conta será dividida entre os participantes pode gerar injustiças, confusões e constrangimentos.
Para evitar esses problemas, o ideal é que todos entrem em acordo sobre a forma de pagamento antes do início do consumo.
Participe do happy hour sempre que possível!
Mesmo que você não goste desse tipo de encontro ou tenha outros compromissos depois do trabalho, é importante se esforçar para participar do happy hour sempre que possível.
Conforme explicado, esse momento de interação com colegas pode ser muito positivo para sua trajetória profissional. Por isso, não desperdice essa oportunidade! Mesmo que fique pouco tempo, tente marcar presença ocasionalmente.
Vale lembrar que o happy hour não é a única estratégia para fazer contatos e crescer na carreira. Uma boa orientação profissional também é essencial para agilizar esse processo.
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