Festa de fim de ano corporativa: tudo pronto?

Festa de fim de ano corporativa

O ano está em sua reta final e, com isso, uma série de tradições começam a ser colocadas em prática e a principal delas é a festa de fim de ano corporativa, que faz parte da cultura organizacional e é muito aguardada pelos colaboradores.

A saber, essa é uma atividade que foi criada para celebrar as conquistas adquiridas durante o ano e para que todos tenham momentos descontraídos, sem se preocuparem com a pressão do dia a dia laboral.

Neste conteúdo, vamos mostrar dicas importantes tanto para as empresas, quanto para os colaboradores, para que o evento da festa de fim de ano corporativa seja marcado por momentos felizes e de confraternização. Não perca a leitura!

 

Por que a festa de fim de ano corporativa é importante?

A confraternização corporativa tem o objetivo de criar ou estreitar os laços entre todos os membros da organização, para que eles entendam a importância de cada pessoa e formem uma única equipe durante o próximo ano.

Quanto mais integrada e engajada são os times, melhores os resultados da empresa. E isso só é possível quando todos se conhecem, passando a colaborar melhor uns com os outros em torno de um objetivo comum.

Não dá para ignorar que a festa de fim de ano corporativa é uma excelente oportunidade para a empresa reforçar, de forma descontraída, sua missão, visão e valores, informando os resultados alcançados e as metas para o próximo ano

Assim, os funcionários se sentem parte importante do negócio e de um time, e vão se empenhar ainda mais para contribuir ao crescimento da firma.

 

A festa de fim de ano também é uma estratégia?

O resultado para essa pergunta é: Sim. A festa de fim de ano corporativa é uma eficiente ferramenta de endomarketing, pois se tudo for devidamente planejado e organizado tem o poder de transformar a visão dos colaboradores, que passam a entender melhor a empresa, sua equipe, e cooperar para o sucesso da empresa.

Além disso, ao adquirirem esse sentimento de pertencimento, serem reconhecidos e valorizados, passam a enxergar oportunidades para se desenvolverem profissionalmente e pessoalmente, contribuindo ainda mais para o sucesso de todos, do indivíduo, da equipe, e da organização.

Devido a integração necessária entre os setores de marketing e RH para que o endomarketing alcance resultados, é fundamental que a confraternização valorize a importância da inclusão e da diversidade, para que a cultura do respeito às diferenças seja algo natural e importante para a manutenção de um clima interno amistoso e empático.

Ademais, estratégias de endomarketing são sempre bem-vindas, afinal, os funcionários são clientes internos e a porta de entrada de clientes externos e fornecedores, exercendo grande influência em suas opiniões e perspectivas.

Por esse motivo, é fundamental que eles estejam satisfeitos e felizes, que o clima organizacional e engajamento seja positivo, pois isso impactará diretamente na imagem da empresa e em seus resultados.

 

Vantagens de uma festa de fim de ano corporativa

Quais são os benefícios de uma festa de fim de ano corporativa?

As confraternizações já são uma tendência, principalmente após um longo período de pandemia, onde o afastamento foi uma necessidade e a troca de experiências e a socialização ficaram limitadas.

Entre os mais variados benefícios, 5 vantagens da festa de fim de ano corporativa, são:

    1. Descompressão
    2. Networking
    3. Motivação e Reconhecimento
    4. Estreitamento de Laços
    5. Construção da Marca e Cultura

A seguir, detalhamos como essas itens podem promover benefícios para a empresa e seus colaboradores.

 

Descompressão

Esse é o momento de esquecer as metas, os problemas, as estratégias positivas e outras nem tanto e “reiniciar” o cérebro, isto é, conversar sobre assuntos aleatórios, dar boas risadas, relembrar momentos engraçados e deixar para trás o ano que está terminando, buscando renovar as energias para o novo que irá começar.

 

Networking

As festas são ótimas oportunidades para aumentar a rede de contatos e manter conexões com profissionais de outros setores, mas que podem agregar na evolução de sua carreira. O LinkedIn não pode ser ignorado e o networking precisa ser cultivado constantemente, mas nada substitui o tradicional networking em uma festa de fim de ano corporativa que permite a troca de ideias e confraternização presencial entre toda a equipe da firma.

 

Motivação e Reconhecimento

A festa de fim de ano corporativa é uma forma de reconhecimento por todo trabalho desempenhado pelos colaboradores da empresa ao longo do ano, e muitos profissionais passam o ano aguardando essa tão esperada comemoração. Quando todos têm a oportunidade de participarem da festa de fim de ano corporativo, em que o ambiente será de festa, de confraternização, e de descontração, é uma excelente oportunidade de conhecer os colegas além do ambiente formal, e favorece os ânimos entre a equipe. Ao ver o cuidado da empresa com os seus colaboradores e os momentos positivos proporcionados com cada indivíduo, poderá aumentar a motivação do time.

 

Fortalecimento de Conexões

A “festa da firma” estimula nas pessoas os sentimentos primários de família, como compartilhar a mesa para uma refeição. Isso fortalece os laços pessoais entre os colaboradores, fazendo com que enxerguem os outros como seres humanos, e isso é ótimos para que, ao longo do ano, as conexões façam com que as atividades sejam executadas com maior fluidez e confiança. Afinal, os laços se estendem além do conhecimento do colega como profissional para a familiarização do próximo como um ser humano, com família, amigos, hobbies e interesses que vão além do mundo corporativo.

 

festa de fim de ano corporativa

Construção da Marca e Cultura

Empresas que investem nas festas de fim de ano criam memórias felizes em seus colaboradores, criando associações positivas que são transmitidas por meio da divulgação de uma vaga, da prontidão para a resolução de problemas, do compartilhamento de ideias e isso faz com que a organização seja mais bem vista pelo seu time interno e pelo mercado.

 

8 Dicas para quem vai participar da festa corporativa

Está buscando dicas para quem vai participar da festa da firma? Confira 8 dicas para você aproveitar a festa de fim de ano corporativa.

É certo que a equipe de marketing e de recursos humanos se empenharam para preparar uma confraternização maravilhosa. Mas, para que no final tudo dê certo, é preciso que os participantes cooperem fazendo cada um a sua parte. Apesar de ser uma festa de fim de ano corporativa, motivo de comemoração e um ambiente mais informal, não esqueça que o momento ainda requer profissionalismo. Afinal, você precisa cuidar da sua reputação e da sua imagem. A festa vai terminar e você irá voltar ao ambiente mais formal do meio corporativo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você (convidado) aproveite bastante o evento, sem se preocupar com o dia seguinte.

    1. Compareça ao evento
    2. Vista-se adequadamente
    3. Socialize
    4. Não beba demais
    5. Seja profissional
    6. Não saia cedo demais
    7. Planeje o seu retorno para casa
    8. Divirta-se

A seguir, vamos trazer maiores detalhes sobre 8 dicas para quem vai participar da festa corporativa, independente do motivo de celebração da festa da firma.

 

Compareça ao evento 

Se você está na lista dos que temem as festas de empresa e sempre estão prontos para negar o convite, faça um esforço para comparecer. Essa é uma ótima oportunidade de conhecer melhor os membros das outras equipes, ser visto e, quem sabe, até se divertir.

 

Vista-se adequadamente

Cuidado com os exageros! Afinal essa é uma festa da empresa e, por isso, é importante se preocupar com a imagem que você quer passar. Caso a empresa não informe o dress code do evento, procure se informar sobre como seus colegas mais próximos irão se vestir.

 

Socialize

Aproveite o evento para deixar o celular de lado e conversar com pessoas que você sempre teve vontade, mas nunca teve oportunidade. Aumente sua rede de contatos, participe das atividades (caso haja) e faça parte do evento. Além de trocar com o seu próprio time, não deixe de converse com profissionais de outras áreas, especialmente aquelas que fazem interface com a sua.

 

Não beba demais

Bebida liberada não significa que o mundo vai acabar na noite do evento, portanto, beba com moderação. O ideal é beber socialmente, sem perder o domínio sobre os seus atos, aproveitando todo o evento sem passar pela ressaca corporal ou moral no dia seguinte ou eventuais fofocas de corredor de acontecimentos inapropriados durante o evento.

 

Seja profissional

A celebração é feita para relaxar e esquecer o estresse do dia a dia, porém, a sua imagem profissional continua sendo observada pelos demais. Então, não compactue com fofocas, lamentações, não fomente discussões sobre temas polêmicos, evite falar demais sobre o trabalho.

Esse deve ser um dia leve, focado nos sorrisos, nas distrações e nas boas vibrações.

 

Não saia cedo demais

Se você não faz parte da equipe de organização do evento, entenda que eles se esforçaram muito para oferecer o melhor a todos os presentes. Pense nisso e prestigie a festa, coma, beba, elogie e fique tempo suficiente para não parecer grosseiro ou antissocial.

 

Planeje o seu retorno para casa

Se você planeja beber durante o evento, pense na possibilidade de contratar um carro por aplicativo e facilitar a sua locomoção, caso um transporte corporativo não seja fornecido. Assim, você não precisa se preocupar com a fiscalização nas vias e consegue planejar o tempo que permanecerá na festa, retornando à sua casa com responsabilidade e segurança.

 

Divirta-se

Essa é a principal dica para você que está ansioso para o grande dia: divirta-se!

Afinal, você deu o seu melhor o ano inteiro, então, merece um momento de descontração e comemoração com aqueles que estiveram com você durante todo esse tempo. Não desperdice essa oportunidade!

 

Conclusão da festa de fim de ano corporativa

A festa de fim de ano corporativa é fundamental para mostrar aos colaboradores o quanto eles são importantes e necessários para a organização.

Além disso, as festas são aliadas na motivação dos talentos, deixando-os com uma visão positiva do negócio e engajados, fazendo com que as equipes se identifiquem e se unam a fim de melhores resultados.

Investir em uma festa de fim de ano corporativa é uma forma de estimular todos da empresa a saírem de sua zona de conforto, lidando com diversas emoções e sentimentos durante o evento, como: gratidão, empatia, relaxamento, inclusão e otimismo. É uma forma de relaxar, descontrair, conhecer melhor o time e angariar novas energias para dar continuidade aos trabalhos no ano que está por vir.

Se você gostou desse post, siga o nosso blog e aproveite todos os conteúdos relacionados ao mercado de trabalho, dicas de carreira e evolução pessoal e profissional.

festa de fim de ano corporativa

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.