Construir uma carreira de sucesso e ainda deixar um legado por onde passar é o desejo de muitos profissionais que estão no mercado de trabalho e para os que almejam sua primeira oportunidade. Contudo, saber como fazer networking é um grande passo para que essa jornada tenha sucesso.
Infelizmente, muitas pessoas entendem de forma equivocada como criar uma rede de contatos e como ter um bom networking, e acabam cometendo erros capazes de arruinar relacionamentos pessoais e profissionais.
Neste texto, vamos mostrar de forma objetiva o que é e como fazer um bom networking e o que não é networking. Também vamos fornecer 9 dicas importantes de como construir essa rede de contatos de forma positiva e eficiente. Não perca o foco e continue a leitura!
O que é networking?
Networking é uma rede de contatos que a pessoa constrói através do investimento do seu tempo e compartilhamento de experiências. As pessoas que fazem parte de sua rede de contatos, seu network, podem incluir familiares, amizades, grupos de trabalho, colegas de empresas, fornecedores, clientes e/ou até mesmo concorrentes.
Atualmente, muitas movimentações de mercado, seja para uma nova contratação ou para uma movimentação interna, são realizadas por meio de indicações e networking. Portanto, essa rede deve ser construída de forma leal, respeitosa e natural.
Um bom networking é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, pois acaba aproximando pessoas com os mesmos interesses, o que impacta diretamente na resolução de problemas, troca de experiências e indicações para oportunidades de trabalho.
O que não é networking?
Networking não é uma troca de favores. A soma de conexões que a pessoa tem no LinkedIn, mais os outros profissionais com quem interage no dia a dia também não definem o seu networking. Atente-se de que quantidade não é qualidade. Afinal, quantas conexões das suas redes sociais realmente sabem quem você é, se lembrariam de você e ainda conseguiriam atestar da sua capacidade?
Talvez em algum momento uma pessoa com quem você nunca falou, ou um ex-colega de trabalho, que não era um bom profissional, possa entrar em contato pedindo que você o indique para determinada vaga. Você indicaria essa pessoa e colocaria o seu nome em risco e sua reputação em jogo?
Esse é um questionamento que deve ser feito na hora de organizar seu networking profissional. Autoconhecimento é fundamental na construção de uma rede profissional de qualidade. Você é alguém que agregou ao outro e consequentemente poderia ser lembrado e respaldado pela outra pessoa para uma eventual oportunidade? Seus contatos indicariam você para uma vaga?
Como fazer networking de forma eficiente?
Construir relacionamentos independentemente da finalidade não é uma tarefa fácil, pois, ao mostrar interesse demais, a pessoa pode ser vista como indiscreta, interesseira, ou inconveniente e intrusiva, e, ao mostrar pouco interesse, a probabilidade dessa relação não avançar é grande.
Para ajudar com a medida certa nessa construção tão importante de como fazer um bom networking na vida profissional, preparamos algumas dicas que farão muita diferença na elaboração de uma rede de contatos realmente eficaz.
1. Seja confiável
Além de trocar experiências, investir em uma rede é trocar perspectivas profissionais de forma genuína. As pessoas têm ideias que precisam e gostam de compartilhar com as outras. Não tenha medo de ser essa pessoa e de compartilhar suas ideais, ou mesmo ser aquela que se coloca à disposição para ajudar alguém no que puder. “Troque figurinhas”, mostre seus projetos e suas ideias, peça sugestões e esteja realmente aberto a ouvir críticas construtivas.
Em uma rede de contatos, a confiança e a ética precisam caminhar lado a lado, então, seja uma pessoa confiável e uma referência positiva.
2. Compartilhe conhecimento
Toda a experiência profissional que adquiriu, assim como cursos, viagens, e palestras, devem ser partilhados com as pessoas que têm o mesmo interesse que você. Ao compartilhar e agregar valor ao próximo, um vínculo mais forte é estabelecido.
3. Estreite as relações com os profissionais mais experientes
Já ouviu a expressão: “as palavras movem, mas o exemplo arrasta”? “Lidere pelo exemplo”? Que tal, “falar é fácil, mas fazer é difícil”?
Quando se tem a oportunidade de manter por perto pessoas que são exemplos de carreira profissional ou referência no que fazem, o resultado é aprendizado contínuo e uma rede fortalecida, pois bons profissionais gostam de trabalhar com outros bons profissionais e bons profissionais também indicam bons profissionais.
4. Seja curioso
Não tenha medo de perguntar e utilize sua rede de contatos para instigar debates, fazer benchmark, colher opiniões e contribuir com o seu conhecimento de forma construtiva. Alinhamento de interesses não significa pensamentos homogêneos. A troca, quando feita com respeito, pode ser muito enriquecedora para os envolvidos e capaz de estabelecer novos laços entre as pessoas.
5. Crie oportunidades
Com a rotina acelerada que as pessoas vivem atualmente, nem sempre um contato tão próximo e frequente é possível, mas não deixe isso virar um empecilho. Não deixe de aproveitar cada oportunidade de trocar com outras pessoas, pois cada interação conta! Faça um esforço para estar presente naquele momento e agregar ao próximo, sempre com cautela para não ser uma pessoa inconveniente.
6. Cultive a diversidade
Não se prenda a desenvolver o networking somente com pessoas compatíveis com seus objetivos. A diferença de ideias e pensamentos é que faz o profissional crescer e sair da sua zona de conforto, impulsionando sua carreira e abrindo os horizontes para, quem sabe, descobrir outras habilidades em si mesmo através do seus mais diversos contatos.
7. Esteja visível
Sempre que puder, compareça a eventos corporativos, seminários, atualize sua rede social profissional mediante o compartilhamento de ideias, artigos, ou até mesmo se aventurando a escrever sobre algo. Ajudar seus contatos também é uma forma de se tornar visível de uma forma positiva, pois, quem não é visto não é lembrado. Aqui, é válido certo cuidado em sua exposição, evitando-se polêmicas que possam manchar a sua imagem.
8. Cuide da sua rede
Não importa quantas pessoas são consideradas sua rede de contatos, cuide de cada uma de forma especial e utilize as dicas acima para criar vínculos profissionais saudáveis e de sucesso. Não entre em contato apenas quando você precisa de algo.
Seja sincero, confiável e profissional. Respeite o networking e jamais ultrapasse os limites que as pessoas inconscientemente impõem. Aprenda a ler as entrelinhas, pois são elas que determinam até onde se pode ir.
9. Mantenha-se aberto a novos contatos
Se sua rede está de acordo com o que planejou, não se feche a novos integrantes, porque todos os dias novas pessoas despertam para alguns objetivos que podem ser compatíveis com os seus e precisam de ajuda. Aumente sua motivação e se lembre de que quando fazemos algo pelo próximo, nós também somos beneficiados.
Conclusão de como fazer um bom networking
Esse texto foi preparado para mostrar dicas de como fazer networking, mas ele é importante para que todos os profissionais, estando ou não em início de carreira, entendam a responsabilidade, o que é e como criar uma rede de contatos realmente eficaz e saudável.
Portanto, leia esse conteúdo quantas vezes for necessário e compartilhe em suas redes sociais para que outros profissionais vejam essas dicas e tenham a oportunidade de investir de forma eficiente em como ter um bom networking.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado