Como enviar currículo por e-mail corretamente

Como enviar currículo por email

Você já preparou seu currículo e encontrou a vaga perfeita para se candidatar? Então, chegou a hora de entender como enviar currículo por e-mail corretamente.

Embora não pareça, esse processo envolve muito mais do que anexar um documento e enviá-lo para a caixa de entrada de outra pessoa.

Você pode aproveitar a oportunidade para despertar a atenção do recrutador ou empregador através da mensagem enviada junto com esse documento.

Em muitos casos, isso pode ser determinante para a seleção do candidato para a entrevista.

Neste artigo, explicaremos como enviar currículo por e-mail da forma certa. Para isso, te ensinaremos como escrever a melhor mensagem possível para vencer a concorrência e conquistar uma nova colocação no mercado.

 

O que escrever no e-mail para enviar o currículo?

A mensagem do e-mail utilizado para enviar o currículo é tão importante quanto o currículo em si.

Afinal, esse texto pode despertar a curiosidade do recrutador ou empregador, aumentando as chances de ter seu currículo avaliado e considerado para a vaga.

Para atingir esse objetivo, é fundamental escrever a mensagem do e-mail da forma correta. Veja abaixo como e o que escrever para conquistar o recrutador:

    1. Escreva uma saudação apropriada;
    2. Se apresente e mencione o motivo do e-mail;
    3. Demonstre seu valor para a empresa;
    4. Indique o currículo anexo;
    5. Encerre o Email de forma profissional.

Escreva uma saudação apropriada

A primeira linha desse e-mail deve conter uma saudação para o recrutador ou o responsável pela vaga. Você pode usar “Prezado [Nome do Destinatário]” se você souber o nome da pessoa, ou “Prezado(a) Recrutador(a)” se não souber.

Se apresente e mencione o motivo do e-mail

O ideal é utilizar as primeiras linhas do texto para se apresentar e mencionar o motivo do e-mail, incluindo o nome da empresa e da vaga em que você tem interesse.

Isso é importante porque demonstra que você pelo menos leu o escopo da vaga e realmente está interessado na posição.

Pode parecer algo bobo, mas isso é o suficiente para se diferenciar de profissionais que adotam a prática de utilizar o mesmo texto de e-mail em todas as suas candidaturas, o que demonstra desinteresse e falta de atenção.

Confira abaixo um exemplo de como escrever esse trecho do e-mail.

“Meu nome é João Silva, sou publicitário e tenho interesse na vaga de social media na Agência X. Soube dessa posição em um post do LinkedIn, me identifiquei com o cargo e com a empresa e, por isso, resolvi me candidatar”.

Demonstre seu valor para a empresa

Nesse ponto, o objetivo é “vender seu peixe” de forma breve e objetiva. Para isso, você pode destacar suas habilidades, experiência profissional, alguma qualificação e resultado relevante.

No entanto, os seus pontos fortes relacionados a vaga devem ser apresentados de forma concisa, apenas para chamar a atenção do recrutador e incentivá-lo a analisar seu currículo.

Confira abaixo um exemplo de como escrever esse trecho do e-mail.

“Tenho 2 anos de experiência trabalhando com redes sociais e redação publicitária. Nesse período, ajudei a empresa na qual trabalhava a aumentar em 30% o número de vendas realizadas com links de redes sociais.

Por isso, acredito que tenho capacidade para assumir as responsabilidades da vaga e ajudar a empresa a atingir seus objetivos”.

Indique o currículo em anexo

O próximo passo é mencionar que você anexou seu currículo ao e-mail. Caso você esteja enviando qualquer outra documentação relevante, como uma carta de apresentação ou portfólio, também é importante mencionar essa informação no e-mail.

Para tornar o texto mais fluido e conectar esse trecho com o restante da mensagem, lembre-se de mencionar que esses documentos são essenciais para que o leitor conheça melhor o seu trabalho.

“Segue em anexo o meu currículo e o meu portfólio, onde você poderá conhecer melhor o meu trabalho”.

Encerre o e-mail de forma profissional

Para encerrar o e-mail, mostre que você está disponível para agendar um bate-papo e agradeça a consideração do leitor.

Em seguida, assine o texto e compartilhe suas informações de contato, como telefone e link do seu perfil no LinkedIn.

Veja esse exemplo de como encerrar o e-mail da forma correta:

“Estou à disposição para marcar uma conversa sobre essa oportunidade e fornecer mais detalhes sobre minha trajetória profissional. Desde já, agradeço a atenção.

Atenciosamente,

João Silva

 

Dicas para enviar o currículo por e-mail corretamente

Para entender como enviar currículo por e-mail da forma certa, você também precisa conhecer algumas dicas para melhorar a escrita dessa mensagem.

Confira essas dicas de como melhorar o envio do currículo por e-mail:

    1. Escreva o assunto do e-mail com cuidado;
    2. Seja breve e objetivo;
    3. Formate o corpo do e-mail;
    4. Cuidado com a linguagem utilizada no texto;
    5. Não cometa esses erros.

Escreva o assunto do e-mail com cuidado

O assunto do e-mail é o primeiro texto com o qual o recrutador ou empregador tem contato. Por isso, ele deve ser utilizado como parte da sua estratégia para chamar a atenção do leitor.

Para atingir esse objetivo, não é necessário utilizar textos persuasivos. Aqui, menos é mais!

O ideal é ser objetivo e manter uma linguagem mais formal, já que essa simplicidade e objetividade facilita a identificação da sua mensagem na caixa de entrada do e-mail.

Portanto, não escreva um assunto longo e explicativo como “Publicitário em busca de oportunidade na Agência X”, por exemplo. Em vez disso, seja objetivo e escreva algo como “Currículo para vaga de social media”.

Vale lembrar que algumas empresas pedem especificamente para o candidato escrever um assunto específico no e-mail utilizado para enviar o currículo.

como enviar currículo por e-mail

Nesse caso, é fundamental utilizar o padrão pedido no escopo da vaga para passar pelo filtro de inteligência artificial no recrutamento e ter o seu currículo por e-mail direcionado adequadamente.

Seja breve e objetivo

Algumas pessoas podem se empolgar durante a escrita deste tipo de e-mail, especialmente o trecho no qual é necessário se apresentar. Mas isso é um erro. É importante lembrar que o empregador geralmente precisa analisar centenas de e-mails de candidatos.

Por isso, se o texto for muito longo, em vez de chamar sua atenção, poderá produzir o efeito contrário. Ou seja, é possível que sua mensagem não seja lida, e o currículo enviado por e-mail seja direcionado diretamente para lixeira.

Portanto, é importante escrever uma mensagem curta, apenas com informações necessárias e relevantes ao cargo, para te identificar e despertar o interesse do leitor.

Formate o corpo do e-mail

A formatação também é um aspecto que demonstra profissionalismo e cuidado. Por isso, a mensagem do e-mail também deve ser formatada para transmitir essas características.

O ideal é utilizar os mesmos princípios de formatação do texto do currículo, como utilizar fontes padrão, letras pretas, tamanho 11 e alinhamento justificado.

Em outras palavras, seja básico e não utilize a mensagem para tentar ser criativo. Esse não é o momento certo para isso.

Cuidado com a linguagem utilizada no texto

Ao escrever a mensagem, você tem duas opções: utilizar uma linguagem formal ou informal. A escolha entre essas opções depende da empresa e do cargo ao qual você quer se candidatar.

Se o seu objetivo é se candidatar a uma vaga de professor ou advogado, por exemplo, o texto do e-mail deve ser formal. Por outro lado, se você é um profissional criativo ou da área de tecnologia, ou a cultura da empresa é menos formal, talvez um texto também menos formal seja o ideal.

De qualquer forma, o importante é não exagerar. Em qualquer situação, um texto com uma linguagem muito formal e de difícil compreensão, ou um texto cheio de gírias, pode não ser bem-visto.

Na dúvida, prefira uma linguagem simples, formal e de fácil compreensão. Isso ajudará você ser notado por headhunters ou recrutadores.

Não cometa esses erros!

Por fim, certifique-se de não cometer os seguintes erros durante a escrita da mensagem do e-mail:

          • Errar o nome da empresa, da vaga ou do recrutador;
          • Enviar uma mensagem com erros gramaticais;
          • Fornecer informações muito pessoais ou irrelevantes;
          • Compartilhar informações falsas ou exageradas;
          • Fazer várias perguntas (o momento certo para isso é durante a última pergunta entrevista);
          • Utilizar o texto da carta de apresentação ou da carta de intenção como mensagem do e-mail;
          • Esquecer de anexar os documentos.

 

Agora, é só enviar!

Após entender como enviar currículo por e-mail corretamente, basta seguir as orientações deste artigo, escrever a mensagem para o recrutador e enviar o seu CV.

Lembre-se de que essa é apenas a primeira etapa do processo seletivo. Ou seja, não precisa se preocupar ou ficar ansioso para essa fase, que é bem simples.

Mas, se você se sente inseguro ou quer se preparar melhor para enfrentar esse processo, considere fazer uma mentoria com acompanhamento personalizado. Assim, você aumenta suas chances de contratação!

Procurando apoio dos melhores especialistas em recrutamento e seleção? Converse com a equipe da Sim Carreira e veja como podemos te ajudar!

como enviar currículo por e-mail

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.