Ao traçar seus objetivos, você pensou em utilizar a meta SMART para auxiliar nesse processo?
Se você não sabe o que é SMART ou a melhor forma de definir suas metas, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas querem ser protagonistas da própria carreira, porém não sabem por onde começar e acabam interrompendo a trajetória e desistindo assim que o primeiro obstáculo aparece.
É por isso que o planejamento de metas SMART foi criado: para facilitar a definição de objetivos de forma apropriada, de forma que pessoas e empresas tenham um norte tangível e ações concretas que direcionem suas ações para aquilo que buscam.
Neste artigo, vamos conhecer o que significa, sua importância e exemplos de como criar uma meta SMART, focada no seu sucesso. Confira!
O que é a meta SMART?
Em inglês, o termo “smart” significa “inteligente”, mas, quando falamos de metas, SMART é um acrônimo das seguintes palavras em inglês:
S: specific (específicas);
M: measurable (mensuráveis);
A: attainable (atingíveis);
R: relevant (relevantes);
T: time based (temporais).
A sigla foi criada para simplificar a visualização do processo de criação de metas e, com isso, sua aplicação. Trata-se de etapas a serem seguidas para que um objetivo seja alcançado de forma estruturada e mensurada.
A ideia é atribuída a George Doran, então executivo da Washington Water Power, que em 1981 apresentou no artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”, que, em tradução livre para o português diz “Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração”.
Inicialmente, o conceito de metas SMART foi pensado para o estabelecimento de metas em empresas. Mas, a partir dos estudos e sua aplicabilidade, também foi possível utilizar a ferramenta em âmbito pessoal. Afinal, assim como as organizações, as pessoas têm objetivos e desejam alcançá-los de forma eficiente.
Então, quanto mais definida de acordo com a técnica SMART, mais eficaz a meta se torna.
Para que serve a meta SMART e qual a sua importância?
A meta SMART serve para aproximar a concretização dos objetivos, sejam eles individuais, coletivos ou de uma organização como um todo. Pois, muitas vezes, a falta de objetividade é capaz de tornar qualquer passo distante da realidade.
É importante ressaltar que sonhos, objetivos e metas são coisas diferentes, como destacamos a seguir:
-
- sonhos são desejos, que nem sempre são possíveis ou reais;
- objetivos são os sonhos transformados em algo possível, ou seja, são as formas que podemos concretizar para transformar o sonho em uma possibilidade.
- metas são pequenas partes do objetivo, o passo a passo que devemos percorrer que nos levam mais próximo ao objetivo e ao propósito final.
Tão importante quanto ter uma meta é que defini-la com precisão para sejamos impulsionados na direção certa de nosso objetivo. Afinal, se você não sabe o que quer, qualquer coisa serve, e, se você sabe o que quer, metas ajudam você a trilhar esse caminho.
Como realizar o planejamento de meta SMART?
As próprias letras da meta SMART ajudam você a definir as suas metas. Não será necessário nenhum aplicativo ou ferramenta tecnológica para iniciar o processo, mas somente papel, caneta e uma folha ou bloco de notas de seu smartphone ou computador, e um bom entendimento de como aplicar essa metodologia.
Agora, vamos entender como utilizar a meta SMART para você conseguir definir melhor as suas metas e chegar aos seus objetivos. Vamos lá?
S: specific (específica)
Uma meta deve ser específica, direta e objetiva. No final de ano, muitas pessoas criam resoluções, como, por exemplo: “Esse ano eu vou cuidar mais da minha saúde”. Na realidade, isso é um objetivo e algumas questões são essenciais para especificar esse objetivo e transformá-lo em uma meta:
-
-
-
-
- Como farei para alcançá-lo?
- Quais são as opções que tenho e qual melhor se encaixa com meu estilo de vida?
-
-
-
Ao responder essas questões, você será capaz de especificar esse objetivo:
-
-
-
-
- “No próximo semestre vou para a academia”.
-
-
-
Dessa forma, o objetivo de cuidar da saúde começou a ficar mais específico com a meta de ir para a academia.
M: measurable (mensurável)
Mensurável é tudo aquilo que pode ser medido e, consequentemente, avaliado e gerido. Se a meta não pode ser avaliada, fica difícil identificar se houve sucesso ou fracasso, e se você está perto, ou não, de alcançá-la.
Parece complicado, mas ficará fácil compreendê-la se pensarmos em indicadores. Ainda utilizando o exemplo da academia, mensurar essas metas incluiria a definição de, por exemplo:
-
-
-
-
- Qual é o meu peso ideal?
- Quantas vezes por semana vou para academia?
-
-
-
A partir desses questionamentos e definições, será possível acompanhar o seu desempenho e performance quanto ao objetivo.
-
-
-
-
- “Eu vou na academia 3x por semana por pelo menos 45min com o intuito de pesar X kg, peso considerado saudável para minha idade e altura.”
-
-
-
Dessa forma, será possível analisar se a meta está sendo cumprida conforme o planejado.
A: attainable (atingível)
Como vimos anteriormente, nem sempre os sonhos são realistas. Mas, para que eles se tornem possíveis, é importante quebrá-los em pequenas partes e traçar estratégias para alcançar uma a uma sem perder a motivação.
Por isso, os objetivos precisam ser atingíveis e realistas. Vamos continuar utilizando o mesmo exemplo da academia:
-
-
-
-
- Se não existe academia perto de você, como você poderia estabelecer uma meta de ir à academia?
- Caso exista uma academia perto de você, terá disponibilidade em sua agenda e orçamento para tal?
- Você definiu como objetivo o peso X, porém, esse peso era o ideal em sua juventude, quando ainda tinha uma estatura menor e metabolismo mais acelerado, por exemplo. É realista ter esse número X como objetivo?
-
-
-
Pode parecer irrelevante inicialmente, mas essas questões fazem muita diferença no estabelecimento da sua meta, afinal se não for realista ou atingível, volta a ser apenas um sonho intangível.
R: relevant (relevante)
Qualquer meta só é pertinente se ela for relevante e levar você mais próximo do seu objetivo.
Se, ao dizer que “esse ano eu vou cuidar mais da minha saúde”, você estava preocupado com queda de cabelo, todas as definições estabelecidas até o momento de ir para a academia talvez não sejam capazes de te levar mais perto do seu objetivo real. Então, sempre se pregunte:
-
-
-
-
- A meta que está colocando faz sentido e te aproxima do seu objetivo?
- O seu objetivo e meta fazem sentido e possuem sinergia?
-
-
-
A princípio, ir para a academia pode ajudar a melhorar a sua saúde, se o seu objetivo de melhorar a saúde estiver conectado com a perda de peso, fortalecimento físico, a meta de ira à academia seria relevante. Porém, se o seu objetivo de melhorar a saúde estiver relacionado à queda de cabelo, talvez sua meta não devesse envolver uma academia, mas uma dieta específica ou o acompanhamento médico, por exemplo.
T: time-bound (temporal)
Por último, mas não menos importante, esse critério detalha o prazo em que a meta deve ser concluída. Para definir o tempo, também é importante verificar a sua realidade, recursos, esforços necessários e quando seria conveniente (ou essencial) atingir o resultado.
Sem isso, fica difícil priorizar e a sensação é de que sua meta nunca será cumprida. Portanto, defina um prazo realista para cada meta e para o objetivo final.
-
-
-
-
- “Eu vou na academia 3 vezes por semana com o intuito de perder X kg por mês e passar a pesar X kg até o dia DD/MM/AAAA”.
-
-
-
É importante avaliar a urgência e a importância na hora de acertar a meta temporal sem muitos espaços para desvios, e nunca deixe de verificar se está no ritmo certo.
Também é possível fazer um conjunto de metas SMART para te levar ao mesmo objetivo. Além da academia, talvez queira fazer uma meta de alimentação saudável, por exemplo.
Caso algo aconteça, redefina o tempo até alcançar a meta, mas não desista!
As metas não são feitas para serem “fáceis”, mas para que, aos poucos, você enxergue uma evolução na direção que deseja até atingir o seu objetivo.
Conclusão
O planejamento de meta SMART nos mostra o quanto somos capazes de alcançar o que quisermos, basta darmos aos nossos objetivos a importância que eles merecem, sejam estes objetivos pessoais ou profissionais.
Caso precise de ajuda com o direcionamento de sua carreira, entre em contato com a Sim Carreira. Nosso time de vai lhe ajudar de forma personalizada no alcance dos seus objetivos e das suas metas profissionais.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado