O primeiro passo para criar uma empresa de sucesso é descobrir tudo o que você precisa saber sobre cultura organizacional.
Afinal, ela orienta tanto suas orientações e estratégias quanto o comportamento dos funcionários e a sua interação com clientes e parceiros.
Inclusive, um aspecto importante na avaliação dos candidatos ao realizar uma recolocação profissional e transição de carreira é justamente a cultura da empresa na hora de fazer a sua escolha de mudança de emprego.
Caso essa cultura não esteja clara ou bem definida, a empresa coloca em risco seu crescimento e a chance de ganhar relevância e espaço no mercado.
Por esse motivo, quem quer criar um negócio sustentável precisa entender o que é e como construir uma cultura forte.
Para te ajudar nessa tarefa, neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
Continue a leitura!
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional se refere ao conjunto de hábitos, crenças, normas, valores e atitudes que conduzem uma empresa e que é compartilhada por todos os seus integrantes.
Também conhecida como cultura empresarial ou cultura corporativa, esse conceito impacta nas práticas, políticas e comportamentos de toda a organização.
Por exemplo, na interação com parceiros, na definição do modelo de remuneração, benefícios dos funcionários, na gestão da liderança, entre outros aspectos.
Em outras palavras, a cultura organizacional orienta todas as ações e decisões da empresa, desde o planejamento, missão e objetivos, até a estrutura e o gerenciamento de pessoas e atividades.
Por que a cultura organizacional é importante?
A cultura organizacional garante que as decisões, estratégias e ações da empresa permaneçam alinhadas e coerentes. Assim, todos os integrantes e setores do negócio vão agir de forma semelhante, refletindo as expectativas, a imagem e os objetivos da organização.
Ou seja, a cultura empresarial uniformiza e torna mais coeso todos os aspectos do negócio, facilitando a tomada de decisão e a comunicação, bem como seu crescimento. Isso impacta diretamente na forma como clientes, parceiros e funcionários enxergam a empresa.
Por esse motivo, quando a organização consegue construir uma cultura sólida e consistente, ela tem mais facilidade para atrair e reter talentos, criar um time eficaz, manter um bom nível de produtividade, aumentar a satisfação dos clientes, tornar os processos mais ágeis, entre outros benefícios, além de melhorar os resultados da empresa.
Quais são os elementos básicos que compõem a cultura organizacional?
A cultura organizacional é composta por diferentes elementos que, juntos, moldam a identidade, os valores e as práticas da empresa.
Esses componentes interagem e se reforçam, influenciando no comportamento e nas ações de toda a organização, inclusive de seus funcionários.
Embora a cultura em si possa variar significativamente de uma organização para outra, é possível identificar elementos básicos comuns à todas as empresas. Como por exemplo, possuir uma missão e visão organizacional.
A seguir, conheça elementos que compõe a cultura de uma empresa:
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- Valores: representam o que a empresa considera importante e definem a base ética e moral da cultura;
- Crenças: são as convicções compartilhadas pelos membros da organização que moldam a mentalidade coletiva;
- Ritual e cerimônia: são eventos simbólicos que reforçam a cultura, como festas, premiações, reuniões e qualquer outra atividade que contribua para a construção de um senso de identidade e coesão;
- Artefatos: tudo que pode sinalizar de forma visual ou auditiva os valores e a identidade da organização. Por exemplo, logotipo da empresa, uniformes, estrutura de escritórios, produtos, serviços, entre outros;
- Pressuposições básicas: se refere às percepções, crenças inconscientes e sentimentos que, embora não sejam formalizados, orientam os integrantes da empresa.
Conheça os diferentes tipos de cultura organizacional
Descobrir tudo o que você precisa saber sobre cultura organizacional também exige que você conheça seus tipos. Segundo o irlandês Charles Handy, existem quatro modelos de comportamentos que as empresas podem seguir:
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- Cultura do poder;
- Cultora de papéis;
- Cultura de tarefas;
- Cultura de pessoas.
Conheça a seguir, cada um dos 4 tipos de cultura organizacional.
4 tipos de cultura organizacional
Cultura do poder
A cultura do poder se refere ao tipo de cultura no qual o poder permanece centralizado. Isso significa que a empresa utiliza uma estrutura de hierarquia, já que quanto mais alto o cargo, maior seu poder de decisão e influência nas decisões do negócio.
Cultura de papéis
No caso da cultura de papéis, cada funcionário tem um papel bem definido, realizando apenas atividades determinadas para o cargo.
Embora o colaborador tenha mais autonomia na cultura de papéis, ele pode se tornar mais acomodado. A empresa pode ter dificuldade para se adaptar a imprevistos já que o profissional está mais engessado a descrição de suas atividades.
Cultura de tarefas
Na cultura de tarefas, o foco da empresa está nos projetos. Por isso, os funcionários são mais desafiados e têm mais liberdade e autonomia para resolver problemas e propor soluções. Geralmente, isso contribui para que os colaboradores se sintam valorizados e motivados.
Cultura de pessoas
Nesse caso, a empresa coloca o funcionário no centro dos seus processos. Não importa seu cargo ou posição na empresa, todo o colaborador é ouvido e respeitado. Além disso, ele é incentivado a crescer dentro da empresa com uma trilha de carreira e fora da empresa com educação continuada.
Como resultado, o funcionário se sente mais valorizado, contribuindo para a retenção de talentos e produtividade do negócio.
Quais as características de uma cultura organizacional forte?
Empresas com cultura forte têm seus valores, crenças e normas bem definidos. Além disso, existe um esforço para que eles sejam integrados e compartilhados de forma constante por todos os colaboradores.
Isso se reflete nos resultados, na comunicação corporativa e na relevância da empresa.
Quais os sinais de uma cultura organizacional fraca?
Empresas com culturas fracas não têm clareza quanto a seus valores, crenças e normas, já que esses aspectos não foram bem definidos. Além disso, elas têm problemas para se adaptar, crescer e se manter relevantes.
Algumas também podem estimular comportamentos e ações negativas, desenvolvendo uma cultura tóxica que prejudica todos os aspectos do negócio.
Confira a seguir, alguns subtipos de culturas organizacionais consideradas fracas.
Tipos de culturas organizacionais fracas
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- Cultura reacionária: característico de empresas pouco flexíveis que rejeitam mudanças e transformações no ambiente corporativo;
- Cultura de clube: comum em empresas em que o líder e as pessoas que o cercam têm muita influência, resultando em bajulação ou favorecimento;
- Cultura da ausência: característico de empresas que não se preocupam ou são muito tolerantes com o absenteísmo, criando a impressão de que as faltas são aceitáveis;
- Cultura da zona de conforto: comum em empresas que não se importam em assumir riscos e desafios, resultando em dificuldade de crescimento e perda de relevância no mercado.
- Cultura formalista: característico de empresas muito burocráticas, cujos processos são lentos e demorados. Geralmente, organizações de grande porte desenvolvem esse problema de forma inconsciente, já que as decisões costumam envolver muitas pessoas e setores.
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Como construir uma cultura organizacional?
Descobrir tudo o que você precisa saber sobre cultura organizacional também exige que você aprenda a construi-la.
Para criar uma cultura sólida, é necessário investir em um processo contínuo, que envolve diversas etapas e requer o envolvimento de todos os integrantes da empresa.
8 passos para construir uma cultura organizacional na empresa
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- Defina os valores e a missão do negócio
- Crie regras, normas e processos
- Invista na comunicação interna
- Invista na transparência
- Cuide da liderança
- Avalie e ajuste a cultura
- Fortaleça a cultura organizacional continuamente
- Contrate funcionários com base na cultura
A seguir, falamos um pouco mais sobre essas etapas na construção de uma cultura organizacional sólida.
1- Defina os valores e a missão do negócio
Comece definindo os valores fundamentais, a missão e a visão da empresa. Para isso, você pode refletir sobre o propósito da organização, o impacto que ela deseja causar, seus objetivos, seus princípios, entre outros fatores.
Lembre-se de que essas informações devem orientar as decisões e o comportamento de todos os integrantes da empresa. Assim como a sua estrutura e planejamento organizacional e estratégico.
2- Crie regras, normas e processos
O próximo passo é utilizar os valores, a missão e a visão da empresa como base para definir regras, normas e processos internos.
Ou seja, a organização deve elaborar sua política interna e definir questões como modelo de jornada de trabalho, dress code, plano de carreira, plano de remuneração e benefícios, burocracias, entre outros exemplos.
3- Invista na comunicação interna
Não adianta definir valores e estruturar regras se essas informações não forem compartilhadas com os funcionários. Afinal, eles também precisam conhecer a cultura da empresa para adotá-la no seu dia a dia.
Por isso, é fundamental transmitir consistentemente essas informações por meio de comunicações internas, reuniões, treinamentos e outros canais de comunicação. Assim, é possível garantir que todos os membros da equipe entendam e estejam alinhados com esses princípios.
4- Invista na transparência
A forma como a empresa se comunica e o nível de transparência de informações são determinantes na construção de uma cultura forte. Por esse motivo, é importante criar um ambiente de trabalho que promova a colaboração e o compartilhamento.
Para isso, é importante definir canais de comunicação eficazes, incentivar a participação dos colaboradores em projetos e divulgar planos e resultados com o time.
5- Cuide da liderança
Os líderes devem agir de acordo com os valores da empresa, serem modelos a serem seguidos e promover comportamentos positivos. Ou seja, eles são decisivos na consolidação e divulgação da cultura organizacional.
Por isso, é importante promover treinamentos, encontros, entre outras estratégias, para alinhar a postura dos líderes e gestores com a cultura da empresa.
6- Avalie e ajuste a cultura
Construir uma cultura organizacional sólida requer tempo e esforço contínuo. Afinal, esse é um processo iterativo que deve evoluir e se adaptar às necessidades e desafios da organização ao longo do tempo. Por isso, é fundamental avaliar a cultura constantemente.
Dessa forma, é possível identificar os pontos fortes e áreas que precisam de melhorias ou mudanças. Com base nessas informações, a empresa pode fazer os ajustes necessários para melhorar a cultura e o desempenho da organização.
7- Fortaleça a cultura organizacional continuamente
Além de avaliar e ajustar a cultura, é fundamental adotar estratégias para fortalecê-la ao longo do tempo. Para isso, é importante investir no mapeamento contínuo dos valores, comportamentos e crenças comuns no ambiente de trabalho.
Inclusive, o trabalho remoto e o crescimento das empresas levando a contratações não assertivas, são desafios de manter uma cultura organizacional forte.
Ao monitorar constantemente a cultura organizacional, fica mais fácil identificar e corrigir lacunas, bem como implementar melhorias. Incentivar os feedbacks e fazer pesquisas internas podem ajudar nessa atividade.
Outra forma de fortalecer a cultura é promover treinamentos contínuos, eventos e festas corporativas que ajudem a alinhar as equipes e torná-las mais coesas.
8- Contrate funcionários com base na cultura
Ao contratar novos funcionários, leve em consideração não apenas suas habilidades técnicas, mas também se eles se encaixam na cultura do negócio.
Ou seja, procure pessoas que compartilhem os mesmos valores e demonstrem comportamentos coerentes com a cultura desejada. Assim, eles vão se adaptar com mais facilidade à rotina da empresa.
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